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28/03/2007 - 11:32

Indústria vidreira apresentou crescimento de 4,4% em relação ao ano anterior

A Abividro - Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas do Vidro, apresenta relatório do setor vidreiro em 2006, ano que foi dominado por discussões em torno da questão da crise energética.

O setor faturou em 2006 $3,981 bilhões, o que representa um aumento de 4,4% em relação ao registrado no ano anterior.

A capacidade instalada total dos quatro segmentos que compõem o setor - embalagens, vidros técnicos, vidros planos e utilidades domésticas - permaneceu praticamente inalterada no período, em 3.090 toneladas/ano.

O número de empregos também não sofreu variação significativa, somando 12,1 empregados, a maioria de nível técnico e superior.

Durante o ano, as empresas vidreiras efetuaram investimentos de US$ 109 milhões.

Análise por segmento - Os quatro segmentos que compõem a indústria apresentaram aumento no faturamento em 2006, em comparação com 2005.

No ano passado, o segmento de embalagens registrou crescimento de 100% nas exportações em relação a 2005. Isso se deveu a investimentos efetuados por algumas empresas visando alinhar-se às tendências do mercado mundial. O crescimento do faturamento no mercado interno, no entanto, foi de 5,3%.

A Nadir Figueiredo, que investiu mais de US$ 30 milhões nos últimos dois anos, saiu em busca de novos mercados. A maior conquista foi a produção de potes para molhos premium, nicho que apresenta expectativa de crescimento significativo. A Owens Illinois, que investiu no sistema de solução total de embalagem, pelo qual se passa a fornecer ao cliente não só o vidro como também a tampa plástica e o rótulo. A Saint-Gobain concentra sua liderança nas embalagens de vinho, respondendo por 70% do market share. A Vidraria Anchieta viu o resultado de seus investimentos em tecnologia e design no aumento da demanda principalmente por frascos para a indústria de cosméticos. Líder do mercado de embalagens para cosméticos, a Wheaton deu início à operação pintura orgânica, passando a dispor de uma ampla gama de cores e degradés para atender às necessidades de grandes clientes.

No segmento de vidros domésticos, o faturamento registrou crescimento de 8% em 2006. A principal novidade é protagonizada pela Nadir Figueiredo, com o estabelecimento de uma estrutura que envolve operações próprias na Argentina e na Bélgica, consolidando sua posição de fornecedor internacional. A Owens-Illinois, a CIV e a Saint-Gobain fizeram lançamentos em 2006 e preparam novidades para 2007, o que permite acreditar no crescimento do segmento este ano.

Os vidros planos apresentaram crescimento no mercado interno, tanto no setor na construção civil, como no de vidros automotivos e no mercado de produtos para isolação. No total, o faturamento do segmento aumentou em 6% em relação a 2005.

A Cebrace consolida sua posição de ponta, com os recém-chegados vidros autolimpante BioClean e o anti-reflexo OptiView, que confere modernidade às fachadas das construções e luminosidade aos interiores. A Guardian destacou-se no mercado com o lançamento das linhas Cristal DiamondGuard e Espelho DiamondGuard, desenvolvidas nos EUA, vidros e espelhos dez vezes mais resistentes a riscos e arranhões do que os comuns.

Apesar do menor investimento no ano passado em comparação a 2005, os vidros técnicos mantiveram faturamento similar ao ano anterior. A Electrovidro prosseguiu com a automatização da linha de montagem dos isoladores de vidro e uma moderna linha de produção de blocos de vidro foi contratada para começar a operar em 2007.

Abividro incentiva a reciclagem - Em 2006, a Abividro deu continuidade a seu projeto de promover a reciclagem no país. Este tem sido um dos principais desafios da associação, já que dos 5 mil municípios brasileiros, apenas 327 apresentam algum tipo de programa de coleta seletiva de vidro.

Atualmente, cerca de 25 milhões de brasileiros têm acesso a programas de coleta seletiva, concentrados nas regiões Sudeste e Sul do País, segundo dados do Cempre - Compromisso Empresarial com a Reciclagem.

Além dos já conhecidos projetos Seja Um Parceiro 100% e Minha Cidade é 100%, o primeiro destinado a bares e restaurantes do Rio de Janeiro e São Paulo e o segundo voltado às prefeituras municipais, a Abividro deu início à Blitz do Vidro. Com o tema “Embalagem de Vidro: amiga do homem e da natureza”, o projeto atingiu mais de 700 bares, restaurantes e estabelecimentos chamados de "Canal Frio" de Salvador, São Paulo, Recife e Rio de Janeiro.

Em todos esses trabalhos, a Abividro se responsabiliza pelo estudo, desenvolvimento e acompanhamento de programas de estímulo à reciclagem, sempre os adequando às características de cada região.

Para 2007, a entidade pretende atingir um universo de 3.000 novos pontos de coleta seletiva, entre sucateiros, depósitos e ferros-velhos, obtendo, assim, um incremento de 2.000 toneladas de caco por mês.Site www.abividro.org.br ou pelo telefone (11 )3255- 3033.

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