Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/04/2009 - 12:01

Renovação do padrão contábil nacional avança

O novo padrão contábil brasileiro, lançado com a promulgação da Lei nº 11.638 ao final de 2007, continua avançando. Desta forma, a convergência às Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS - International Financial Reporting Standards) se consolida, proporcionando maior transparência e melhor inserção das empresas nacionais no mercado globalizado.

No início deste mês de abril, a CVM - Comissão de Valores Mobiliários e o CPC - Comitê de Pronunciamentos Contábeis colocaram em audiência pública mais cinco pronunciamento técnicos que regulamentam a nova legislação. Até o momento, 14 pronunciamentos (os chamados CPCs) foram aprovados e já vêm sendo utilizados como referências para as demonstrações contábeis de empresas de capital aberto e de instituições financeiras.

Além dos cinco mais recentes CPCs colocados em audiência pública - o CPC-15, que trata do tema Combinação de Negócios, equivalente à regra internacional IFRS 3; o CPC 21, sobre Demonstração Intermediária (IAS 34); o CPC 22, que aborda Informação por Segmentos (IFRS 8); o CPC 27, relacionado ao item Imobilizado (IAS 16); e o CPC 28, que envolve Propriedade para Investimento (IAS 40) -, outros três foram colocados em audiência pública em fevereiro deste ano: o CPC 16, cujo tema é Estoques; o CPC 17, sobre Contratos de Construção; e o CPC 20, que trata de Custos de Empréstimos, também entraram em vigência. Até o final do ano, além das normativas já citadas, outros 21 pronunciamentos técnicos devem ser aprovados.

A expectativa é que até o final de 2010, o Brasil tenha concluído o alinhamento de seu padrão contábil às normas internacionais para empresas abertas, instituições financeiras e grandes corporações. Essa mudança é altamente positiva para o empresariado nacional, pois o padrão internacional permite que agentes do mercado global tenha acesso a informações confiáveis, garantindo inserção mundial e barateamento do crédito para os brasileiros.

Portanto, empresas e os profissionais da área contábil devem encarar desde já o desafio de se preparar para a nova tendência, investindo em capacitação sobre as Normas Internacionais de Contabilidade que serão adotadas por aqui no breve futuro e mantendo equipes atualizas em relação à evolução do padrão contábil nacional.

. Por: Marcelo Gonçalves, sócio-diretor da BDO Trevisan.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira