Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/04/2009 - 11:18

Mesmo com a instabilidade da economia, Fenasan prevê crescimento em 2009

“Embora seja difícil prever crescimentos de qualquer mercado, diante da turbulência do quadro econômico mundial, desde a explosão da bolha de crédito dos EUA no final de 2008, alguns setores da economia nacional devem continuar com investimentos em alta, como o de saneamento ambiental”. A afirmação é do presidente da Associação dos Engenheiros da Sabesp, Luiz Narimatsu, há 20 anos promotora da Fenasan (Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente), considerada o maior evento técnico-mercadológico do setor na América Latina e que deverá reunir mais de uma centena de expositores. A edição de 2009 acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de agosto no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo – SP, em caráter simultâneo com o XX Encontro Técnico da AESabesp.

Durante a realização da Feira, os expositores, geralmente empresas fabricantes de equipamentos para o setor e de desenvolvimento de programas, prometem lançamentos e novidades para atender à demanda desse mercado de atuação. E como ele é bastante promissor, as empresas prestadoras de serviços da área e até de outros segmentos complementares engrossam a comercialização de reservas de espaço, quase esgotadas já no início de 2009. Paralelamente à feira, no XX Encontro Técnico, serão discutidas as tecnologias desenvolvidas para o saneamento, com a apresentação de diversas palestras técnicas, cursos específicos e formação de mesas redondas, onde se destacam as participações de profissionais da Sabesp e de outras empresas do mercado, além de agentes atuantes na esfera de políticas públicas e do universo acadêmico.

O clima de otimismo que cerca a Fenasan 2009 encontra base nos investimentos de 2007 e 2008, tanto os contemplados pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal, quanto os recursos vindos de grupos estrangeiros, que assegurou só para São Paulo o aporte de R$ 7 bilhões, até 2010, para se manter a universalização no fornecimento de água tratada e chegar a 84% na coleta e esgoto, nos 367 municípios atendidos pela Sabesp.

Narimatsu acredita que o destino de tais investimentos não vai mudar de rota dentro do prazo previsto, porque ele surte efeitos em outras esferas da economia que implicam em desenvolvimento do País, como meio ambiente, educação, habitação, redução da pobreza e principalmente saúde, com o registro do seguinte argumento: “a própria OMS (Organização Mundial da Saúde) atesta que cada dólar gasto em melhoria sanitária gera um benefício econômico de US$ 4”.

Face ao quadro, ele também atribui uma forte confiança das empresas que já operam tradicionalmente nesse mercado, como pode ser atestado através da vinda de novos grupos que vêem no saneamento um setor de captação de recursos e expansão tecnológica. “Isso ficou claro na nossa Feira e Congresso de 2008, cujo espaço foi lotado com habituais e novas participações. E para 2009, a tendência é de continuação e reforço desse quadro”.

Outro aspecto favorável é a participação de outras entidades do setor como o Sindesan (Sindicato Nacional das Indústrias de Equipamentos para Saneamento Básico e Ambiental), Abemi (Associação Brasileira de Engenharia Industrial), Asfamas (Associação Brasileira dos Fabricantes de Materiais e Equipamentos para Saneamento), que reforça a participação do setor industrial na Fenasan.

Presenças confirmadas na Fenasan 2009: Se solidificando, a cada ano, como o maior evento técnico-mercadológico do saneamento ambiental da América Latina e um dos maiores em escala mundial, a Fenasan 2009 já conta com os mais influentes expositores do mercado nesse segmento. | Site: www.fenasan.com.br | E-mail: [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira