Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/04/2009 - 10:25

Intel Developer Forum: Aniversário de 1 ano do Processador Intel Atom™ traz novos chips e demonstração de dispositivo da próxima geração

Executivos da Intel compartilham visão e atualizações no evento tecnológico de Pequim.

Pequim - Comemorando o primeiro aniversário do lançamento da super popular família do processador Intel® Atom™ pela Intel Corporation, Anand Chandrasekher, vice-presidente sênior e gerente geral do Grupo de Ultra Mobilidade da Intel, apresentou dois novos processadores para Dispositivos Móveis para a Internet (MIDs) e inúmeros outros marcos durante seu discurso de hoje no Intel Developer Forum em Pequim.

Chandrasekher foi acompanhado no palco por dois outros executivos da Intel, Craig Barrett e Pat Gelsinger, que discursaram a respeito das direções da Intel para o próximo ano e futuro. O evento, realizado no Hotel Renaissance Beijing Capital, foi direcionado ao mercado chinês em suporte a inovação local e a liderança da indústria que a Intel possui na região.

Discurso sobre mobilidade - Durante seu discurso intitulado “A Mobilidade é a próxima onda de crescimento”, Chandrasekher fez a primeira demonstração ao vivo da próxima geração da plataforma MID baseada no Atom da Intel, codinome “Moorestown”. Chandrasekher forneceu informações sobre a inovação da plataforma de baixo consumo ao demonstrar uma redução no consumo em estado inativo da atual plataforma baseada no Atom superior a dez vezes em uma comparação direta. Essa redução dramática foi possível por meio de uma combinação de novas técnicas de gerenciamento de consumo, de uma nova partição otimizada para segmentos MID e do processo de manufatura Hi-k de 45 nm da Intel.

Prevista para 2010, a plataforma Moorestown é formada por um System on Chip (codinome “Lincroft”) que integra um núcleo de processamento de 45nm Intel® Atom, gráficos, vídeo e controlador de memória e um hub de entrada/saída (I/O) (codinome “Langwell”). A plataforma será acompanhada de uma nova versão do software Moblin, otimizada para habilitar capacidades para experiências online ricas, interativas, e semelhantes a do PC, juntamente com capacidades de voz.

A Intel também apresentou dois novos processadores Atom para MIDs: o Z550 e o Z515. O Z550 amplia o desempenho da linha de produtos MID para 2GHz com suporte para a tecnologia Intel Hyperthreading, estabelecendo um novo padrão para o processador de melhor desempenho com consumo inferior a 3 watts. O Z515 incorpora a nova Intel® Burst Performance Technology (Intel BPT), que possibilita que o processador rode a até 1.2GHz quando tal desempenho for necessitado pelos atuais MIDs, que estão cada vez menores e mais finos.

Esses novos processadores Atom ampliam ainda mais as opções para os clientes ao oferecer a melhor experiência na Internet em MIDs de bolso. Chandrasekher também anunciou inúmeros novos designs MID para o mercado da China.

Discutindo os notebooks baseados no Intel Centrino 2, Chandrasekher salientou que outros OEMs estão escolhendo incluir os novos processadores de voltagem ultra baixa da Intel para a fabricação de notebooks super finos, com espessura de menos de 1 polegada. Ao mesmo tempo em que ficam mais finos e leves, esses notebooks ainda oferecem o ótimo desempenho e duração da bateria que os consumidores aprenderam a esperar. Chandrasekher descreveu também a próxima geração de processadores para notebooks baseados na arquitetura Nehalem, que estarão disponíveis no segundo semestre desse ano na plataforma “Calpella”. Esses processadores serão mais poderosos que seus antecessores ao incluir tecnologias como a Intel Hyper-Threading Technology e a Intel Turbo Boost Technology.

Discurso Corporativo - Durante seu discurso intitulado “IA: O Investimento na Arquitetura Inteligente”, Pat Gelsinger, vice-presidente sênior e gerente geral do Grupo Digital Enterprise da Intel, abordou as mais recentes linhas de produtos client, servidores e embarcados e atualizou os desenvolvedores sobre as últimas ferramentas para programação disponíveis para a arquitetura Larrabee.

O plano completo para os futuros produtos da Arquitetura Intel também foi revelado. Gelsinger disse que a micro-arquitetura “Nehalem” recebeu aprovação mundial com o lançamento do processador Core® i7 em 2008 e com o recente lançamento do Xeon série 5500 baseado no Nehalem. O Xeon série 5500 combina a principal micro-arquitetura de processador do mundo com um novo subsistema de memória e I/O, Interconectores QuickPath e a Intellident Power Technology para controlar o consumo de energia.

Gelsinger disse que a Intel e a indústria agora buscam adotar mais versões comerciais de desktops e notebooks com a micro-arquitetura Nehalem, incluindo as versões manufaturadas em 32nm com gráficos no processador, bem como processadores para servidores Nehalem EX com múltiplos soquetes, todos começando a serem produzidos no segundo semestre de 2009. O futuro processador Nehalem-EX oferecerá oito núcleos para o mercado de “servidores inteligentes” multiprocessador.

Para os computadores embarcados, Gelsinger discutiu as recém anunciadas soluções do processador Atom com temperatura industrial para aplicativos como automação industrial e infotretenimento em veículos. Ele também revelou, em primeira mão, o processador baseado no Nehalem-EP (codinome “Jasper Forest”) que foi especificamente projetado para oferecer uma maior densidade computacional e a integração necessária para aplicativos embarcados e para o armazenamento.

Gelsinger também abordou a Larrabee, que é a primeira arquitetura multicore da Intel projetada para aplicativos pesados como características como tubos gráficos programáveis, que oferecem mais liberdade aos programadores. O executivo da Intel discutiu a disponibilidade do C++ Larrabee Prorotype Library e futuras soluções para programação paralela baseadas na tecnologia “Ct”. Os primeiros produtos Larrabee com gráficos discretos estão previstos para o final de 2009 ou começo de 2010.

Discurso sobre visão e liderança - Durante o discurso de abertura do evento, o Chairman da Intel Craig Barrett descreveu como a tecnologia é uma ferramenta para melhorar a educação, a saúde, o desenvolvimento econômico e o meio ambiente. Ele desafiou a comunidade de desenvolvedores a usar a sua experiência coletiva em tecnologia para desenvolver soluções que enfrentem esses desafios.

“Nada supera o investimento em boas pessoas e boas idéias”, declarou Barrett, cujas conclusões são baseadas em observações realizadas durante suas viagens a mais de 30 países todos os anos. “A colaboração público-privada é fundamental para o surgimento de soluções que confrontem os desafios globais”.

Barrett anunciou que a Intel escolheu os quatro vencedores do Desafio INSPIRE-EMPOWER que ele lançou em agosto do ano passado. Os vencedores receberão USD 100.000 cada, para ajudar a financiar as suas soluções inovadoras que apliquem a tecnologia para atender as necessidades ainda não supridas relacionadas a educação, saúde, desenvolvimento econômico e meio ambiente.

Os vencedores do Desafio INPIRE-EMPOWER são: Bibek Chapagain da Winrock International em Kathmandu, Nepal; Daniel Fletcher da Universidade da Califórnia, Berkeley; Eric Morrow da Maendeleo Foundation em Kampala, Uganda; e Michael Potts da Catholic Relief Services em Nairobi, Quênia.

Intel Developer Forum - O IDF abrange os mundos de mobilidade, digital enterprise, lar digital, tecnologia e pesquisa. O IDF de Pequim, como anunciado em dezembro, foi reduzido para um evento de dois dias devido as atuais circunstâncias econômicas e as pressões empresariais que a indústria está enfrentando em todo o mundo. O próximo evento na agenda do IDF terá três dias de duração e será realizado em San Francisco entre os dias 22 e 24 de setembro no Moscone Center West. | http://developer.intel.com/idf.

A Intel (Nasdaq: INTC), líder mundial de inovações em silício, desenvolve tecnologias, produtos e iniciativas para melhorar continuamente a forma como as pessoas trabalham e vivem.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira