Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/04/2009 - 11:46

Ajustes na produção de cosméticos podem aumentar a exportação brasileira neste setor

Em missão na Europa, representantes brasileiros buscam informações sobre adequações de produtos e de normas de fabricação para alavancar as exportações.

Brasília – No último dia 6, representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumaria (ABIHPEC) deram início a uma missão internacional para debater com entidades portuguesas os principais temas regulatórios na fabricação de cosméticos, assim como o desempenho das exportações deste setor brasileiro para a Europa. A iniciativa, que segue até o dia 9, faz parte do Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas Brasileiras (PAIIPME), financiado pela União Européia e executado pela a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), órgão ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

O objetivo da missão é identificar as barreiras de acesso dos produtos brasileiros ao mercado europeu e, com isso, gerar programas de melhoria para as empresas do País, adequando produtos, dossiês, treinamentos, desenvolvimento de cartilhas e outros. Segundo os organizadores da missão, os regulamentos europeus são referência importante para a harmonização dos regulamentos sanitários de cosméticos no Brasil e em todo o Mercosul. Neste sentido, Portugal tem sido a principal porta de entrada de produtos cosméticos na Europa e a INFARMED, agência de saúde de Portugal, com apoio da Associação das Indústrias de Cosméticos de Portugal (AIC), está entre as entidades que mais demonstram apoio e interesse nas questões brasileiras e colabora ativamente para orientar a ABIHPEC.

A expectativa é de que a missão, além de trazer resultados na adequação de produtos brasileiros (em relação à rotulagem, metrologia, dossiês, regularização, entre outros itens), intensifique as discussões sobre a proibição dos testes em animais e os possíveis impactos desta medida no Brasil. Outro resultado que deve ser observado é a minimização do tempo e dos custos relacionados ao comércio exterior para o setor de cosméticos.

A ABIHPEC está entre os parceiros estratégicos setoriais da ABDI na execução do PAIIPME e tem como principal objetivo, neste Projeto, promover o intercâmbio com associações de cosmética, prestar assistência técnica internacional e promover capacitação aos profissionais deste setor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira