Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/04/2009 - 10:55

¡Muy Bueno! Cacá Leva Red Bull Racing de Volta ao Pódio em Curitiba


Bicampeão termina em segundo no Paraná e salta para quinto no campeonato; Serrinha é o 11º na prova e o sexto na classificação da temporada.

Champagne com Red Bull pode parecer uma mistura exótica, mas a combinação teve sabor especial para a equipe Red Bull Racing no dia 12 de abril ( domingo): Cacá Bueno levou o time de volta ao pódio após 18 meses, conquistando o segundo lugar na segunda etapa da Copa Nextel Stock Car 2009.

O piloto do carro 0 resistiu aos ataques de Thiago Camilo nas voltas finais e fechou a prova no Autódromo Internacional de Curitiba atrás apenas de Valdeno Brito, que venceu de ponta-a-ponta e é agora o novo líder do campeonato, com 33 pontos. Décimo-terceiro na etapa de abertura em São Paulo, há duas semanas, Cacá saltou para quinto na classificação, com 25, uma posição à frente do companheiro de equipe Daniel Serra, que soma 20 após receber a bandeirada em 11º na capital paranaense.

Enquanto Valdeno venceu de forma relativamente tranquila, Cacá teve de suar para colocar a Red Bull Racing no pódio pela primeira vez desde a etapa de Brasília, em 2007. Segundo no grid, o bicampeão manteve a posição na largada e teve de se contentar em ver um rapidíssimo Valdeno abrir vantagem. Ao mesmo tempo, porém, Cacá segurou o segundo posto confortavelmente nas voltas iniciais, vendo pelo retrovisor uma disputa ferrenha pelo terceiro lugar entre Antonio Pizzonia, Allam Khodair e Thiago Camilo.

Já Serrinha teve um início de prova mais complicado. Décimo-segundo no grid, o piloto do carro 29 foi tocado na "tradicional" confusão da primeira curva em Curitiba e caiu para 21º. Com um motor que nitidamente não rendia o esperado, o paulista se viu desde o início relegado a uma corrida de paciência e regularidade para atingir a zona de pontuação.

Na volta de número 13, Valdeno e Cacá pararam para o reabastecimento obrigatório. O paraibano perdeu alguns segundos preciosos ao tocar no carro de Pizzonia enquanto saía de seu box, mas a perda não foi suficiente para Cacá ganhar a posição. Serrinha parou uma volta depois, no 14º giro, e retornou à pista em 19º, beneficiado pelos abandonos de Ricardo Sperafico e Enrique Bernoldi. O paulista ganhou mais uma posição na volta 18, quando Átila Abreu perdeu a roda dianteira esquerda e também abandonou.

Na volta 22, nova rodada de pit stops, dessa vez para a troca de pneus. Valdeno e Cacá pararam no mesmo giro e ambos trocaram somente os pneus traseiros, mesma tática praticada por Serrinha uma volta depois. No caso do paulista, o trabalho rápido dos comandados de Andreas Mattheis e William Lube no box rendeu cinco posições na pista: Serrinha retornou da parada em 11º.

Uma volta depois, o carro de segurança foi chamado para permitir a retirada do carro de Nonô Figueiredo, que rodou na Curva da Vitória. A intervenção garantiu a emoção das voltas finais, com seis giros em bandeira verde entre a relargada na volta 26 e a bandeira quadriculada, na 32ª volta.

Cacá tentou um ataque sobre Valdeno, mas o paraibano foi competente na relargada. Em seguida, Camilo superou Pizzonia pelo terceiro posto e passou a atacar o piloto da Red Bull Racing nas duas últimas voltas. Cacá resistiu bem e recebeu a bandeirada final a 2.127s de Valdeno, 0.275s à frente de Camilo. Serrinha fechou a 9.473s do líder, mantendo a 11ª colocação.

Além de colocar Cacá e Serrinha solidamente dentro do grupo de dez pilotos que se classificam ao play-off que decide o título de pilotos, a etapa de Curitiba coloca a Red Bull Racing na vice-liderança do campeonato de equipes, com 45 pontos, cinco a menos que a Vogel Motorsport de Camilo e do vencedor de Interlagos, Paulo Salustiano, que foi o 12º no Paraná e está a apenas um ponto de Valdeno na tabela (33 a 32).

A terceira etapa da Stock Car 2009 acontece daqui a três semanas, dia 3 de maio, em Brasília.

Na minha opinião... “Cacá Bueno, Red Bull Racing, Peugeot 307 #0: "Brinquei com o Valdeno que a corrida poderia durar até o Dia do Trabalho e eu não o alcançaria - realmente, ele estava muito rápido. Da minha parte, minha maior dificuldade foi segurar o Thiago Camilo nas voltas finais, quando meu carro ficou muito traseiro, principalmente depois do safety car, e o Thiago se aproximou rapidamente de mim.

"Estou muito contente com esse resultado; quero parabenizar principalmente a minha equipe, que trabalhou muito duro tanto para recuperar meu carro após o incêndio que sofremos mês passado em Interlagos quanto aqui, enquanto buscávamos um melhor acerto. Esse pódio marca uma volta por cima para o nosso time”.

"Acredito que ainda não estamos no mesmo nível do acerto encontrado aqui em Curitiba pelo Valdeno e pelo Thiago, mas tenho certeza que vamos trabalhar com muita força para recuperar essa diferença a partir de Brasília".

Daniel Serra, Red Bull Racing, Peugeot 307 #29: "A largada foi muito difícil para mim; acabei espremido entre dois carros no 'S' na primeira volta, fui tocado duas vezes e perdi várias posições. Depois, não tive como atacar em busca da recuperação - o acerto do carro estava bastante bom e eu conseguia tracionar bem nas saídas de curva, mas meu motor rendia muito menos do que o normal, não havia como conseguir ultrapassagens nas retas. Mesmo assim somei pontos importantes para o campeonato, principalmente graças à nossa equipe, que fez um trabalho espetacular na troca de pneus, me permitindo recuperar diversas posições". | Por: Cásiso Cortes | http://www.redbullracing.com.br | http://redbull.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira