Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/04/2009 - 10:10

Estudantes brasileiros participam de feira internacional de ciências promovida pela Intel

18 projetos brasileiros, em um total de 28 alunos, concorrerão a até US$ 4 milhões em prêmios.

São Paulo – A Intel realizará de 10 a 15 de maio mais uma edição da Intel ISEF, a tradicional Feira Internacional de Ciências e Engenharia, maior competição cientifica pré-universitária do mundo, que acontece anualmente nos EUA. Um total de 28 estudantes brasileiros representará o país com 18 projetos selecionados em duas importantes feiras brasileiras de ciências, a FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia e a Mostratec - Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia.

Jovens das várias regiões do país, estudantes dos ensinos fundamental e médio, concorrerão a mais de US$ 4 milhões em prêmios, como bolsas de estudos, cursos e produtos tecnológicos, demonstraram conscientização e preocupação com o meio ambiente, desenvolvendo trabalhos que envolvem produtos biodegradáveis, como por exemplo, um tipo de isopor produzido com a fibra da parte interna do vegetal Buriti; equipamentos ecologicamente corretos, como um motor para aviões supersônicos que utiliza biocombustível com baixo custo em fabricação e manutenção e palestras junto a outros jovens sobre educação ambiental, entre outros projetos que abrangem diversos temas científicos.

Para Ruy Castro, gerente de Educação da Intel, a participação de estudantes brasileiros em feiras internacionais, como a ISEF, são de extrema importância para despertar o interesse da juventude sobre disciplinas como ciências e matemática. “A Intel Brasil tem grande satisfação em poder levar alunos brilhantes para exibirem seus potenciais projetos na maior feira científica pré-universitária do mundo. É preciso estimular ideias e promover debates que visem avanços e inovações tecnológicas, que beneficiarão toda a sociedade”.

A ISEF, que esse ano será na cidade de Reno, no estado norte-americano de Nevada, conta com a participação de cerca de 1500 projetos, realizados individualmente ou em grupos, de mais de 50 países e regiões que compartilham ideias.

Projetos selecionados na Febrace. Projeto: Dispositivo eletrônico com sensor de umidade para acionamento de sistemas de irrigação - aparelho mede o nível de umidade do solo junto às plantas e liga/desliga o sistema de irrigação de acordo com a necessidade estabelecida previamente para o vegetal. Aluno: Felipe Augusto Vitoriano.

Projeto: Motor a reação por compressão através de ondas de choque e aceleração autônoma - motor ecologicamente correto para aviões supersônicos, abastecido com biocombustível e possui engenharia de fabricação e manutenção de baixo custo.Aluno: Rafael Telis Gazzini Pessoa.

Projeto: Sequestro de carbono - medição do sequestro de carbono realizado em árvores exóticas e árvores nativas do sul do Brasil, concluindo que as espécies nativas do sul retiram mais carbono do ambiente do que as exóticas.Alunos: Camila Blume Zilles; Duhanne Machado Schlarlau e Jenifer Teixeira Severo

Projeto: Fibra do buriti: uma alternativa ao isopor - espécie de ‘isopor’ produzido com o pepiolo, fibra da parte interna do buriti, com propriedades térmicas semelhantes as do isopor com a vantagem de ser biodegradável. Aluno: Thiago Rodrigues de Anchieta Silva.

Projeto: Esterilizador solar para tratamento de substratos utilizados na produção de mudas.Aluno: Jonathan dos Santos Lima.

Projeto: Carbono e CO2 - uma nova fonte de energia. Gases com CO2, que são liberados na atmosfera, têm suas moléculas quebradas por meio de reações químicas gerando o ácido carbônico, que tem alto poder energético e pode ser utilizado como ser fosse uma pilha. Alunos:Jorge Elias Araújo Ferraz; César Rocha Freitas e Diallyson de Morais Maia.

Projeto: Antibióticos em ovos de aranha - pesquisador isolou substâncias presentes em ovos de aranha as quais podem vir a ser usadas na produção de antibióticos.Aluno: Ivan Lavander Ferreira.

Projeto: Extrato de Urucum no desenvolvimento de protetores acessíveis contra melanomas e carcinomas – a pesquisa buscou criar um protetor solar de baixo custo, a partir de sustâncias extraídas do urucum. Aluno: Bruno Fernando de Oliveira Buzo.

Projeto: Consciência e ação: metodologia de educação ambiental - estudantes coordenaram palestras e atividades criativas – como plantio de árvores e recolhimento de lixo – sobre o tema educação ambiental junto a outros jovens.Alunos: Ana Cláudia Cassanti; Ana Clara Cassanti e Felipe Seabra Fernandes.

Projetos selecionados na Mostratec.: Projeto: Biorremediação - utilização do fungo Aspergillus Niger no tratamento de efluentes (produtos líquidos ou gasosos produzidos por indústrias ou resultante dos esgotos domésticos urbanos, que são lançados no meio ambiente); Alunos: Lucas Hansen e William Lopes

Projeto: Capacete inteligente: Aluno: Thiago Alcides Jacobi. | Projeto: Detector de pré-ignição Aluno: Felipe Gabriel Kuhn Soares.

Projeto: Nosso chão, nossa terra: projeto de recuperação dos solos da unidade de ensino de Charqueadas/CEFET-RS Alunos: Melissa Rosa de Souza; Caroliny Bitencourt Cardias e Renan Daniel Dias Martins.

Projeto: Embueiramento de esgoto a céu aberto com o aproveitamento de pneus descartados: Aluna: Andresa Quartieri de Azambuja | Projeto: “Projeto Expressão” - juventude e cultura entrelaçadas: Aluna: Marina Matias Corte.

Projeto: Extração de pigmentos naturais para fabricação de tintas como ferramenta para educação ambiental Alunos:Débora Everlen Alves da Costa e Luan Mariano Duarte.

Projeto: Em busca da ciência perdida - braquistócrona, um dos casos de perda epistêmica: Aluna: Tamara Gedankien Projeto: Avaliação de cultivares de cana-de-açúcar: Aluno: Rhael Fernandes.

Como líder mundial em tecnologia, a Intel está comprometida não apenas com a criação de tecnologias inovadoras, mas também em ajudar as pessoas de todo o mundo a usá-las eficientemente para melhorarem suas vidas. A iniciativa Intel® Educação é um compromisso para encorajar a preparação de todos os estudantes, de todos os lugares, com as habilidades necessárias para fomentar a economia baseada no conhecimento.

A Intel, líder mundial de inovações em silício, desenvolve tecnologias, produtos e iniciativas para melhorar continuamente a forma como as pessoas trabalham e vivem.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira