Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/04/2009 - 10:24

Tratamentos Estéticos combatem a flacidez facial


Um rosto com aspecto firme e jovem, com contornos definidos, harmônicos e pele bonita, mesmo com o passar dos anos, é um desejo do ser humano, principalmente das mulheres. Com o envelhecimento do organismo, o rosto é a parte do corpo que mais evidencia as marcas do tempo: apresenta rugas profundas ou mais superficiais, ocorre um decaimento das maçãs do rosto, a pele vai ficando flácida dia após dia.

Hoje, com o avanço da medicina estética, existem técnicas e tratamentos que ajudam a suavizar o processo de flacidez facial, além dos cuidados diários com limpeza, hidratação e uso de protetor solar e de uma alimentação equilibrada.

“A pele, por ser o maior órgão que possuímos é um reflexo dos cuidados que temos com ela e com nós mesmo no dia-a-dia”, ressalta Dra. Ana Cristina Fasanella, dermatologista, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e Membro do Grupo Brasileiro de Melanoma.

Para entender como ocorre a flacidez facial e os resultados animadores dos tratamentos estéticos, em entrevista sobre o assunto, Dra. Ana Cristina explica que conhecer o problema das marcas faciais é tão importante quanto distinguir suas causas.

A partir de qual idade a pele do rosto começa a ficar flácida? . Hoje, já existem estudos que mostram que o processo de perda de colágeno e, conseqüentemente, a flacidez que se inicia a partir dos 25,30 anos.

Quais os agentes externos e genéticos que influenciam neste caso? . Entre os fatores externos temos, principalmente, o sol, fumo, sedentarismo e má alimentação. A genética pessoal de cada indivíduo também conta neste caso.

Existe alguma característica racial que predomina no aparecimento imediato da flacidez? A pele branca fica flácida antes? A [ele negra demora? Sim, as características raciais influenciam. A pele negra tem fibras colágenas mais densas, além da proteção natural de melanina, que filtra melhor o raio ultravioleta do sol, que é um importante fator que leva ao envelhecimento. Já na pele branca, o baixo percentual de melanina favorece uma maior exposição solar, o que acentua o processo fotoenvelhecimento.

Quais as técnicas para tratar a flacidez facial? . Existem várias técnicas. Dentre elas destaco: Preenchimento com Ácido Hialurônico: esta técnica melhora a textura e firmeza da pele, pois quanto maior a perda de firmeza da pele (flacidez), mais rápida é a evolução para o envelhecimento. O Ácido Hialurônico ajuda a trazer de volta a firmeza e tensão da pele, inibindo o processo de envelhecimento;

Sculptra: o Ácido poli-L-lático tem como indicação remodelar o contorno facial, assim como melhorar cicatrizes de acne e tratar rugas do pescoço, além do envelhecimento das mãos. Toda essa abrangência vem do fato de ser um preenchedor medicamentoso que estimula a produção do colágeno dérmico, que promove sustentação à pele. Existe na Europa há mais de 20 anos e, no Brasil, está há 4 anos e tem se destacado.

Starlux DeepIR (Infravermelho profundo: luz infravermelha de pulso extra-longo, para aquecimento dérmico profundo sustentável. O aquecimento promove a nova formação do colágeno, diminuindo o tecido adiposo, melhorando a flacidez e textura da pele.

Accent: aparelho que produz uma energia eletromagnética que promove aquecimento volumétrico controlado. Duas antenas (ponteiras) emitem radiação eletromagnética na freqüência de 40.68 MHz que provoca oscilação das moléculas de água. Esta oscilação transforma a energia eletromagnética em energia térmica. O aquecimento promove regeneração do colágeno, quebra de tecido adiposo e fibroso, aumento da circulação e drenagem de fluidos.

Qual o tempo de tratamento de cada uma das técnicas? . Ácido Hialurônico: o número de seringas injetadas dependerá do quadro clínico do paciente, podendo variar de uma a três por sessão, esperando-se de 15 dias a 3 meses para uma nova aplicação, com durabilidade do efeito por 8 meses a 1 ano.

Ácido Poli-Láctico ou Sculptra: mililitros injetados a cada mês, durante 10 minutos cada sessão, em média, quatro a cinco sessões são recomendadas, dependendo do paciente, com efeito por 1 ano e meio.

DeepIR: três a cinco sessões com intervalos mensais, duração de 20 minutos a sessão, efeito por seis meses a um ano, dependendo do paciente.

Accent: Como é um tratamento indolor, pode ser realizado a cada duas semanas. O número de sessões necessárias varia de cinco a dez, dependendo da região e da gravidade.

Existe uma técnica indicada para cada idade? . O tratamento ou técnica a ser aplicada não depende da idade e sim da condição de saúde do paciente.

Quais os cuidados que se deve ter com a pele para adiar o aparecimento da flacidez? . Prevenir os agentes externos e tratar a pele com produtos que estimulem a produção de colágeno, sendo que um dos principais é o creme com retinóides.

Os resultados aparecem quanto tempo após o início do tratamento? . Dependerá de cada procedimento. No caso do Ácido Hialurônico, o resultado é imediato. Já o Ácido poli-L-lático, demora de um a três meses, após a primeira. Sessão; o Starlux DeepIR, após segunda. Sessão; e o Accent entre a terceira e a quarta sessão.

A ginástica facial é indicada para este caso? . Não existem trabalhos científicos do resultado efetivo da ginástica facial para combater a flacidez facial.

Existe algum tipo de alimentação que influencia na melhora da flacidez? Quais? O que eles contem? . Sim, os alimentos ricos em proteína principalmente (é a partir dela que se dá substrato para formação de colágeno). Então, aposte numa dieta com muita carne magra (peixe de preferência) ou leite e derivados, ovos, frutas e verduras escuras e cruas.

A Draª Ana Cristina Fasanella (CRM-SP 74335), é médica dermatologista, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e Membro do Grupo Brasileiro de Melanoma. É Diretora da Clínica Dermatologia Fasanella em São Paulo-SP.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira