Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/04/2009 - 11:02

Cresce o volume de protestos na região Sudeste do Brasil

Dados da Equifax, líder mundial em informação e inteligência para decisão e gestão empresarial, mostram que no mês de março foi registrado um volume de 287.937 títulos protestados emitidos por pessoas jurídicas na região Sudeste do país. Um aumento de 41,40% em relação a fevereiro de 2009. Comparado a março de 2008, o volume foi 41,75% maior. A mesma comparação, levando-se em conta o número de dias úteis de cada mês, mostra que o volume de protestos por dia útil, em março, foi 27,93% superior ao registrado no mês de fevereiro e 35,00% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.

O crescimento dos protestos em março na região é resultado do agravamento da situação financeira das empresas que, após o estouro da crise internacional, passaram a ter dificuldades de acesso ao crédito necessário para manter o fluxo de caixa e honrar os compromissos financeiros. No gráfico seguinte, que apresenta o comportamento do volume de títulos protestados emitidos por pessoas jurídicas desde janeiro de 1999 até hoje, percebemos a existência de quatro momentos diversos. De janeiro de 1999 a janeiro de 2000, houve forte redução do volume de protestos, resultado da recuperação da atividade econômica após as dificuldades ocorridas no final do primeiro governo FHC. De janeiro de 2000 a julho de 2002, a linha de tendência do gráfico subiu de maneira acentuada, graças, em parte, aos efeitos negativos da crise energética que afetou intensamente a economia da região Sudeste do país. Entre julho de 2002 e julho de 2008, a mesma linha sofreu uma queda moderada, fruto da recuperação ocorrida durante o governo Lula puxada pelo forte crescimento da economia internacional. Após julho do ano passado a situação se agravou bastante, levando a linha de tendência da curva a uma forte inflexão positiva.

O agravamento da situação de inadimplência referente aos títulos emitidos por pessoas jurídicas é reflexo da crise financeira internacional, que dificultou o acesso ao crédito para financiamento da produção e para a manutenção do capital de giro das empresas. Como a região Sudeste conta com uma economia bastante diversificada e fortemente dependente da atividade industrial, podemos notar que os efeitos da crise internacional foram sentidos de maneira mais intensa nesta região do Brasil. Tal situação de agravamento deve continuar ao longo de 2009. Espera-se, porém, que o ritmo de deterioração da inadimplência diminua e, que a partir do início de 2010, possamos experimentar um recuo no volume de protestos, mantendo a expectativa que tal volume retorne aos níveis anteriores à crise.

Perfil da Equifax - Provedora do maior banco de dados sobre pessoas físicas e jurídicas da América Latina, a Equifax é líder global no fornecimento de informação e inteligência para decisão e gestão empresarial. Com mais de 100 anos de existência e presente em 15 países, oferece ao mercado soluções que agregam valor e lucratividade a todo o ciclo de negócios. No Brasil, iniciou suas atividades em 1998, com a aquisição da SCI, empresa fundada em 1974 e pioneira no fornecimento de informações restritivas e positivas sobre pessoas jurídicas no País. | Site www.equifax.com.br .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira