Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/04/2009 - 10:31

Aliança Interage e Instituto C&A falam sobre sustentabilidade no Global Forum Nordeste

Evento ocorre em 15 de abril, em João Pessoa (PB). A gerente do Programa de Desenvolvimento Institucional e Comunitário do Instituto C&A participará do lançamento do portal Mobilizar.

Discutir sustentabilidade e apresentar ferramentas úteis à mobilização de recursos para organizações sociais. Com essa proposta, a Aliança Interage e o Instituto C&A participam do Global Forum Nordeste, uma rede de conversação por toda a América, para inovação na educação e nos negócios para a sustentabilidade. O secretário executivo da Aliança Interage, Rubén Pecchio, e a gerente do Programa de Desenvolvimento Institucional e Comunitário do Instituto C&A, Janaína Jatobá, irão lançar o livro Mobilizar e a plataforma virtual sobre mobilização de recursos para Organizações da Sociedade Civil: o Portal Mobilizar, no dia 15 (quarta-feira) , às 14h, no Espaço Ciência, em João Pessoa (PB).

Por meio do Programa Desenvolvimento Institucional, o Instituto C&A apoia o lançamento do portal e da publicação com o objetivo de auxiliar no fortalecimento das organizações sociais do Nordeste, assim como sua interlocução com a iniciativa privada e segmentos do setor público.

O livro Mobilizar traz uma análise das duas edições do Programa Mobilizar, desenvolvido pela Aliança Interage, destinado a qualificar Organizações Não-Governamentais da região Nordeste, no desenvolvimento de suas estratégias de sustentabilidade e construção da sua base social de apoio local. A publicação também traz um caderno de artigos sobre Comunicação, Governança e Planejamento para Mobilização de Recursos, Gestão e Instrumentos de Controle. Os textos trazem a reflexão de idéias que buscam contribuir para o fortalecimento das organizações.

O Portal Mobilizar dá acesso a informações sobre cursos, oficinas, editais, prêmios, concursos para acesso a recursos, publicações, sistematizações e outras fontes de conhecimento para o fortalecimento das organizações. Seus participantes são aptos a criar, ler e comentar notícias, formar parte de comunidades relacionadas com tema; conhecer projetos sociais desenvolvidos por ONGs e principalmente discutir sobre Mobilização de Recursos com organizações parceiras, profissionais especialistas sobre essa temática e com representantes de outros setores. O acesso é gratuito e para fazê-lo o internauta deve preencher um cadastro através do endereço eletrônico: http://portalmobilizar.cesar.org.br.

O evento irá reunir empresas, poder público e acadêmicos com a meta de compartilhar os mais recentes estudos científicos e conhecimentos empresariais sobre o desenvolvimento sustentável e as decorrentes exigências de educação frente às mudanças e ao desenvolvimento. Busca-se também fortalecer as relações entre a sociedade, governo, mundo acadêmico e empresarial, a partir da construção de um repertório comum sobre educação em sustentabilidade; como também identificar as boas práticas, idéias e “insights” para geração de propostas.

Esta é uma realização da Federação das Indústrias da Paraíba em parceria com todas as Federações das Indústrias dos estados do Nordeste. A iniciativa é da UCIP – Universidade Corporativa das Indústrias da Paraíba e UFPB – Universidade Federal da Paraíba, com patrocínio do SESI Nacional.

A primeira edição do Global Forum aconteceu em 2006, na Case Western Reserve University (EUA). Esse é um movimento espontâneo de organização da sociedade na busca de ações inovadoras para uma sociedade sustentável. Foi concebido no ano 2000, a partir do Global Compact, iniciativa da ONU que reúne empresas e instituições de ensino pela sustentabilidade.

Global Fórum Nordeste “ Lançamento do livro Mobilizar e do Portal Mobilizar”, dia 15 de abril (quarta-feira), às 14h, Estação Ciência, Cultura e Artes Cabo Branco, localizada na Av. Panorâmica, Altiplano, em João Pessoa, Paraíba.Telefone: (83) 2101.5406 / 3182 | site: www.globalforum.com.b e-mail: [email protected]

Perfil do Instituto C&A - O Instituto C&A, criado em 1991, concebe, planeja, gerencia e executa a política de investimento social da empresa. Sua missão é promover educação de crianças e adolescentes das comunidades onde a C&A está presente, por meio de apoio técnico e financeiro, de alianças e do fortalecimento de organizações sociais. Atualmente, o trabalho do Instituto abrange organizações sociais que atuam em 62 cidades.

O Instituto C&A organiza suas atividades e programas em torno de três áreas: Educação, Arte e Cultura, Desenvolvimento Institucional e Comunitário Voluntariado Empresarial. Os programas desenvolvidos são: Prazer em Ler, Educação Integral, Educação Infantil, Redes e Alianças, Desenvolvimento Institucional e Voluntariado.

Os objetivos estratégicos que servem de base para a criação e desenvolvimento de seus programas e ações são: desenvolver competências organizacionais a fim de manter sua sustentabilidade; aumentar a eficiência e eficácia de seus processos de gestão; produzir conhecimento em educação e gestão institucional; desenvolver as organizações sociais e suas lideranças; contribuir para a realização das políticas públicas em educação; aumentar a eficiência e eficácia na aplicação dos recursos; assegurar oportunidades de participação social qualificada aos funcionários da C&A; e fortalecer as organizações sociais na sua relação com a escola e a família.

Desde sua fundação, o Instituto C&A já investiu mais de US$ 64 milhões em 1,420 mil projetos sociais em todo o Brasil, envolvendo cerca de 1 milhão de pessoas, entre crianças, adolescentes, educadores e agentes de investimento social.

Perfil da Aliança Interage - A Aliança Interage é um coletivo institucional, criado em 1999, que reúne organizações de cooperação internacional, fundações e institutos privados com a missão de criar condições para o fortalecimento institucional do tecido social do nordeste brasileiro, visando ao desenvolvimento de políticas e ações sustentáveis na região. Proporciona ações relacionadas aos eixos estratégicos: Fortalecimento Institucional (Programa Mobilizar) e Relacionamento Intersetorial (Programa Parcerias) e Disseminação de Conhecimento apoiando Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e estimulando parcerias entre OSCs, empresas e governos. O trabalho da Interage abrange temas como mobilização de recursos, responsabilidade social empresarial, investimento social privado e acesso a fundos públicos. Atualmente, a Aliança é constituída pela Fundação Avina, Instituto C&A, Instituto Arcor Brasil, Serviço Internacional Brasil, Plan International e Save the Children UK.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira