Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/04/2009 - 10:16

As diferentes utilizações da toxina botulínica

Muitos não sabem, mas a Toxina Botulínica proporciona outros efeitos estéticos que vão além da remoção das marcas de expressão facial. Ela também pode ser usada eficazmente no combate da sudorese excessiva de axilas e mãos.

O Botox, nome comercial da Toxina Botulínica tipo A, é indicado, sobretudo, para rugas na testa, entre as sobrancelhas, laterais dos olhos e, em raros casos, rugas nasais, bucais e cervicais (pescoço). O procedimento, porém, pode ser usado em outras regiões do corpo onde há excesso de suor e causam constrangimento.

Para a médica Fabiana Pietro, dermatologista especializada em medicina estética, uma importante vantagem da aplicação da Toxina Botulínica a longo prazo é a cicatrização das rugas já instaladas, ou seja, em peles que já possuem “fraturas” – rugas denominadas estáticas. Neste caso, a aplicação sequencial desta substância fará como se fosse um curativo, já que a região para de se contrair, e possibilita ao organismo reconstruir a área que estava envelhecida.

Outro importante efeito é a aplicação na parte inferior da face, a fim de se conseguir um efeito lifting, uma vez que a musculatura do pescoço “puxa” para baixo os cantos da boca e o arco da mandíbula, favorecendo a queda muscular, a perda do contorno da face e o efeito da gravidade. A Toxina Botulínica ajuda a anular estas ações, proporcionando um aspecto rejuvenescedor a longo prazo.

As rugas dinâmicas (causadas pelo movimento), de forma geral, existem devido à contração muscular. Logo, quando são paralisados os músculos que as produzem, não haverá mais formação de rugas. É nestes locais específicos que a Toxina Botulínica é aplicada, através de uma injeção de agulha extremamente fina.

“O procedimento é rápido (entre 5 a 10 minutos) e pouco doloroso. A paralisação muscular ocorre após 48 a 72 horas, se mantém em média por seis meses. O tratamento é realizado somente onde há formação das rugas dinâmicas, e não em grande quantidade capaz de modificar as feições do rosto. Cessado o efeito, pode ser refeita a aplicação”, diz a Dra. Fabiana.

Além desta utilização mais comum, esta substância, entretanto, pode ser utilizada na correção da sudorese excessiva (suor) de axilas e mãos, sendo, também, aplicada localmente, impedindo a contração muscular necessária para a eliminação do suor pelas glândulas sudoríparas. Desta forma, o paciente pode melhorar a sua auto-estima, principalmente àqueles que ficam inseguros ao suar na camisa, trazendo incômodo em reuniões, entrevistas, encontros, entre outros. E também há aqueles que suam nas mãos, dificultando cumprimentos manuais; e outros que suam nos pés, causando problemas para o uso de sapatos.

Dica: Deve-se evitar a manipulação do local da aplicação e os exercícios físicos nas primeiras 24 horas.

Dra. Fabiana Pietro, é dermatologista, médica formada pela Faculdade de Medicina do ABC; pós-graduação em Medicina Estética pela Sociedade Brasileira de Medicina Estética (SBME-São Paulo); pós-graduação em Bioquímica Médica e Medicina Ortomolecular pela FAPES; Professora da Sociedade Brasileira de Medicina Estética e responsável pelo Ambulatório de Peelings Profundos do Curso de Pós-Graduação em Medicina Estética da SBME-São Paulo; Speaker da empresa Allergan; Farmacêutica e Bioquímica pela Faculdade Oswaldo Cruz; com especialização em Cosmetologia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira