Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/04/2009 - 11:14

Evento discute o papel do Estado no desenvolvimento da indústria de PE/VC

Mesa-redonda no Congresso ABVCAP 2009 contará com a participação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial.

Brasília – A parceria fundamental do Estado no desenvolvimento da indústria de Private Equity e Venture Capital (PE/VC) é um dos temas que serão discutidos por representantes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) durante o Congresso ABVCAP 2009, que acontece em 14 a 16 de abril, em São Paulo. A ABDI é um órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e está entre os responsáveis pelo programa brasileiro de Promoção do Empreendedorismo, Inovação e Venture Capital. Alguns dos seus objetivos neste projeto são divulgar o setor, integrar empresários e investidores e intensificar o diálogo público-privado sobre estas modalidades de investimentos.

No Brasil, o Estado é parceiro fundamental para o desenvolvimento deste setor, visto que o programa de Promoção do Empreendedorismo, Inovação e Venture Capital está diretamente ligado à Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) do Governo Federal. A PDP propõe metas como ampliar o investimento fixo com relação ao Produto Interno Bruto (PIB), elevar o gasto privado em pesquisa e desenvolvimento, ampliar a inserção do Brasil no comércio internacional e dinamizar as micro e pequenas empresas exportadoras. “Neste sentido, buscamos apoiar a divulgação nacional e internacional do setor de PE/VC brasileiro e atrair investimentos externos em capital empreendedor”, conta Cássio Rabello, assessor especial da ABDI.

Dentro dos propósitos da PDP, a ABDI atua também como participante da Venture Capital Task Force, força-tarefa formada por especialistas do Brasil e dos Estados Unidos, como resultado do convênio MDIC-DOC Dialogue, firmado entre o MDIC e o Departamento de Comércio Americano. “Tendo a PDP como mote, buscamos aproximar os diversos setores produtivos que contam com provedores de capital de longo prazo na forma de veículos de PE/VC. Exemplo disso é a construção de uma agenda comum e coordenada de ações com representantes do setor e agências públicas de financiamento, como BNDES, FINEP e Banco do Brasil”, conta o representante da ABDI. “Temos também uma agenda de atração de investimentos e de colaboração construída com entidades governamentais e não governamentais estrangeiras”, lembra.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira