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14/04/2009 - 11:06

Warner Bros. Consumer Products traz Penelope Charmosa para o mundo dos brinquedos na 26ª Abrin

Penelope sai das pistas de corrida e entra para o mundo da diversão com produtos inéditos na Abrin e ações programadas para os universos fashion e digital.

Ela continua sendo linda, loira, inteligente, feminina, independente e, principalmente, rosa. Protagonista de uma série de desenho animado lançada no final dos anos 60 pelos estúdios Hanna-Barbera, Penelope Charmosa ainda hoje conversa com mulheres de todas as idades.

A apresentação formal de produtos dessa personagem que encanta crianças, jovens e mulheres até hoje será feita durante a 26ª Abrin – Feira Nacional de Brinquedos –, a ser realizada no Expo Center Norte, entre os dias 13 e 16 de abril, em São Paulo.

“Além de ser moderna e inteligente, Penelope Charmosa tem um amplo alcance no universo feminino, incluindo meninas de seis a 15 anos e mulheres de até 35 anos, por ser um ícone do movimento power pink.”, afirma o diretor geral da WBCP Brasil, Marcos Bandeira de Mello. O power pink é um estilo de vida adotado por um número crescente de adolescentes que defendem a importância de atitudes femininas para enfrentar as diversas situações do dia a dia. Nesse sentido, a pesquisa direcionou a WBCP aos mundos da moda, da música e principalmente, ao mundo digital. Com ações programadas para esses universos, a Warner Bros. Consumer Products prevê posicionar a personagem na pole position das marcas femininas da Companhia no Brasil, em até cinco anos. O resultado desse trabalho, que revelou o potencial da personagem para produtos de consumo, começa a ser apresentado na 26ª edição da Abrin.

Para o evento estão reservados lançamentos de diversos produtos de Penélope. Destaque para a grande aposta do ano, a primeira fashion doll de Penelope Charmosa. Lançada pela Estrela, a boneca dirigida a meninas de três a nove anos, chega às lojas em agosto. Bem caracterizada, a boneca veste a célebre roupa cor-de-rosa de Penelope e traz os famosos acessórios da personagem, como óculos, luvas e capacete. “Juntas, Estrela e Warner esperam vender 50 mil bonecas em um ano”, revela o diretor geral.

A Toyster participa da ampliação do universo da personagem com dois modelos diferentes de quebra-cabeças de Penelope. Com indicação para seis anos, o produto chega ao mercado já em maio, é composto por cem peças e tem a dimensão de 34,5 x 22,5 cm. Seu preço sugerido é R$ 16,99.

Já a Sulamericana propõe uma brincadeira com os trajes da personagem e lança uma fantasia de Penelope Charmosa para adultos. O traje vem com três saias sobrepostas, blusa e os tradicionais acessórios de Penélope: luvas, botas e chapéu com viseira.

A linha By Kids da Conthey traz à Abrin, pelo segundo ano consecutivo, kits de bolsas contendo diversos brinquedos da Penelope Charmosa. Telefone, escova de cabelo, espelho, relógio, kit de miçangas, patins, barracas e skates exemplificam essa coleção. No ano passado, a Conthey foi a única empresa a levar produtos com a Penelope Charmosa para a Abrin. Com o sucesso, a companhia decidiu repetir a linha para a edição de 2009.

Para completar, a Multibrink apresenta uma outra boneca da propriedade. Inteira de vinil e com roupas de veludo, ela possui 43,5 cm que prometem chamar a atenção.

Mundo fashion e digital - Após os lançamentos na Abrin, a Warner Bros. Consumer Products parte para os universos fashion e digital. “As crianças e os adolescentes estão cada vez mais presentes no mundo digital, interagindo e se relacionando com outras pessoas. Por isso destacam-se nessa estratégia ações dirigidas para esse universo”, ressalta Mello. Para o mês de julho está programado o lançamento do site de Penelope Charmosa e, no segundo semestre, a personagem terá participação especial no Teen Fashion.

“Nossa estratégia de comunicação será voltada prioritariamente para o público teen, mas as ações de Penelope Charmosa podem atingir também crianças e mulheres”, declara Mello. A WBCP Brasil prevê que Penelope Charmosa consiga repetir o sucesso da personagem que ocupa atualmente a posição mais alta do pódio brasileiro, a coreaninha Pucca.

Pesquisa - A pesquisa qualitativa foi realizada em 2008 e ouviu as crianças e jovens com idades entre seis e quinze anos e mulheres de até 35 anos das cidades de São Paulo, Porto Alegre e Recife. A análise foi destinada a identificar a relação emocional da personagem com as consumidoras, o público-alvo e o potencial da marca para o desenvolvimento de produtos e promoções. O desenvolvimento da personagem Penelope Charmosa como single character foi uma iniciativa local e teve início em 2007 com a linha de papelaria e de confecção. A ação colocou o escritório do Brasil na liderança mundial do projeto de Penelope Charmosa.

Esse trabalho revelou o potencial da personagem para produtos em universos não explorados no desenho e a direcionou a uma humanização necessária para que conseguisse se aproximar mais das meninas de hoje.

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