Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/04/2009 - 10:39

Lobão confirma que preço do diesel poderá cair

Brasília - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, confirmou no dia 15 de abril (quarta-feira), a informação de que o governo está estudando a redução do preço do óleo diesel. Mais cedo, ao participar de audiência das comissões da Câmara dos Deputados que discutem a crise financeira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o preço do diesel poderia sofrer redução.

Segundo Lobão, uma comissão formada por representantes do Ministério de Minas e Energia e da Fazenda deve finalizar uma proposta em quatro ou cinco meses.

Lobão explicou que a Petrobras perdeu muito dinheiro com a elevação do preço do petróleo, sem que houvesse elevação correspondente do produto final. “A pequena elevação que houve no ano passado foi feita mais de dois anos depois da anterior. Isso demonstra o quanto a Petrobras perdeu nesse período”, disse.

A mesma comissão também estudará uma possível redução no preço da gasolina, o que Lobão considera menos provável de acontecer. “A gasolina sofreu uma maior defasagem nos seus preços e a elevação que houve foi tímida, não compensou parte substancial das perdas.”

Ontem (14), representantes de sindicatos de caminhoneiros foram discutir com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o que classificam como os principais problemas da categoria: o alto preço do óleo diesel e a dificuldade para pagar o financiamento dos veículos com a desaceleração da atividade econômica, provocada pela crise financeira internacional. De acordo os sindicalistas, o óleo diesel representa entre 40% e 50% da planilha de custos do frete.

Lobão também disse que o trabalho sobre o marco regulatório do petróleo está pronto no Ministério de Minas e Energia. “Estamos esperando a ministra Dilma Rousseff reunir a comissão interministerial para apresentar a nossa proposta”, disse.| Por: Sabrina Craide/ABr

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira