Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/04/2009 - 10:55

I Congresso Rio Eco Rural em Nova Friburgo

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Agrária, Rural e Pesqueira da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) realizará o I Congresso Rio Eco Rural nos dias 16, 17 e 18 de abril, na Queijaria Escola de Nova Friburgo (RJ-130 Nova Friburgo-Teresópolis, km 18, Conquista), região Serrana do estado. Segundo o presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani (PMDB), o encontro tem o objetivo de promover o desenvolvimento rural sustentável e contribuir para o fortalecimento da economia fluminense. "Este evento é o coroamento do trabalho que vem sendo feito pela Comissão de Agricultura, presidida pelo deputado Rogério Cabral, em busca de melhores soluções para o setor. A comissão percorreu todo o estado, realizando reuniões e ouvindo as lideranças locais. Pela primeira vez, o pequeno e o médio produtores se sentiram amparados e com possibilidade de diálogo", ressalta Picciani.

"Este congresso é fruto de um trabalho intenso da comissão, que se iniciou em 2007, quando fizemos um mapeamento da agricultura em todo o estado. Agora, o evento e seus seminários poderão gerar mudanças significativas para toda a nossa população", explica Rogério Cabral (PSB). "Todos os preparativos estão sendo providenciados para tornar o acontecimento um meio de integração para o produtor rural, com palestras informativas que poderão influenciar positivamente no cotidiano de cada um daqueles que trabalham no meio", acrescenta o parlamentar. O evento, que será inaugurado pelo governador Sérgio Cabral, terá painéis sobre pecuária, agricultura familiar, energias renováveis, turismo rural e ecoturismo e meio ambiente. O presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética do governo federal), Mauricio Tolmasquim, o ex-ministro Roberto Rodrigues, e o empresário italiano Paolo Franchetti, um dos donos da Energheia Nuova, empresa que está em entendimento com a Embrapa para fabricar biodiesel a partir do pinhão manso, confirmaram presença

Os participantes irão debater, entre outros temas, soluções capazes de promover o desenvolvimento rural sustentável através do fortalecimento da agricultura familiar, do cooperativismo e da agroindústria rural familiar e o incentivo à agroecologia, fomentando a agricultura orgânica, a recuperação das matas ciliares e de proteção de nascentes. Rogério Cabral também destacou o incentivo ao uso de técnicas de melhoramento genético com a inseminação artificial de rebanhos e a adoção de controles de manejo e de pastagens. Outro tema abordado pelas palestras será a utilização do crédito rural, com juros especiais, como instrumento de recuperação e conservação ambiental, além de aumento da produtividade. Todos os painéis serão apresentados por profissionais das áreas de pecuária, pesquisa e desenvolvimento, extensão rural, cooperativismo, comércio exterior, agroindústria, meio ambiente, turismo e infraestrutura.

No dia 16, o evento será aberto às 10 horas pelo governador Sérgio Cabral e o ex-ministro Roberto Rodrigues. O seminário tem o apoio do Sistema Firjan, Embrapa, Sebrae, Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Agricultura; Banco do Brasil e Fecomércio.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira