Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/04/2009 - 10:24

Operadoras de mercados emergentes podem aumentar receita com a expansão de serviços SMS

Acision aponta o alto custo do envio como principal obstáculo para a popularização das mensagens de texto.

São Paulo – Os serviços de voz continuam sendo a principal fonte de receita das operadoras de telefonia móvel, mas as mensagens de texto (SMS) tendem a ampliar significativamente o seu espaço, em especial nos mercados emergentes. A previsão é da Acision, líder mundial em serviços de mensagens, ao observar que essa ferramenta ainda é pouco utilizada em países da Ásia Pacífico -- e mesmo no Brasil.

Nessas regiões, o custo do SMS é alto, o que acaba impedindo a utilização mais intensa dessa ferramenta da telefonia móvel. “As operadoras não se deram conta de que há uma relação entre preço e uso”, observa Pierrete de Leeuw, gerente de marketing de produtos para mercados emergentes da Acision. Com a redução dos custos de SMS, as operadoras poderão oferecer novas aplicações para o serviço, aumentando sua receita. Nas Filipinas, por exemplo, país responsável pelo maior índice de utilização de mensagens de texto no mundo, pacotes econômicos e bônus levaram à popularização do serviço. Na Indonésia, onde o serviço também é bastante disseminado, já existem serviços via SMS por US$ 0,0001.

De acordo com um relatório recente da GSM Association, um aumento de 10% na penetração de serviços de telefonia móvel resulta em um crescimento de 1,2% na economia. "Nos mercados emergentes, os serviços de mensagens exercerão um papel fundamental nesse sentido", diz Aram Krol, diretor da área de marketing de produtos para Serviços de Mensagens da Acision.

Mercado em crescimento - O ano de 2009 começou com cerca de 4 bilhões de assinaturas ativas de telefonia móvel no mundo, o que representa uma penetração de 61%. Foi um salto expressivo em relação à taxa de penetração de celulares no mundo registrada em 2000: apenas 12%. Alguns países são os principais responsáveis por esse aumento tão significativo. A China, por exemplo, ganhou mais de 53 milhões de assinantes apenas no primeiro semestre de 2008. No mesmo período, a Índia registrou 50 milhões de novos usuários de serviços móveis. Segundo a consultoria Informa Principal, até o fim de 2010, a Índia terá 500 milhões de usuários de celulares (no início de 2008, eram 250 milhões). "Foram necessários 13 anos para a Índia chegar a 250 milhões de assinaturas de telefonia móvel, mas, segundo as projeções, mais 250 milhões de assinantes serão adicionados a essa leva em apenas 30 meses ", comenta Nick Jotischky, analista do instituto.

A África, por outro lado, é a região com a maior taxa de crescimento anual de assinantes de telefonia móvel. No início de 2008, o continente registrou mais de 250 milhões de novos assinantes de telefonia móvel. "Na África Subsaariana, o que se gasta com telefonia móvel chega a até 4% da renda", afirma Leeuw. Mas, apesar do crescimento expressivo dos serviços de mensagens, ainda há um grande potencial a ser explorado. "Nesses países emergentes, os assinantes enviam menos de um SMS por dia. Na Nigéria, por exemplo, a média diária é de 0,3 SMS por assinante. É muito pouco, se comparado à média das Filipinas, de 30 SMS por dia", diz Leeuw.

Perfil da Acision - A Acision é a empresa líder mundial em serviços de mensagens e proporciona soluções de comunicação para mais de 300 operadoras de rede e provedores de serviços. Com mais de 50% do tráfego global de mensagens de texto e multimídia geradas por suas plataformas, os serviços móveis de dados oferecidos pela Acision incluem mensagens de texto, mensagens multimídia, internet móvel, marketing no celular, voicemail e videomail. Os sistemas de pagamento da Acision já processaram mais de US$100 bilhões, proporcionando tarifação sofisticada e em tempo real, que remove as fronteiras entre assinaturas pré e pós-pagas. Com experiência global de mercado, a Acision tem uma compreensão detalhada do que é necessário para oferecer serviços inovadores e que sejam plenamente adotados pelo mercado.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira