Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/04/2009 - 09:35

Anousheh Ansari: a primeira mulher turista espacial está no Brasil para participar do II Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica


Na chegada, dia 16 de abril (quinta-feira), fez questão de visitar o Cristo Redentor.

Anousheh Ansari, agora com 43 anos, foi a primeira mulher a provar que o turismo espacial veio para ficar. Depois de três homens se arriscarem ao vôo espacial, em particular, ela foi a quarta pessoa, embarcando na nave Soyuz TMA-9, da Rússia, comandada pelo cosmonauta russo Mikhail Tyurin e o engenheiro de vôo americano Michael Lopez-Alegria, da NASA, a 1 hora e 59, do horário de Brasília, de uma segunda-feira, de 18 de setembro de 2006. O lançamento foi da base de Baikonur, no Kazquistão. Ao custo de 20 milhões de dólares Anousheh chegou a Estação Espacial Internacional, no dia 20 de setembro, as 2 horas e 21 minutos do horário de Brasília. Permaneceu ali até o dia 28 de setembro, realizando inclusive alguns experimentos científicos, como colaboração e acordo firmado com a Agencia Espacial Européia. Nesse dia, as 22 horas e 13 minutos aterrisou com segurança nas estepes do Kazquistão, a 90 km ao Norte de Arkalyk. Nesse retorno, na nave Soyuz TMA-8, que se desprendeu da estação espacial, teve como companheiros, o astronauta, Jeffrey William, americano e o cosmonauta Pavel Vinogradov, russo. O resgate foi realizado por helicóptero.

Anousheh que é engenheira, co-fundadora e gerente da empresa Prodea Systems Inc, nos Estados Unidos, veio ao Brasil especialmente para participar do II Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, que será realizado de 17 a 20 de abril de 2009, no Instituto Federal Fluminense, na cidade de Campos dos Goytacazes, no Nordeste do Estado do Rio de Janeiro. Ela falará sobre o sonho de ir ao espaço e sua experiência como “participante espacial”, termo que ela prefere usar mais que “turista espacial”. Mas isso representou um importante passo no ramo do turismo, que ora se abriu no sofisticado mundo tecnológico do século 21.

Na chegada, no Rio de Janeiro, depois de almoçar em Copacabana foi visitar a estátua do Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo moderno. Acompanhada de astrônomos renomados, como a holandesa, Carolina Ödman, coordenadora Internacional do Programa Unawe, voltado para crianças de 4 a 10 anos na área de Ciência; o iraniano, Babak Trafeshi, coordenador do programa “O mundo a noite”; o americano Mike Simmons, presidente e fundador da Ong “Astrônomos sem fronteiras” e o cubano Oscar Pomares, do Ministério da Ciência e Tecnologia de Cuba. Foram ciceronados pelos brasileiros Marcelo Oliveira, coordenador do encontro e Marcomede Rangel, do Observatório Nacional. Apesar de terem encontrado algumas nuvens rodeando o monumento do Cristo, próximo do final da tarde, foi possível contemplá-lo, e alguns pontos da cidade, como o Pão de Açúcar. Anousheh ficou maravilhada com o monumento, como os outros, e chegou a dizer que a neblina criou “um certo ar de magia” naqueles momentos.

. Por: Marcomede Rangel, do Observatório Nacional, que está participando do evento a convite do Instituto Federal Fluminense. Na foto no alto do Corcovado o autor e .Anousheh .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira