Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/04/2009 - 11:37

Instituto Arte na Escola orienta educadores sobre o ensino de música nas escolas

A aprovação da Lei 11.769, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de música na escola, ainda gera debate entre educadores e especialistas. O Instituto Arte na Escola apoia e incentiva o ensino de música nas escolas, oferecendo aos professores materiais educacionais, ambientes de aprendizagem colaborativa online e ações de formação contínua nos Polos da Rede Arte na Escola. O objetivo do IAE é auxiliar e fornecer ferramentas para que os professores e educadores promovam atividades diferenciadas e significativas para eles e seus alunos.

Exemplo disso é o fórum dedicado ao debate do ensino de música nas escolas, com o tema "A obrigatoriedade do ensino de música na escola, esclarecimentos, caminhos e desafios", que pode ser acessado por meio do endereço http://www.artenaescola.org.br/forum/. Esse espaço traz informações, dicas, novas idéias e sugestões que ajudam os docentes a fomentarem o assunto e planejarem suas aulas. O fórum ficará aberto no site até o dia 12 de abril.

Na Rede Arte na Escola, formada por 53 polos em universidades de todo o País, há cursos de especialização em música, como é o caso do Polo Arte na Escola de Novo Hamburgo-RS, onde se leciona disciplinas como História da Música, Técnica Vocal e Canto, Psicologia da Música, Práticas Sonoras na Arte, entre outras.

"Quando em contato com a música, a criança desenvolve a audição crítica. Isso permite formarmos um indivíduo musicalmente analítico, que possivelmente será menos influenciado pela mídia", diz Guilherme Romanelli, professor do Polo Arte na Escola da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba.

Para Romanelli, é importante que os professores lembrem que a linguagem a ser ensinada é a musical. "Isso quer dizer que as aulas deverão ir além dos textos. Os estudantes precisam ouvir diversos estilos musicais, inclusive aqueles que eles não teriam contato por si só".

O presidente da Associação Brasileira de Ensino Musical, Sérgio Luiz de Figueiredo, afirma que os conselhos já estão se mobilizando para a adequação da nova lei. "Em Santa Catarina, por exemplo, o Conselho Estadual de Educação já está trabalhando na regulamentação da nova lei, estabelecendo orientações necessárias para a introdução da Música na grade curricular", diz. "Estamos acompanhando e apoiando todas as iniciativas nesse sentido", conclui.

Perfil do Instituto Arte na Escola - O Instituto Arte na Escola (www.artenaescola.org.br) nasceu para incentivar, qualificar e valorizar o ensino da Arte no Brasil. Com recursos da Fundação Iochpe, administra a Rede Arte na Escola que integra 53 polos de universidades em todo o Brasil, unidas para qualificar os professores de Arte das escolas públicas. O Instituto subsidia o professor em sua prática docente com materiais educacionais, como o arte br e a DVDteca Arte na Escola, além de livros e revistas especializadas, atingindo cerca de 30 mil professores a cada ano.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira