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14/04/2009 - 11:12

Mercado cada vez mais exigente para periféricos

Setor de equipamentos conquista clientes oferecendo mais segurança com garantia e assistência técnica.

A Abimei busca soluções para um mercado cada vez mais exigente: o de periféricos para máquinas industriais. Com a abertura das importações no início da década de 90, clientes desprevenidos compravam máquinas do exterior que vinham com equipamentos e assessórios sem garantia ou assistência técnica no Brasil. Depois de alguns problemas com máquinas, que ficavam paradas por falta de manutenção em seus acessórios, o mercado busca, cada vez mais, exigir que as empresas que comercializam periféricos estejam presentes para atender o cliente em todas as situações.

Rogério Fuzaro, coordenador da Câmara Setorial de Equipamentos da Abimei e diretor geral da Bucci Industries, está desenvolvendo um recurso que deve funcionar como uma garantia de que a empresa está apta a realizar um bom atendimento. “Vamos criar uma espécie de certificado da Abimei para as companhias que importam equipamentos e têm uma estrutura no Brasil para assegurar assistência técnica aos clientes”, revela.

Segundo o coordenador, o formato e a maneira como será divulgado ao mercado ainda não está definido, mas o processo será simples. “Nossa intenção não é avaliar a empresa ou a qualidade dos produtos e sim verificar se os importadores de periféricos estão estabelecidos no País e são capazes de oferecer os serviços que o cliente precisa”, especifica. De acordo com Fuzaro, os compradores poderão verificar se a empresa tem um bom atendimento antes de fechar o negócio.

Para Jonas Gonçalves, diretor da Polyline, o projeto é louvável, já que vai unir os importadores do setor e aumentar a qualidade dos fornecedores no mercado. “O certificado vai estimular a cooperação para benefício do setor, isso atrai desenvolvimento e crescimento”, opina o executivo.

Luiz Antonio Garbin, diretor da Makino, concorda com o projeto e afirma que o ideal é que o cliente tenha o mínimo de trabalho possível e as empresas que comercializam a máquina e o periférico resolvam o assunto no caso da necessidade de manutenção. O profissional conta que, no caso da sua empresa, o cliente tem duas opções de fabricantes de periféricos que podem ser incluídos nas máquinas quando ela é encomendada. “Se o comprador pede o produto de um fornecedor que não conhecemos nós não colocamos na máquina. Não queremos correr o risco de expor o cliente a um fabricante que não atenda as suas necessidades”, explica.

A idéia é que o certificado seja oferecido exclusivamente para empresas associadas à Abimei. “Desta maneira vamos fortalecer a entidade e trazer companhias confiáveis”, avalia Fuzaro. O projeto traz ainda outra vantagem para quem faz parte da associação. “A intenção é que os associados do setor de máquinas priorizem os sócios da Abimei no momento de firmar parcerias com um distribuidor de equipamentos”, conta. O coordenador afirma que a intenção do projeto é chamar a atenção para o assunto e evitar que clientes continuem se prejudicando por comprarem equipamentos de empresas sem estrutura no Brasil.

O coordenador ainda está debatendo com os membros Câmara Setorial de Equipamentos como a idéia será colocada em prática, mas a previsão é começar a certificar as empresas ainda em 2009. Gonçalves, da Polyline, comenta que a iniciativa tende a trazer melhorias para o setor, já que as empresas vão buscar manter assistência técnica para não perder mercado. “O projeto dá destaque e credibilidade para as companhias estruturadas no Brasil, com bom atendimento ao cliente”, comenta. | Abimei

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