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16/04/2009 - 10:48

Aliança Navegação e Logística mostra as vantagens competitivas do serviço de cabotagem na Intermodal


Com a substituição dos navios Urca e Leblon por embarcações maiores e mais modernas, armador aumentou em cerca de 20% a capacidade de transporte

São Paulo – Custos mais baixos para longas distâncias, segurança e regularidade, com saídas semanais em dias fixos nos principais portos brasileiros, são os principais diferenciais do serviço de cabotagem da Aliança Navegação e Logística. Líder no setor, a empresa participará, de 14 a 16 de abril, em São Paulo, da 15ª Intermodal South America, considerada uma das maiores feiras de comércio exterior, logística e transporte internacional.

Além de mostrar as vantagens competitivas do serviço porta a porta, a Aliança destacará o investimento contínuo no setor. No mês passado, a empresa substituiu os navios Urca e Leblon, de 1200 TEUs, pelas embarcações Aliança Santos e Aliança Manaus, com capacidade operacional de 2500 TEUs.

“São embarcações com idade operacional de quatro anos, que terão um desempenho melhor no transporte marítimo costa a costa”, afirma Bruno Crelier, gerente de cabotagem da Aliança.

Com os dois navios de alta performance, a empresa terá uma capacidade de transporte semanal de 20 mil TEUs, aumentando em cerca de 20% a oferta ao mercado. “Além disso, que a cabotagem chega a ser entre 15% a 20% mais econômica do que o transporte rodoviário”, ressalta o executivo.

O investimento vai incrementar, ainda mais, o escopo da BR-Marítima, lançada há três anos. Trata-se do autêntico transporte porta a porta da empresa, que inclui terminais concentradores de carga e parceria com operadores rodoviários e ferroviários.

“Desde seu lançamento, temos aprimorado constantemente os serviços da BR-Marítima, nos adequando às necessidades do mercado, sempre visando otimizar o binômio regularidade e confiabilidade. Atualmente, a Aliança oferece mais de 90 escalas mensais nos principais portos do Brasil”, explica o diretor de logística e cabotagem da Aliança, José Antônio Balau.

Crescimento da Cabotagem - De acordo com o Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima (Syndarma), a cabotagem de carga em contêiner cresceu 21% em 2008. Foram movimentados, segundo dados do Datamar/Comissão Portos, 630 mil TEUs, contra 520 mil em 2007. Para 2009, a perspectiva é de queda no ritmo, mas com expansão de 10% a 15% na cabotagem.

“A cabotagem vem crescendo consistentemente na matriz de transporte brasileira. No transporte de contêineres, oferecemos 10 navios com escalas semanais regulares e dias fixos, provendo um serviço confiável ao mercado, graças aos esforços que temos empreendido no sentido de operarmos com garantias de janelas de atracação nos diversos terminais, com boa produtividade operacional e a utilização da integração dos modais”, comenta Crelier.

Segundo ele, o momento mundial exige que as empresas busquem alternativas competitivas em termos de transporte, o que chega a representar em torno de 60% dos custos logísticos nos vários segmentos industriais e de comércio. “Os mercados estão se acomodando às novas realidades. Enquanto as vendas externas caem, há um claro movimento de buscar equacionar essa dinâmica a partir de uma maior atuação no mercado interno, o que vem contribuindo muito para a cabotagem”, afirma.

Modal seguro e ambientalmente correto - A cabotagem não é apenas um transporte marítimo, mas uma solução multimodal. Atualmente, a Aliança inaugurou escalas nos portos de Imbituba e São Francisco do Sul, ambos em Santa Catarina, ligando os mercados às regiões Norte e Nordeste e também ao Mercosul. A empresa conta ainda com terminais rodoferroviários localizados em Paulínia e Jundiaí, no interior de São Paulo, o que aumenta ainda mais a competitividade do modal.

Segurança e integridade da carga é outra vantagem importante verificada na cabotagem. Nos últimos dois anos, a Aliança registrou uma única ocorrência de roubo de carga, enquanto o rodoviário, no ano de 2007, totalizou mais de 11 mil em todo o Brasil, conforme a Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC & Logística). O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo (SETCESP) indica que em 2008 foram registradas mais de 6,3 mil ocorrências.

Além disso, conforme pesquisas desenvolvidas pelo Instituto IFEU Heidelberg, o transporte marítimo oferece benefícios ao meio ambiente, como menor emissão de CO2 por Tonelada Quilômetro Útil (TKU). São 15g/TKU no marítimo contra 50g/TKU do rodoviário e 540g/TKU do aéreo. Assim como também oferece uma maior eficiência energética, consumindo 5 litros de combustível por tonelada transportada por 1.000 km contra 40 litros consumidos por tonelada por 1.000 km do rodoviário. “Isso indica que são 525 mil litros a menos para movimentar 200 contêineres de 20 toneladas por 2,5 mil quilômetros”, completa o gerente de cabotagem da Aliança.

Serviços da BR-Marítima - Porta a Porta: Sistema que associa o transporte terrestre (rodoviário e/ou ferroviário) e marítimo para coleta e entrega da carga em local definido pelo cliente. As entregas são coordenadas, com agendamento (dia/hora), de acordo com a necessidade do recebedor. O serviço permite uma melhor gestão dos recebimentos através de programação prévia. As equipes responsáveis pelo manuseio das cargas são treinadas dentro do padrão de qualidade da Aliança.

Carga fracionada: É uma extensão do transporte intermodal porta a porta. Consiste em uma ou mais coletas para um ou vários destinos diferentes. Tanto as operações de coleta quanto de entrega são conduzidas integralmente pela Aliança, através da contratação de parceiros locais especializados na distribuição fracionada. É ideal para empresas que não conseguem lotar um contêiner, mas que desejam atender clientes com pequenos volumes, mantendo custos baixos ou abrir novos mercados.

Projetos Logísticos Customizados: Soluções específicas de logística, como redesenho de processos de distribuição, gerenciamento de transportes, gestão do fluxo de informações, suporte no desenvolvimento de embalagens, assessoria fiscal e gestão da armazenagem estratégica (estoque avançado e gestão do inventário).

Cargas de Projetos: Consiste no transporte de cargas pesadas, como transformadores, bobinas, entre outros. A Aliança disponibiliza esse serviço regularmente, inclusive com disponibilidade de 4 embarcações com capacidade Roll-On Roll-Off, escalando os principais portos entre Manaus e Buenos Aires.

Perfil da Aliança Navegação e Logística - Fundada no início da década de 50, a Aliança foi consolidando sua liderança no mercado brasileiro, passando a atuar em todos os continentes. Em 1998, a empresa foi adquirida pelo Grupo Oetker, também proprietário da Hamburg Süd, empresa alemã fundada em 1871.

Com faturamento de R$ 2,4 bilhões em 2008, a Aliança Navegação e Logística tem forte atuação no segmento internacional e é líder no transporte de cabotagem. No ano passado, movimentou cerca de 518 mil TEUs. Atualmente, opera regularmente em 15 portos nacionais e possui 14 escritórios próprios no Brasil.

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