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16/04/2009 - 11:06

Pesquisa nacional indica que o trabalhador gasta em média R$ 16,26 para almoçar fora de casa

Estudo traça um panorama com o retrato do preço médio da refeição nas cinco regiões brasileiras.

São Paulo– O trabalhador brasileiro que almoça fora de casa gasta, em média, R$ 16,26 para se alimentar de acordo com os hábitos básicos nacionais: salada, o prato principal, bebida não alcoólica, sobremesa e cafezinho. O preço médio da refeição foi retratado em pesquisa encomendada pela ASSERT – Associação das Empresas de Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalhador, que reúne as operadoras do sistema de vales, tíquetes e cartões refeição. O levantamento foi realizado pela Ipsos entre janeiro e fevereiro de 2009, com amostra de 2.252 estabelecimentos conveniados ao sistema nas cinco regiões brasileiras.

O principal objetivo da ASSERT é fornecer dados para que as empresas possam avaliar o valor do benefício que concedem aos seus funcionários, de acordo com PAT –Programa de Alimentação do Trabalhador que determina refeições de qualidade aos empregados. Para Artur Almeida, presidente da associação, é importante oferecer parâmetro real e transparente sobre o valor médio da refeição: “É consenso universal de que a qualidade da alimentação é fundamental para elevar a saúde e o nível de vida dos trabalhadores. Além do acesso a alimentação de qualidade é necessária também a adoção de hábitos saudáveis que favoreçam a saúde e a disposição para a vida. Trata-se de investimento com alto índice de retorno profissional e humano”.

Para alcançar a média, os estabelecimentos foram divididos em “comercial/prato feito”, “self-service com preços fixos ou a quilo”, “executivo” e a “la carte”. A ASSERT realiza esse estudo desde 2003. A última pesquisa foi publicada em fevereiro de 2008 e refletiu levantamento realizado entre os meses de outubro de novembro de 2007. Desta vez, houve a opção por realizar o levantamento no início de 2009, em função da intensificação da crise econômica no último trimestre do ano passado. A associação considerou conveniente apurar os seus reflexos no preço de refeição apenas no início deste ano.

O estudo abrange as principais cidades onde há significativo movimento de vales, tíquetes e cartões refeição, conforme destaca a tabela elaborada de acordo com a região, em ordem alfabética.

A ASSERT esclarece que a pesquisa não tem a pretensão de estabelecer um índice econômico. O propósito é o de apenas registrar o comportamento de preços num determinado momento, como a fotografia de um período. O presidente Artur Almeida lembra, entretanto, que o IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo do IBGE utilizado pelo governo para medir a inflação foi de 5,90% em 2008. No IPCA destaca-se o grupo de alimentação fora do domicílio com alta de 11,99%. Apenas o item “refeição” no grupo alimentação fora do domicílio do IPCA acumulou aumento de 14,45%. Almeida avalia que a elevação dos preços das refeições em restaurantes e similares acompanhou basicamente o que está consolidado nos índices publicados por entidades e institutos especializados. “Mas, é importante ressaltar os esforços dos restaurantes para manter os preços em limites possíveis que não representem perda de clientela e comprometam ainda mais o seu negócio”, ressalta.

PAT – Programa de Alimentação ao Trabalhador: Instituído há 33 anos, através da Lei nº. 6.321, de 14 de abril de 1976, o PAT beneficia atualmente mais de 11 milhões de trabalhadores, quase 80% deles com rendimento entre um a cinco salários mínimos, faixa prioritária de atendimento do programa. A alimentação adequada inserida nos propósitos da segurança alimentar e nutricional é objetivo que se faz presente no PAT. As empresas que fornecem o benefício da alimentação aos seus funcionários podem optar por esse sistema, obtendo, inclusive, benefícios fiscais. O sistema de refeição convênio está presente em mais de 40 países e é amplamente utilizado como solução para acesso à alimentação adequada pelos trabalhadores nos centros urbanos.

Assert : Reúne empresas operadoras do sistema de vales, tíquetes e cartões refeição/ alimentação. De acordo com as normas do PAT as empresas fornecem dois tipos de vales/tíquetes/cartões. Os de refeição: para que o trabalhador possa alimentar-se em estabelecimentos conveniados por empresas operadoras (restaurantes e similares) e os de alimentação – destinado à aquisição de gêneros alimentícios “in natura” em redes de supermercados, mercearias, estabelecimentos conveniados etc.

Ipsos: Referência mundial em pesquisa de mercado e interpretação de dados que geram conhecimento estratégico, foi criada em 1976 na França. Presente no Brasil desde 1997 possui escritórios em 56 países e realiza pesquisas em mais de 100. Atualmente atende mais de 5 mil clientes no mundo e possui mais de 8 mil funcionários. No Brasil, com a aquisição da Alfacom, conta com quase 600 funcionários diretos, sendo a maior empresa de pesquisa ad hoc.

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