Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/04/2009 - 11:34

Hotel InterContinental Rio celebra apresentação do eñe


O chef Javier Torres e o gerente geral do hotel, Michel Chertouh

Restaurante de alta gastronomia espanhola contemporânea será inaugurado em maio.

O Hotel InterContinental Rio, seguindo a tradição gastronômica da rede InterContinental Hotels Group (IHG), irá oferecer uma nova opção de restaurante para a cidade. Em maio, a reconhecida casa de alta gastronomia espanhola eñe, cuja matriz paulistana acaba de completar dois anos de funcionamento, será inaugurada no hotel, sob comando dos chefs de cozinha Javier e Sergio Torres, conhecidos como “gêmeos de ouro”.

Pioneiro em trazer restaurantes de peso para cidade - como fez há 25 anos ao inaugurar o Alfredo Di Roma – o InterContinental Rio celebra a apresentação como a continuação de um legado. “Desde a criação da rede InterContinental, o nosso objetivo tem sido o de oferecer aos nossos hóspedes experiências gastronômicas comparáveis ao que há de melhor nos restaurantes locais. O eñe continuará este legado, oferecendo o tipo de experiência culinária que os nossos hóspedes e clientes se acostumaram a ter no InterContinental Rio”, afirmou Álvaro Diago, presidente da rede IHG para a América Latina. O restaurante faz parte de uma série de modernizações pelas quais o Hotel InterContinental Rio está passando. Cerca de R$ 7 milhões estão sendo investidos na revitalização do Centro de Convenções, Business Center, piscinas e em um novo restaurante do hotel, cujo nome será Aquarela.

Segundo Diago, a gastronomia sempre foi uma paixão para a empresa e o recém-lançado The InterContinental Kitchen, livro que reúne 300 receitas de pratos, sobremesas e drinques criados por chefs executivos dos 142 hotéis da rede IHG em todo o mundo, representa um testamento dessa paixão.

Além da alta gastronomia, o eñe oferecerá a bela vista do mar de São Conrado, que poderá ser vista pelas janelas de vidro. O restaurante terá acesso pela parte interna do hotel e diretamente pela rua, percorrendo-se o jardim e a horta onde serão cultivadas as ervas frescas e flores comestíveis que serão utilizadas na cozinha. O projeto seguirá as linhas da casa paulistana, idealizada pelo arquiteto Juan Pablo Rosemberg, com o objetivo de se alinhar à inovadora cozinha dos gêmeos, propondo um ambiente contemporâneo e de sofisticada simplicidade. As paredes de cimento queimado, a cozinha aparente e outros elementos também traduzirão essa proposta gastronômica no eñe carioca.

Por meio das cores, a decoração fará sutis referências à Espanha, em um salão para 56 lugares, com piso de madeira de demolição e iluminação cênica. Um grande volume de ferro oxidado (15x5m) define o espaço do restaurante e contém a cozinha, aberta para o salão, a mesa de degustação para os convidados do chef e a adega. Na parte externa, uma varanda preparada para receber 32 pessoas, oferecerá vista ainda mais privilegiada da cidade.

O cardápio incluirá pratos tradicionais reinventados pelos chefs, garantindo novas texturas, sabores e sensações. Inspirados nos petiscos da Espanha, eles criaram tapas calientes, como as croquetas de Jamón Serrano e Vieiras com espuma de salsinha e as tapas frias, como o presunto top Jamón Gran Reserva em fatias. Entre os pratos principais, haverá uma seção dedicada aos Arroces, com destaque para as Paellas. Além das variedades com frutos do mar, há receitas como a Paella de Pato com Feijão Santarém, especialidade do eñe. As sobremesas incluem opções delicadas e refrescantes, como o Melón de Verano Granizado con Cava e Sorbet de Tangerina e Jengibre, a tradicional Crema Catalana e a versão "ibero-brazuca" do eñe para o Turrón, que aqui leva castanhas brasileiras. Para chocólatras, a Esfera de Naranja e Chocolate é imperdível.

Os chefs - No currículo dos irmãos Javier e Sergio Torres estão alguns dos fogões mais famosos e estrelados do mundo, como El Racó de Can Fabes (Sant Celoni), Santceloni (Madri) e Phillipe Rochat (Suíça) – caso de Javier – e Le Jardin des Sens (Montpellier), Alain Ducasse (Monte Carlo e Plaza Athenée Paris) e El Rodat (Alicante – caso de Sergio. Depois de uma viagem a Marajó (onde fica?), Rio e São Paulo, os irmãos tiveram a idéia de abrir um restaurante no Brasil. Em 2007, inauguraram o eñe de São Paulo, localizado no Jardim Europa, e agora abrem o segundo restaurante no país, no Hotel InterContinental Rio, em São Conrado, com o sócio Arcádio Martinez.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira