Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/04/2009 - 11:29

"Visões da Alma"


O Espaço Arte M. Mizrahi inaugura a exposição "Visões da Alma" do artista plástico paulista Carlos Araujo reunindo 24 trabalhos entre telas, gravuras, esculturas e livros que marcam a trajetória das duas últimas décadas da carreira do artista em torno dos temas bíblicos, com texto de Enok Sacramento. Parte do conjunto das obras expostas ilustra o projeto "Bíblia Citações", lançado em 2007, com mais de 1000 ilustrações, 640 páginas e 10 quilos - obra que poderá ser vista na mostra. Abertura dia 23 de abril, com a presença do artista.

O Espaço Arte M. Mizrahi inaugura a mostra "Visões da Alma" com 24 obras do artista plástico paulista Carlos Araujo. A exposição apresenta trabalhos de uma trajetória iniciada há 20 anos, quando o artista lançou um projeto completamente inovador: A retratação de todas as passagens da Bíblia. A denominada "Bíblia - Citações" estará em exposição junto a uma série de pinturas, gravuras e esculturas em bronze. Todas elas proporcionam um contato direto com as mensagens contidas no Livro Sagrado.

Os temas bíblicos de Carlos Araujo são escolhidos com profunda e religiosa pesquisa, o que revela como a expressão pictórica do artista toma como base a Inspiração Divina. A obra constitui um relato expressivo e vigoroso das passagens mais representativas das Sagradas Escrituras e dialoga com elementos da pintura renascentista. Suas telas e gravuras são carregadas de espectros e assumem em alguns momentos, tons abstratos pela definição desvanecente das figuras humanas, elementos elaborados através da construção de espaços nebulosos, sem profundidade ou peso. Inspirando-se na técnica do "glacis", através da aplicação e superposição de uma série de camadas de cores finas, Araújo consegue um cromatismo extremamente sutil e vibrante

O pintor, desenhista, escultor e litógrafo Carlos Araújo é autodidata e cursou Engenharia na Universidade Mackenzie, em São Paulo. Passou longas temporadas em Paris e Nova York, onde manteve ateliês de pintura, participando ativamente da vida artística destes lugares. Iniciou sua dedicação aos quadros religiosos só em 1992, aos 42 anos, quando recebeu uma encomenda de uma escritora francesa para um livro que ela escreveria.

Passados quase 20 anos, o artista considera-se um "instrumento" para divulgação da mensagem de Deus, uma espiritualidade – "O objetivo maior é beneficiar o próximo através de mensagens que acrescentem ao o homem, ou que mostrem seu caminho evolutivo", diz Carlos Araujo. O trabalho anterior a esse período era inspirado em temas sociais aonde retratava as misérias e tragédias humanas.

Em 2007, Carlos Araujo finalizou e lançou no Brasil e Europa seu grande projeto "Bíblia Citações". O primeiro exemplar foi especialmente entregue a sua Santidade o Papa Bento XVI, por ocasião da visita do Pontífice ao Palácio dos Bandeirantes. Essa não foi à primeira obra do artista entregue a um Pontífice. O painel Anunciação foi enviado pelo governo brasileiro ao Papa João Paulo II, em 1980, e agora se encontra incorporado ao acervo do Museu do Vaticano. Seus trabalhos estão em inúmeras coleções particulares e em museus, como a Fondation Danielle Mitterand em Paris, o Museu de Arte Brasileira da FAAP e Museu de Arte de São Paulo - MASP, em São Paulo.

. Exposição "Visões da Alma", de 24 de abril a 03 de maio, de segunda a sábado, das 10h às 22h, domingo, das 14h às 20h, no Espaço Arte M. Mizrahi, Shopping Pátio Higienópolis [ www.espacoarte.com.br ] | Telefone: (11)3823-2828 e 3826-3957.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira