Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/03/2007 - 08:14

Analitic inicia distribuição de novo teste para identificar Rotavírus

Um exame simples, de fácil execução, com preço acessível e com índice de especificidade (eficiência) superior a 99%. Assim é o Rotavírus One Step Teste INLAB, desenvolvido pela Alamar, do grupo Interlab, e que começa a ser distribuído pela Analitic para clínicas médicas. O objetivo pretendido com essa iniciativa é disponibilizar uma opção eficaz para profissionais de saúde que realizam análises laboratoriais em clínicas, de forma a que possam identificar, com maior rapidez e precisão, os casos de infecção por Rotavírus que, atualmente, é o principal agente causador de gastroenterite aguda em crianças com menos de dois anos de idade. Estima-se que a doença é responsável por 500 mil óbitos anuais, sendo que 5% das mortes são de crianças com menos de cinco anos.

Carolina Ynterian, bioquímica especializada em biologia molecular e diretora da Analitic, explica que o One Step começou a ser distribuído, no Brasil, pela Interlab no início deste ano para as redes pública e privada de saúde. “A Analitic, pertencente ao mesmo grupo, irá disponibilizar o teste para as clínicas que costumam atender, em especial, a parcela da população que não possui plano de saúde e que não deseja utilizar a rede pública de atendimento”, destaca. Segundo a executiva, nos Estados Unidos e Europa já existe uma forte tendência de os próprios médicos realizarem alguns exames em suas clínicas ou consultórios a fim de auxiliar no diagnóstico inicial do paciente e poder avaliar melhor a necessidade ou não de exames mais específicos . Essa medida também tem como objetivo prestar um atendimento mais imediato. “No Brasil e nos demais países da América Latina isso ainda não é uma realidade, mas acredito que esse movimento começará a crescer nos próximos anos em função da necessidade da classe médica atender as pessoas mais abastadas e que querem maior comodidade e rapidez, como também para atender aos não conveniados”, supõe Ynterian.

De acordo com a diretora da Analitic, atualmente algumas grandes redes de laboratórios já estão direcionando para unidades específicas o atendimento da população de baixa renda e não coberta pelos convênios de saúde, oferecendo exames a custos mais baixos e acessíveis. “É para essa faixa de mercado, e também para clínicas que pretendem investir nessa arena, que a Analitic irá disponibilizar o novo produto”, explica Carolina Ynterian.

Imunocromatografia -O Rotavírus One Step emprega uma combinação de anticorpos rotavírus conjugado com látex vermelho e anticorpos específicos para rotavírus em fase sólida. Através da técnica de imunocromatografia é possível obter, de forma fácil, rápida e eficiente, um resultado positivo ou negativo em amostras de fezes de pacientes com diarréia aguda. Cada caixa do One Step contém materiais necessários para realizar um ou 20 testes. Na análise, a amostra é tratada inicialmente com uma solução de extração para isolar o rotavírus das fezes. Em seguida, basta adicionar o extrato na área teste da tira. Como a amostra migra através da membrana teste, as partículas de látex vermelho conjugadas com anticorpos rotavírus se ligam aos antígenos rotavírus, formando um antígeno-anticorpo. Esse complexo se liga aos anticorpos rotavírus imobilizados, produzindo uma faixa vermelha, indicando que a amostra contém o rotavírus.

“Em cinco minutos é possível obter o resultado. Se der positivo, aparecerão duas linhas visíveis: uma vermelha (positivo) e outra azul (linha do controle). Se der negativo, apenas a linha azul de controle aparecerá na região do resultado”, detalha Carolina, que também alerta para o fato de que as amostras devem ser coletadas assim que surgirem os sintomas, uma vez que o número de partículas virais diminui após oito dias, o que dificulta o diagnóstico depois desse período.

O One Step Inlab deve ser utilizado apenas para detecção do antígeno rotavírus em amostras de fezes. “Em comparação aos testes que utilizam outras tecnologias, como o ELISA e o Látex, o One Step, que se baseia na imunocromatografia, é bem mais fácil, mais rápido e está sendo disponibilizado a um custo extremamente acessível”, destaca Carolina.

Na avaliação da diretora da Analitic, esse novo teste poderá auxiliar a identificar a doença com maior rapidez, o que pode contribuir de forma positiva para reduzir o número de óbitos, especialmente em crianças dos países menos desenvolvidos, onde sua incidência é maior. “O Rotavírus costuma ser fatal em crianças porque elas apresentam menor resistência a diarréias tão agressivas como a provocada por essa doença”, destaca. Carolina lembra que apesar de existir vacina disponibilizada pelas redes particular e pública de saúde, a mesma só é eficaz em crianças com mais de dois anos de idade. “As que possuem de 2 a 5 anos estão mais susceptíveis a contrair a doença e testes como o One Step são importantes para poder identificar o rotavírus em tempo hábil para que seja adotado o tratamento adequado”, reitera Ynterian.

Também é importante identificar a doença o mais rápido possível porque ela é altamente contagiosa, uma vez que os vírus são eliminados em alta quantidade nas fezes das crianças infectadas e podem ser transmitidos pela via fecal-oral, por água ou alimentos, por contato com as pessoas e até por via respiratória. Outra característica do Rotavírus é a sua alta resistência – permanece vivo por mais tempo no ambiente do que outros tipos de vírus – o que facilita sua proliferação. Os adultos não estão livres de contrair a doença e, inclusive, por mais de uma vez devido à existência de mais de um sorotipo de Rotavírus.

Perfil do Analitic - A Analitic Tecnologia de Precisão foi criada em 1984, inicialmente para distribuir equipamentos da área de análises clínicas e laboratoriais e prestar serviços de reparo e manutenção dos mesmos. Nos anos 90, a empresa entrou na área de varejo, passando a distribuir produtos da família Confirme, fabricados pela Alamar, que hoje é lider de mercado em seu segmento. Ambas as empresas pertencem ao grupo Interlab que soma mais de 35 anos de atuação no segmento de saúde.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira