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15/04/2009 - 10:14

Intenção de compra dos consumidores no varejo aumenta no 2º trimestre do ano

Dados revelados pela pesquisa do PROVAR & LABFIN/FIA e da Felisoni Consultores Associados

Em comparação com trimestre anterior, índice de pessoas que não pretendem comprar caiu de 33,4% para 27,6%. Estudo divulga ainda resultados da pesquisa de Intenção de Compra na Internet.

O índice de consumidores que não pretendem comprar no segundo trimestre de 2009 é menor que nos primeiros três meses deste ano. É o que revela a “Pesquisa Trimestral de Intenção de Compra no Varejo”, realizada pelo PROVAR (Programa de Administração do Varejo) & LABFIN (Laboratório de Finanças), da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Felisoni Consultores Associados.

Em amostra com 500 consumidores da cidade de São Paulo, o estudo faz uma análise das expectativas de compras em relação a dez categorias de produtos: Linha Branca, Eletroeletrônicos, Telefonia e Celulares, Informática, Automóveis e Motos, Cine e Foto, Material de Construção, Cama, Mesa e Banho, e Móveis e Eletroportáteis.

De acordo com a apuração, de abril a junho, a intenção de compra do consumidor aumentou, quando comparado ao primeiro trimestre de 2009. 27,6% dos entrevistados responderam que não pretendem adquirir itens dos segmentos pesquisados, enquanto que, de janeiro a março, esse percentual era de 33,4%. Esse otimismo também se reflete no último ano. Entre abril e junho de 2008, 63,2% dos entrevistados pretendiam fazer compras, enquanto que no mesmo período de 2009 esse índice é de 72,4%.

Dentre as categorias avaliadas neste segundo trimestre, os itens de Informática lideram as intenções de compra com 15%, seguidos pelos produtos de Linha Branca com 12,8%, e o segmento de Cine e Foto ocupa a terceira colocação com 12,4% de intenção.

Quanto às expectativas de gastos, a categoria Automóveis apresentou queda significativa. No primeiro trimestre deste ano, os consumidores tinham a intenção de gastar, em média, R$ 22.240,00, já no segundo trimestre esse valor caiu para R$ 15.821,05. Uma retração de 28,9% quando comparada ao mesmo período de 2008.

“O que podemos concluir com a tabulação desses números é que há uma manutenção na tendência de consumo, mas, em virtude da restrição ao crédito, o consumidor está mais conservador para se endividar”, avalia Cláudio Felisoni, coordenador do PROVAR/FIA.

Por conta do Dia das Mães, o consumidor se mostra mais propenso a utilizar o crédito para adquirir produtos das categorias: Linha Branca, com 75%, seguida por Móveis, 72%, e Materiais de Construção, 69,6%.

Intenção de compras por categoria:

A pesquisa também apontou um aumento na Intenção de Compras pela Internet. Apenas 12,7% dos entrevistados informaram não ter intenção de efetuar compras pela Internet, ante os 15,7% do trimestre anterior.

Intenção de compra na internet:

Quanto à preferência dos consumidores em relação aos sites para adquirir serviços de Viagens e Turismo, 30,4% optaram pela home page da CVC. Para CD´s, DVD´s, Livros e Revistas, 28,9% realizam suas compras na Saraiva e para adquirir cosméticos, perfumaria e saúde, 26,2% utilizam a Sack´s. A Lojas Americanas aparece como a preferida dos internautas nas categorias brinquedos (24%), Utilidades Domésticas (22,5%), Linha Branca (21,4%) e Telefonia e Celulares (20,9%).

Perfil do Provar: O Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração (FIA) foi criado em 1992 com o objetivo de promover pesquisas e oferecer treinamento para o setor, que é um dos maiores do terciário da economia brasileira e grande empregador da mão-de-obra. O propósito do programa é manter uma estreita parceria entre acadêmicos e executivos de organizações ligadas direta ou indiretamente ao varejo, à distribuição, aos serviços e ao mercado de consumo. O programa também tem por objetivo promover pesquisas, estudos, publicação, consultoria e treinamento para o setor de varejo de bens e serviços. Consolidado como o maior centro acadêmico de investigação nas áreas do varejo e mercado de consumo do Brasil, o Provar envolve a participação regula r de mais de cinqüenta professores, vinte pesquisadores em caráter permanente, além de alunos do mestrado e doutorado da FEA/USP. Sob sua supervisão já foram realizados mais de 5 mil horas por ano de programas de treinamento, bem como projetos de consultoria e educação no Brasil e na América Latina (México, Chile e Argentina), tendo registrado em 2005 o treinamento de mais de três mil profissionais.

Sobre o Labfin: O Laboratório de Finanças da Fundação de Instituto de Administração (FIA) criado em 1995, que atua na área de Gestão de Instituições Financeiras, Mercado de Capitais e Avaliação Econômico-Financeira, e está preparado, com seu quadro de docentes doutores, mestres e especialistas, para a execução de projetos de desenvolvimento profissional para pessoal envolvido nos vários segmentos do mercado. O Centro de treinamento é constituído por salas de aula com equipamentos de última geração que proporcionam forte interação entre o aluno e o conhecimento.

Atualmente, diversifica suas atividades posicionando-se na vanguarda do conhecimento científico, o qual é transmitido em suas duas linhas básicas de atuação - pesquisa e treinamento. Todos os projetos de pesquisas do Laboratório de Finanças têm o objetivo de gerar relatórios, guias e softwares para auxiliar profissionais que precisam de análises financeiras complexas e atualizadas e que sirvam como base para a tomada de decisões.

Perfil da Felisoni Consultores Associados: A Felisoni Consultores Associados é uma empresa que oferece cursos, consultoria e pesquisas voltados para o atendimento das necessidades das organizações que têm interesses próximos ao mercado de consumo de bens e serviços. Contando com vasta experiência nas diversas áreas relacionadas à distribuição e ao mercado de consumo, a Felisoni & Associados oferece um amplo conjunto de soluções aplicadas à gestão das organizações. A experiência da Felisoni & Associados vem sendo construída pela intensa atividade de pesquisa de seus profissionais, que associam a sólida formação acadêmica com a ação prática, orientada à identificação e à solução de problemas das organizações mais estreitam ente relacionadas à dinâmica do mercado de consumo.

Perfil da FIA: eleita a melhor Escola de Negócios do Brasil, a FIA, um dos mais conceituados e respeitados centros educacionais do País, possui 28 anos de atuação no setor. A entidade, credenciada junto ao MEC (Ministério da Educação), atua em três frentes: consultoria, pesquisa e educação, capacitando-a para desenvolver estudos e prestar serviços nos mais variados campos de especialização da Administração. A FIA, , oferece 14 programas de MBAs com renomados professores e conteúdo atualizado com as tendências e necessidades de mercado. São cursos que vão desde Administração de Projetos, Banking, Comércio Internacional até Gestão e Empreendedorismo Social, Marketing de Serviços, Varejo, entre outros. Ao todo 52 professores atuam como coord enadores de projetos.

Os MBAs oferecidos pela instituição alcançaram credenciamento junto à The Association of MBAs (AMBA), sediada em Londres, que referencia importantes escolas de negócios pelo mundo. Outro reconhecimento importante foi concedido pelo jornal britânico Financial Times. O MBA Executivo, oferecido pela FIA, ocupa a posição de número 29 no ranking dosmelhores MBAs Executivos das Américas, sendo o único MBA brasileiro no elaborado pelo jornal, que destaca, ainda, a qualidade do grupo de alunos: o 5° mais experiente do mundo.

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