Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/04/2009 - 10:38

“Misturar é Preciso”


Esse lema não podia ser mais apropriado para o Projeto Vinagrete.

O Projeto Vinagrete nasceu em 2006 com os amigos Uribe Teófilo e Didi Rubio no objetivo de misturar música com artes cênicas. O Projeto cresceu e hoje tem espaço para várias expressões artísticas tais como: poesia, artes cênicas, dança, artes plásticas e circenses.

Composto por 4 integrantes fixos, os chamados Vinagretes Didi Rubio (violão), Feliperas França (guitarra e gaita cromática), Guilherme Reis (o Gui da Cuíca) e Uribe Teófilo (voz), além de músicos, coordenam toda essa mistura.

O núcleo musical conta com mais seis (6) músicos que participam de todas as apresentações formando assim o Projeto Vinagrete (contra-baixo, bateria, percussão, trompete, trombone e sax).

O repertório dançante e enérgico tem como base a música popular brasileira sem limitações de influências, contém músicas de grandes nomes como Chico Buarque, Tom Jobim, Baden Powell, Luís Gonzaga, Djavan, Carlos Lyra, João Donato, Tim Maia, Jorge Ben, entre outros. Os arranjos passam por diferentes estilos Samba-Rock, Samba-Jazz, Samba-Funk, Gafieira, Forró, Bossa Nova, e Funk, mas sempre que possível misturam diferentes gêneros dentro da mesma música. Segundo os integrantes “o Projeto Vinagrete toca o Popular-Samba-Jazz”.

Atores circenses, poetas e bailarinos convidados já se apresentaram ao lado do núcleo musical em casas de show, discotecas e eventos. Sobre o nome do Projeto, o grupo dá a receita: “Misture vinho, cebola, tomate e azeite, assim você terá um delicioso Vinagrete, misturar é a palavra! E também a chave para um novo gosto. Fomos buscar na culinária uma forma de transmitir ao público a nossa concepção e a receita do Vinagrete traduz nossa intenção”, afirmam.

Em 2007, o Projeto Vinagrete participou do documentário “Arte independente: o sucesso sem jabá” junto com “O Teatro Mágico” e a “Companhia Trucks de Bonecos”. No mesmo ano, a trupe apresentou o show “O Malandro e a Colombina”. Em 2008, lançou o show “Misturar é Preciso” no qual a platéia se misturava aos músicos tornando o show uma miscelânea popular. No início do segundo semestre de 2008, o Projeto lançou suas primeiras músicas autorais, são elas: “Mafagafes” de Feliperas França, Cavalo a Vapor, fruto da parceria entre Uribe Teófilo e Marco Matolli (vocalista do Clube do Balanço) e uma releitura da música “Educado Caducou” de Carlos Trevisan, ex-guitarrista do O Teatro Mágico. Os Vinagretes apóiam a iniciativa de livre acesso à arte e tudo é realizado de maneira totalmente independente.

O ano de 2009 começou com a participação do Projeto Vinagrete no filme “No Olho da Rua”, dirigido por Rogério Correa da Silva e protagonizado por Murilo Rosa e Leandro Firmino, o Zé Pequeno de cidade de Deus.

Casas como Salve Quarta, Teatro Mars, Miscelânea Cultural, Ébano Bar TonTon Jazz, Espaço Santa Clara entre outras já experimentaram o sabor do Projeto Vinagrete.

Integrantes.: Uribe Teófilo - Compositor e intérprete é conhecido em diversas rodas de samba de São Paulo é um dos fundadores do Projeto Vinagrete. Sempre foi apaixonado por samba e grandes nomes da música brasileira. Tem como influência o samba, a bossa-nova a MPB e o samba-jazz. Sua energia no palco é contagiante e seu swing faz todo mundo dançar.

Didi Rubio - Instrumentista muito dedicado, Didi Rubio é fissurado em Baden Powell e em ritmos brasileiros como o choro, o samba, a bossa-nova e o forró. Responsável pela escolha do repertório, também é um dos fundadores do Projeto Vinagrete.

Gui da Cuíca - Intercala os shows do Projeto Vinagrete com ensaios e desfiles das escolas de samba de São Paulo e do Rio de Janeiro. Traz a energia do samba-enredo para o palco do Projeto Vinagrete. Toca cuíca em quase todas as músicas do repertório. A cuíca é fundamental para o contexto musical da mistura proposta pelo Projeto. Enquanto a Cuíca chora, o Gui é só sorriso.

Feliperas França - Compositor, guitarrista, gaitista e poeta, foi o último a integrar a trupe. Com influências de rock, reggae, mpb, blues, bossa-nova, samba e jazz acrescentou à mistura o swing da guitarra, a melodia da gaita cromática e blues e o universo de suas poesias. Intercala os shows do Projeto com as atividades nas ONGs que atua voluntariamente e defende a idéia que a músicae arte são fundamentais para o equilíbrio social.

Banda de apoio - É composta por mais seis (6) músicos que podem variar entre uma apresentação e outra, porém as posições e os instrumentos são fixos e entram em todas as apresentações. São eles: bateria, contra-baixo, percussão, trompete, trombone e sax. * [ Foto da esquerda para direita: Didi Rubio, Feliperas França, Gui da Cuíca e Uribe Teófilo]. Site oficial: www.projetovinagrete.com.br | Blog: http://projetovinagrete.blogspot.com | Músicas Mafagafes e Educado Caducou disponíveis no MySpace: www.myspace.com/projetovinagrete | Agenda: vide site oficial ou MySpace | Contato: [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira