Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/04/2009 - 10:33

Bangu Shopping inaugura exposição “Você sabia? O futebol no Brasil nasceu em Bangu!”

Cerca de 1200 pessoas participaram da inauguração da exposição “Você sabia? O futebol no Brasil nasceu em Bangu!”, nesta terça-feira (14/4), uma homenagem do Bangu Shopping a uma das maiores paixões do brasileiro, o futebol, e a um dos mais tradicionais times do Rio de Janeiro: o Bangu Atlético Clube, que completa 105 anos no dia 17 de abril. A exposição ficará aberta a visitação até o dia 11 de maio.

Estiveram presentes os ex-jogadores do Bangu Ubirajara, Luís Alberto, Calazans, Neco, Fidelis, Enio, Marinho, Jair Neves, Joubert, Jayme Corrêa e Ananias. O evento também contou com a presença do historiador José Carlos; do responsável pelo Grêmio Literário José Mauro de Vasconcelos, Benevenuto Rovere; e do idealizador da exposição, Clécio Régis.

A inauguração foi animada pela banda do Bangu Atlético Clube, “A Furiosa”, que, entre outras músicas, tocou o hino do time.

Exposição - A exposição tem como cenário um carpete verde simulando um campo de futebol, onde uma tela de LCD de 50 polegadas, acoplada a uma bola de futebol de 1,5 metro de diâmetro, exibe depoimentos dos atuais jogadores do Bangu e também daqueles que trouxeram tantas alegrias aos seus torcedores como Ubirajara, Ênio, Fidelis, Luiz Alberto, Calazans e Neco, além de vídeo e fotos. Em frente à tela, foi montada uma arquibancada, para que as pessoas possam assistir às partidas e aos seus ídolos.

Em volta do gramado, expositores exibem 160 fotos e documentos que comprovam que o futebol nasceu em Bangu. O evento conta ainda com a exibição de troféus conquistados pelo Bangu Atlético Clube a camisa oficial do time.

O evento é realizado em parceria com o Grêmio Literário José Mauro de Vasconcelos - entidade que cuida da preservação do patrimônio cultural de Bangu e Clécio Regis Cenografia empresa especializada em projetos e produção de cenários.

A história pouco conhecida - Segundo consta no livro “Nós é que somos banguenses”, do historiador Carlos Molinari, e confirmado no portal da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, a história do futebol brasileiro nasceu no bairro operário de Bangu. Em abril de 1894, o técnico têxtil escocês chamado Thomas Donohoe, da Companhia Progresso Industrial do Brasil – antiga Fábrica de Tecidos Bangu, trouxe do Reino Unido a primeira bola de couro, uma bomba para enchê-la e alguns pares de chuteiras, camuflados dentro de uma caixa de madeira junto com equipamentos e materiais comprados para a fábrica.

Antes mesmo de Donohoe trazer a primeira bola, em 1893, os técnicos ingleses e escoceses, recém-chegados, já falavam com entusiasmo sobre uma nova modalidade esportiva, o football, para os operários locais, que ficavam empolgados com a narrativa. Das conversas, nasceu a idéia de trazer a bola e fazer um "field" - como os ingleses denominavam o campo de futebol.

As primeiras partidas foram realizadas num campo improvisado, próximo da fábrica. O esporte era praticado sempre aos domingos, pois era o dia de folga dos funcionários. Com o tempo, a tão conhecida “pelada” de todos os domingos logo se transformou no principal lazer dos britânicos. Algo que surgiu como entretenimento entre os trabalhadores, logo se tornou sério e profissional. Em 1897, começaram a discutir sobre a possibilidade de se fundar um clube para a prática do futebol. A princípio, os empolgados jogadores tiveram dificuldades, pois a direção da fábrica não apoiava a iniciativa de seus empregados. Somente em 17 de abril de 1904, sendo presidida por Willian French e Thomas Donohoe, fundou-se o Bangu Athletic Club, atual Bangu Atlético Clube.

O primeiro negro em campo -Em 24 de maio de 2001, através do Projeto de Resolução 788/2001, de autoria do então deputado estadual Noel de Carvalho (PSB), o Bangu Atlético Clube conquistou outro reconhecimento histórico ao ganhar a medalha Tiradentes da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, por ser o primeiro time a ter um negro em seu quadro de jogadores.

Ao contrário do que muitos achavam, o Bangu Atlético Clube foi a primeira equipe a ter um negro em seu elenco. Até então, o Clube de Regatas Vasco da Gama era conhecido como o primeiro time a escalar um afro-descendente para uma partida, com registros datados em 1923. Porém, o mais antigo clube da Zona Oeste provou, através de registros históricos, que o apoiador Francisco Carregal foi o primeiro negro a atuar em campo, numa partida disputada em 1905, um ano após a sua fundação.

Exposição: Você sabia? O futebol no Brasil surgiu em Bangu!, de 14 de abril a 11 de maio, de segunda a sábado das 10h às 22h. Domingos e feriados das 12h às 21h, na Praça de Eventos. Público: Livre – Gratuito. Bangu Shopping – Rua Fonseca, 240, Bangu, telefone (21) 3423-9234.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira