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14/04/2009 - 10:28

Promoção: como agregar valor aos brindes?


Em época de crise e diante da necessidade de alavancar vendas, as empresas lançam mão das promoções com a distribuição de brindes para impactar públicos de interesse por meios mais qualitativos. Esse comportamento do mercado de consumo e serviços, valido para vários segmentos econômicos, fez surgir uma especialidade: agências com atuação exclusiva na criação de brindes com valor agregado, atraentes e alinhados à identidade da marca.

“O brinde precisa atender três premissas básicas: exclusividade, vialibilidade e tempo de produção”, explica Fernanda Lancellotti, sócia-diretora da agência Dreams Arquitetura de Ideias.

A exclusividade é trabalhada, a partir do desenvolvimento de peças únicas, que estejam absolutamente alinhadas com o caminho criativo de uma campanha publicitária, com o conceito de marca a ser comunicado e o público a ser presenteado.

Diante de orçamentos apertados, a viabilidade e o timing são outros aspectos essenciais. “A Dreams já foi chamada, inúmeras vezes, para solucionar projetos, nos quais o custo do brinde impedia que a ação promocional fosse realizada. Vale lembrar ainda que o orçamento é impactado pelo prazo de produção”, destaca Fernanda.

Para diminuir os riscos, o planejamento promocional permite melhores negociações e idéias mais irreverentes e criativas saem do papel.

Quem atua nesse segmento, tem sempre um desafio pela frente: criar um brinde com valor agregado com uma verba pequena, pois, em alguns casos, a maior parte do orçamento vai para a campanha publicitária.

“O primeiro e mais importante passo é entender com quem a marca estará falando, quem serão os presenteados. O segundo passo é novamente trabalhar com a exclusividade, tornando aquele produto uma peça única, mesmo que para isso tenhamos que fazer uma releitura do que já existe”, avalia Marcelle Comi, sócia-diretora da Dreams.

Por fim, não se pode abrir mão da criatividade, do fator surpresa. “Com orçamentos reduzidos, geralmente utilizamos peças mais conceituais que práticas. Por incrível que pareça, essa estratégia gera um recall enorme. A ação institucional de final de ano da Dreams gerou um boca-a-boca grande e o nosso brinde, um ventilador de mãos com conceito de toy art, se transformou em um presente aspiracional”, completa Marcelle.

No dia-a-dia, as empreendedoras destacam que uma das reclamações mais comuns diz respeito à mesmice dos brindes de catálogos. “Os clientes estão exaustos por verem sempre as mesmas idéias em todos os lugares. Um exemplo disso são as famosas ecobags, que já foram produzidos uma centena de vezes.

Outra reclamação frequente é em relação à falta de comprometimento dos fornecedores, já que o mercado de brindes ainda é bastante informal. Os pedidos geralmente não são acompanhados de um contrato, tampouco de um cronograma de entrega. Muitas vezes as ações atrasam, outras acabam não acontecendo.

Perfil da Dreams: inovação e empreendedorismo - A Dreams Arquitetura de Ideias, de Marcelle Comi e Fernanda Lancelloti, é uma empresa especializada em criar e produzir gifts corporativos e promocionais, que se destaquem pela originalidade, sempre alinhados com a estratégia de branding do cliente.

Marcelle e Fernanda são jovens empreendedoras, com formação na área de Marketing e experiência em agências de propaganda, promoção, incentivo e internet. Elas estabeleceram para Dreams a missão de criar projetos sob medida para as necessidades e objetivos estratégicos de seus clientes, transformando os presentes em ferramentas de comunicação eficientes e eficazes, que trazem retorno imediato e repercutem positivamente na imagem de marca.

A Dreams (www.dreamsideias.com.br) tem em sua carteira de clientes empresas tais como Lufthansa, Visa Electron, Telecine, Nokia, Alianz, além de agências de promoção e propaganda como Loducca, Talent, Ogilvy, Samurai, entre outras.

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