Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/03/2007 - 11:45

Jogo virtual é arma contra o desemprego de universitários

Segundo IBGE, número de jovens desocupados dobrou nos últimos dez anos, a saída pode ser a via do empreendedorismo, estimulada pelo maior jogo de negócios do mundo.

O desemprego entre jovens (15 a 24 anos) dobrou em dez anos no Brasil. O dado é da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Diante deste contexto, a via do empreendedorismo revela-se como possível saída para a crise.

O Desafio Sebrae, jogo de negócios desenvolvido pela entidade em parceria com a Coppe/UFRJ, fala a linguagem do jovem ao mesmo tempo em que o estimula a desenvolver competências empreendedoras - gestão do tempo, trabalho em equipe, planejamento, tomadas de decisão, pensamento estratégico, entre outros.

Segundo o estudo do IBGE, realizado em 2005, de cada 100 jovens que entraram no mercado de trabalho, 55 foram dispensados. Em comparação a 1995, a quantidade de mão-de-obra desocupada, entre 15 a 24 anos, cresceu 107%.

Pesquisas do Sebrae indicam que cerca de 15% dos desafiantes saem do jogo e abrem seu próprio negócio. Renan Maldonado, bicampeão estadual do jogo (2004 e 2005), é um exemplo. Decidiu deixar o emprego que tinha em um banco de investimentos para se lançar no mercado.

Em parceria com Vinícius Carneiro - também integrante da equipe campeã estadual do Desafio Sebrae -, Renan criou um sistema de gestão de contratos de empréstimo. "O programa facilita a vida do gestor auxiliando o cliente na tomada de decisões", afirma Renan, estudante de Engenharia de Sistemas da Uerj.

Para Vinícius Carneiro, o cenário é promissor. "A gente tem o mercado mapeado. Em uma semana, vendo 10 softwares. Só não consigo dar suporte, por enquanto", avalia o sócio da 2 Tech.

O economista Márcio Pochmann, professor da Universidade de Campinas (Unicamp), publicou recentemente um estudo com base na pesquisa do IBGE. "Situação do jovem no mercado de trabalho no Brasil: um balanço dos últimos 10 anos" revela que no ano de 2005 havia um desempregado para cada cinco jovens.

"Hoje ele (o jovem) consegue alguma ocupação, algum bico, estágio, mas no momento seguinte ele volta a estar desempregado", explicou Pochmann, em entrevista à Agência Brasil.

Na edição de 2006 do jogo, concluída este ano, cerca de mil jovens foram aproveitados pela Companhia Vale do Rio Doce. Dentro do processo seletivo de estágio, a mineradora permitiu que os melhores ranqueados no Desafio Sebrae seguissem direto para a entrevista - quinta de sete etapas da seleção.

Mesmo os que não entraram na CVRD aproveitaram a experiência e conseguiram alcançar boas posições no mercado de trabalho. Foi o caso de Anderson Lima, finalista estadual do jogo em 2006, que atualmente trabalha na Ambev. "O Desafio Sebrae me ajudou a entrar na empresa, porque aprendi muito com esta experiência", revela.

Inscrições abertas para o Desafio Sebrae 2007 - Já começaram as inscrições para a 8ª edição do Desafio Sebrae 2007, o jogo virtual que faz de universitários verdadeiros empreendedores. A expectativa é de que 70 mil vagas sejam preenchidas, 20 mil a mais do que no ano passado.Neste ano, os participantes serão desafiados a administrar uma empresa virtual de cosméticos.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 27 de abril pelo site do Sebrae - www.desafio.sebrae.com.br | www.desafio.sebrae.com.br. Os candidatos devem formar equipes de três a cinco competidores e confirmarem a participação com o pagamento de uma taxa simbólica ao Banco do Brasil, no valor de R$30,00. Ao fim, recebem o kit Desafio Sebrae, com um manual e o CD do jogo.

Durante a competição, os jogadores vão receber periodicamente tarefas via web, a partir das quais tomarão decisões de negócio. Enfrentarão situações comuns à vida de um empresário, como pensar o tanto que devem investir em matéria-prima e infra-estrutura, contratação de mão-de-obra especializada, formulação dos preços de custo e venda dos produtos.

A competição virtual deverá começar ainda em maio. Já a semifinal nacional de 2007, será em São Paulo e a final em Brasília, ambas em novembro. Como prêmios, os vencedores ganharão laptops e viagens internacionais para conhecerem alguns dos principais centros de empreendedorismo do mundo.

Desafio na América Latina - A etapa internacional reunirá os campeões nacionais de Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Um número recorde de países participantes, visto que sete nações disputaram o título internacional referente a 2006. Na primeira edição, realizada em 2005, o Paraguai foi campeão. O Brasil levou o título da segunda final internacional e a Argentina é a atual campeã.

Ricardo Garcia, coordenador nacional do projeto, explica que, para 2007, o Desafio Sebrae virá com outras novidades. "Antes, as inscrições começavam no primeiro semestre e o jogo acontecia no segundo. Agora, uma parte já começa no primeiro semestre. Com isso, as equipes terão mais tempo e, no período das férias, poderão se entrosar e criar um espírito maior de equipe", explica.

Outra novidade é que, durante o período das férias acadêmicas, o Sebrae/RJ vai disponibilizar para os alunos três cursos via internet, que são: "Iniciando um Pequeno e Grande Negócio"; "Como Vender Mais e Melhor"; e "Análise e Planejamento Financeiro".

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira