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16/04/2009 - 11:14

Mercado de brinquedos demonstra estabilidade em 2009

Mesmo com a crise mundial fabricantes e importadores se mantêm otimistas

O mercado de brinquedos e produtos infantis procura a cada ano superar expectativas e trazer novidades e melhorias. Por isso, importadores e fabricantes se preocupam em acompanhar o desenvolvimento do segmento anualmente, entender o que aconteceu no ano anterior e superar as dificuldades. O que se observa é que apesar da crise este setor se manteve estabilizado e ainda preserva projetos de investimentos, além de uma boa dose de otimismo, o aumento nas exportações de brinquedos demonstra isso, com crescimento de 12,55% em 2007 e 7,44 % em 2008.

De acordo com o Ministério de Desenvolvimento, em 2007 o mercado de brinquedos importados movimentou US$ 334.136.643,00. Em 2008 este movimento foi de US$ 419.285.817,00, um crescimento de 12,55% em relação a 2007. Esse aumento foi significativo se levarmos em conta a crise econômica que teve seu ápice em setembro de 2008. Esse otimismo também se refletiu nas principais datas de comercialização de brinquedos, o Dia das Crianças e o Natal, que tiveram um bom desempenho nas vendas no ano passado. No entanto, o que pudemos notar analisando o relatório de vendas, é que os consumidores optaram por adquirir um brinquedo de valor menor, já prevendo um no difícil quanto a crédito e manutenção do emprego.

No primeiro trimestre de 2009 a tendência de crescimento se manteve com um aumento de 7,44% nas importações de brinquedos em relação ao mesmo período de 2008. Conversamos com algumas empresas importantes do setor e a informação que obtivemos foi que muitos importadores que, normalmente fazem suas compras em dezembro, aguardaram os resultados das vendas de Natal e uma maior estabilidade no câmbio para realizarem seus planejamentos de compras para 2009. A maioria das empresas manteve suas expectativas para 2009 e realizaram suas compras em janeiro e fevereiro. Seguindo este cenário acreditamos que os números das importações devem crescer ainda mais a partir de abril quando as mercadorias chegarão ao país.

Contudo, o valor dos brinquedos consumidos sofrerá uma diminuição, visto que os consumidores estão preocupados em como o Brasil vai será afetado pela crise. Esse dado é relevante e deve ser levado em conta, visto que o custo final do brinquedo será fundamental para que os estoques circulem no comércio.

Brinquedos com certificação são mais seguros - No outro lado do mercado, os consumidores não devem procurar apenas o produto mais barato e devem se preocupar se o brinquedo possui certificação e para qual faixa etária é indicado, isso deve vir visível na embalagem, para não arriscar a segurança do presenteado. Produtos que não possuem certificação, sejam nacionais ou importados, são ilegais e o consumo destes só agrava mais ainda a crise, pois torna a competitividade de mercado desleal e afeta os fabricantes e importadores que trabalham dentro da lei, que geram empregos e pagam impostos que ajudam o país na superação da crise.

Datas comemorativas e feiras do setor - As datas comemorativas também oferecem uma oportunidade de crescimento para o mercado de brinquedos. A Páscoa e o Dia dos Namorados estão próximos e têm como foco o mercado de pelúcia e brindes. As empresas podem investir mais no marketing fora das datas comemorativas, um exemplo é anunciar seus produtos licenciados em comerciais de desenhos e programações infantis. Os importadores e fabricantes esperam um crescimento de 5% a 10% nas vendas com o aumento de brinquedos licenciados que ganham um espaço importante no mercado brasileiro.

Outro ponto forte é o circuito de feiras que começou em março e o mercado de brinquedos encontra-se otimista. A primeira feira, Gift Fair, realizada de 02 a 05 de março teve resultados satisfatórios para os fabricantes. A Abrimpex esteve na feira de brinquedos e artigos escolares "Hong Kong Toys Games Fair e Hong Kong Internacional Stationery Fair", na China este ano e encontrou muitos fabricantes brasileiros o que mostrar um mercado estável e interessado em novidades.

Exportação de Brinquedos - Infelizmente as exportações de brinquedos não seguiram o mesmo ritmo das importações em 2008 em relação a 2007, sofrendo uma queda de 4,30%. Apesar de pequena, esta redução deve servir de alerta ao Governo, porque a manutenção das exportações brasileiras é de extrema importância não só para a Balança Comercial, mas acima de tudo para continuidade dos empregos no mercado produtivo interno, já que até o final do ano passado a indústrias de brinquedos nacionais empregavam por volta de 20 mil trabalhadores (16 mil contratados e 4 mil terceirizados - fonte: Sindbrinq). Este é sem dúvida um momento importante para se repensar uma Reforma Tributária que desonere a produção nacional e que torne os produtos brasileiros mais competitivos com os importados. Lembrando que a concorrência, sem privilégios a apenas um dos setores, é fundamental para o crescimento do mercado de brinquedo, seja em diversidade ou em qualidade. | Site: www.abrimpex.org.br

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