Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/04/2009 - 11:45

Brasil e União Europeia alinham normas de segurança no setor calçadista

Peritos brasileiros vão à Europa para adequar regras e oferecer condições mais competitivas ao setor.

Brasília – No próximo dia 11, um grupo formado por especialistas brasileiros desembarca em Portugal com a missão de alinhar, junto à União Europeia, as normas de segurança aplicadas pelo Brasil na utilização de máquinas e equipamentos para o setor de couro e calçados. A iniciativa, organizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (ABRAMEQ), faz parte do Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas Brasileiras (PAIIPME), financiado pela União Europeia e executado pela a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Segundo os organizadores da missão, a preocupação com a segurança neste setor vem da falta de normas específicas para operação de máquinas para couro e calçados. Nestes casos, a fiscalização segue as mesmas regras de equipamentos com características muito distintas, causando empecilhos para as empresas calçadistas, que podem ter suas linhas de produção interditadas.

O principal objetivo da missão é realizar um estudo comparativo entre as normas, as legislações e as práticas europeias e brasileiras. Posterioremente, deve ser elaborada uma proposta de adequação da normatização de segurança que é aplicada pelo Brasil na operação destes equipamentos. “Também pretendemos realizar eventos para apresentar as conclusões e sugestões deste estudo ao público industrial brasileiro”, explica Marcelo Adriano, diretor-executivo da Abrameq.

O grupo de especialistas ficará na Europa até o próximo dia 24 e passará por três países. Em Portugal, eles visitarão o Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica e empresas produtoras de máquinas e dispositivos de segurança. Depois disso, seguirão para a Espanha, onde conhecerão as ações do Instituto Nacional de Seguridad e Higiene do Trabalho e do Centro de Inspección de Maquinaria, com o intuito de verificar melhores práticas e sua possível aplicação no setor. Por último, viajarão para a Alemanha, onde passarão pela BG-PRÜFZERT, entidade realizadora de ensaios e certificações, além de estabelecer contatos técnicos na Feira de Hannover.

Parceria - A Abrameq está entre os parceiros estratégicos setoriais da ABDI na execução do PAIIPME e tem como principal objetivo, neste caso, prestar assistência técnica internacional e promover ações de formação e capacitação aos profissionais deste setor. O PAIIPME conta, ainda, com outros 33 projetos e dezenas de parceiros, em âmbitos nacional, estratégicos setoriais e locais.

De acordo com a diretora nacional do PAIIPME, Patrícia Vicentini, o Projeto busca reforçar o diálogo público-privado, identificando regulamentos, experiências e práticas europeias bem sucedidas e adaptáveis ao contexto brasileiro. “Essas ações incluem a promoção e a organização de atividades de intercâmbio entre associações brasileiras e suas homólogas na União Europeia, a exemplo desta missão da ABRAMEQ”, explica.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira