Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/04/2009 - 09:50

Adoção ao BPM reduz em até 20% os custos nas empresas, indica Gartner

Business Process Management diminui gastos operacionais já no primeiro ano; tema será abordado durante VIII Conferência Gartner de Integração Empresarial.

Segundo o Gartner, líder mundial no fornecimento de pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, a adoção das melhores práticas de BPM (Business Process Management) pelas empresas pode gerar corte de gastos de até 20% em custos operacionais já no primeiro ano de implementação. O BPM (Business Proccess Management ou gerenciamento de processos de negócios) está sendo aplicado, durante a crise econômica mundial, como um mecanismo de corte de custos nas companhias, fazendo parte dos investimentos de cerca de um terço das empresas analisadas, de acordo com o Gartner.

Um estudo realizado durante o BPM Gartner Summit 2009, em fevereiro, na Inglaterra, aponta que 70% dos participantes eram funcionários de empresas que estão enfrentando dificuldades financeiras e acreditam que o BPM possa ser o fator de salvação no atual cenário econômico. O Gartner recomenda que as companhias utilizem o BPM como uma tecnologia para otimizar o desempenho dos processos empresariais de ponta a ponta e para solucionar desafios e complexas relações de negócios.

"O BPM traz maior clareza aos processos, tornando-os visíveis a gerentes de negócios e TI e permitindo que os departamentos trabalhem em conjunto, alterando métodos mais rapidamente e oferecendo maior precisão no corte de gastos", explica Janelle Hill, vice-presidente de pesquisas do Gartner.

Mercado em expansão - Ainda que a demanda pela implementação de melhores práticas de BPM como ferramenta de redução de custos esteja em expansão, a analista do Gartner alerta para os cuidados no processo de gerenciamento desta tecnologia. "Várias organizações estão adotando o BPM sem aplicar suas disciplinas pelo centro de competência do processo de negócio [BPCC], comprometendo os resultados esperados e colocando em risco todo o projeto de implementação", afirma Janelle.

Diversas disciplinas de BPM, como gerenciamento de desempenho, análise e descoberta, têm um melhor suporte com o uso de BPM. A competência nas habilidades destas disciplinas deverá se tornar imprescindível para os profissionais de negócios. "Os BPMs de hoje representam o estado da arte para os gerentes de negócios administrarem claramente as operações diárias", diz Janelle.

Analista estará no Brasil - A adoção ao BPM e como cada disciplina dessa tecnologia pode se tornar uma plataforma que alavanque os processos comerciais da empresa serão alguns dos destaques da VIII Conferência Gartner de Integração Empresarial, que acontece nos dias 14 e 15 de abril, no Sheraton São Paulo WTC Hotel, em São Paulo.

Entre os analistas internacionais presentes ao evento, Janelle Hill, especialista em gerenciamento de processos de negócios, irá analisar os cenários atual e futuro do mercado de BPM e apresentar como as empresas podem tirar proveito desta tecnologia para otimizar custos em tempos de crise.

Perfil do Gartner - Fundado em 1979, o Gartner tem sede em Stamford, Connecticut, e possui 3.700 associados, sendo 1.200 analistas de pesquisa e consultores em mais de 75 localidades em todo o mundo. O Gartner é líder no fornecimento de pesquisas e aconselhamento sobre a área de tecnologia da informação em nível mundial. Atende a mais de 10 mil clientes, entre eles diretores de informática e outros altos executivos de TI de grandes empresas e de órgãos governamentais, além de empresas de tecnologia e da comunidade de investimentos. O instituto dedica-se a análises objetivas e aprofundadas e à prestação de assessoria prática para permitir que os clientes tenham sucesso em suas decisões sobre negócios e tecnologia.

O Gartner está presente no Brasil com três de suas unidades: - Gartner Core Research: oferece pesquisas e aconselhamento para profissionais de TI, fornecedores de TI e investidores em TI na forma de relatórios, interação direta com seus analistas e eventos.

- Executives Programs: grupo composto exclusivamente por CIOs e executivos seniores de TI, alimentado pelo conteúdo Gartner e baseado em "networking" com mais de 3.000 membros em todo o mundo.

- Eventos: conferências sobre temas específicos e simpósios abrangentes sobre a área de TI. No Brasil, são realizados três eventos anualmente sobre Integração de Aplicativos, Outsourcing e o maior deles, a conferência sobre o Futuro da Tecnologia. | www.gartner.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira