Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/04/2009 - 10:55

Impactos do projeto de reforma tributária sobre empresas e regiões serão debatidos em workshop na FEA-USP

O economista Bernard Appy, secretário extraordinário de Reformas Econômico-Fiscais do Ministério da Fazenda, participará do evento ao lado de acadêmicos, do tributarista Everardo Maciel e de especialistas do governo de São Paulo, CNI, Fiesp, Associação Comercial e CUT.

São Paulo – A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e a Fundação Instituto de Administração (FIA) promoverão dia 27, das 9h às 17h30, no auditório FEA-5, o workshop “Reforma Tributária: reflexos sobre empresas e regiões”, que discutirá a Proposta de Emenda Constitucional 233/08, do Executivo, em tramitação no Congresso.

Especialistas em questões tributárias dos governos federal e estadual, representantes de entidades sociais de diversos setores da economia, tributaristas e acadêmicos deverão debater amplamente o tema em três painéis: Impactos da Proposta da Reforma sobre a Carga Tributária; A Proposta de Reforma Tributária à luz do Desenvolvimento Regional; e A Proposta de Reforma Tributária e Competitividade. No quarto painel serão apresentadas as conclusões dos principais pontos discutidos pelos participantes.

Desenvolvimento mais justo - “O objetivo do workshop é gerar proposições que possibilitem um desenvolvimento econômico e social do Brasil mais justo”, ressalta o coordenador geral do evento, professor Almir Ferreira de Sousa, da FEA-USP, responsável pelo PROCED - Programa de Capacitação da Empresa em Desenvolvimento. Segundo Sousa, apesar de o tema da reforma tributária ter gerado vários estudos, as proposições ainda são isoladas, privilegiando as necessidades particulares de apenas alguns setores da economia e regiões do país.

A definição dos temas-chaves dos painéis foi feita por um grupo de discussão formado por representantes de diversas entidades: Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF SP); Associação Brasileira Pró-Desenvolvimento Industrial (ADIAL BRASIL); Confederação Nacional dos Trabalhadores do Setor Mineral; e Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (ABIMA).

Foi efetuada uma pesquisa com objetivo de identificar a opinião, o conhecimento e a participação de diversos dirigentes e executivos de organizações sobre a Proposta da Emenda Constitucional da Reforma Tributária, que foi aprovada pela Comissão Especial da Reforma Tributária do Congresso Nacional para ser votada pelo Legislativo. Nessa pesquisa, verificou-se que 56% dos respondentes consideram que o relatório proposto deverá sofrer modificações, 7% acham que o conteúdo deverá ser mantido e 37% não possuem opinião formada. Ainda na pesquisa, 56% responderam que a reforma proposta no relatório não proporciona melhora do desempenho de sua organização, 18% responderam que proporciona e 26% não possuem opinião formada. A realização deste workshop foi aprovada por 95% dos executivos e dirigentes entrevistados

O primeiro painel, que terá a participação do economista Bernard Appy, tratará dos Impactos da Proposta de Reforma Tributária sobre a Carga Tributária. No seguinte, A proposta de Reforma Tributária à luz do Desenvolvimento Regional, participarão o diretor do departamento jurídico da FIESP, Hélcio Honda, e o estudioso em economia regional Olimpio José de Arroxelas Galvão. O terceiro painel, Reforma Tributária e Competitividade, terá entre os palestrantes José Lopez Feijóo, dirigente da CUT, e Flávio Castello Branco, economista-chefe da CNI.

Estarão presentes à abertura do evento o senador Marconi Perillo (PSDB-GO) e o professor Carlos Roberto Azzoni, diretor da FEA-USP.

Organização e entidades apoiadoras:O evento foi organizado pelo PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração da FEA-USP; Fundação Instituto de Administração (FIA); PROCED - Programa de Capacitação da Empresa em Desenvolvimento; e Pós MBA, da FIA. Entidades apoiadoras: IDS - Instituto para o Desenvovimento Sustentável; Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF SP; ADIAL Brasil, Associação Brasileira da Indústria de Massas Alimentícias (ABIMA) e Confederação Nacional dos Trabalhadores do Setor Mineral.

Auditório FEA5, av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo (SP).

FEA-USP - A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) é uma instituição pública de ensino e pesquisa conhecida no país e no exterior pela excelência de seus cursos, pela qualidade de sua produção acadêmica e pelos inúmeros serviços prestados à comunidade. Na linha de frente das instituições que formam economistas, administradores e especialistas em contabilidade e atuária no Brasil, a FEA-USP pauta suas atividades pelos elevados padrões da Universidade de São Paulo e alia o conhecimento sobre a realidade brasileira ao referencial teórico e metodológico dos mais avançados centros de conhecimento internacionais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira