Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/04/2009 - 09:40

Empresas de TI terão incentivo do Governo de Minas para qualificação

As empresas mineiras da área de Tecnologia da Informação (TI) terão um incentivo direto do Governo do Estado para buscar a qualificação dentro do Modelo de Melhoria de Processo do Software Brasileiro (MPS.BR). O projeto será implementado a partir de abril pela FUMSOFT - Sociedade Mineira de Software, por meio do Centro de Competência em MPS.BR e CMMI (CCOMP.MG), que também foi criado em 2005 com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

O MPS.BR atesta a qualidade dos processos de desenvolvimento, manutenção, engenharia e aquisição de software em uma empresa. Por isso, segundo o coordenador do CCOMP.MG, Carlos Barbieri, a qualificação significa um avanço em termos de competitividade num mercado cada vez mais exigente. “Implementamos o modelo em muitas empresas aqui do estado e elas já sentem os benefícios de terem processos bem organizados, alinhados aos padrões mundiais para a área de software”, explica.

O Governo de Minas financiará cerca de 50% do valor do projeto para as dez empresas participantes desse grupo, sendo que oito são da capital e duas do interior. A iniciativa faz parte do Projeto Estruturador de estímulo aos Arranjos Produtivos Locais (APL) de Software de Belo Horizonte e Viçosa, que investirá cerca R$ 6 milhões até 2011 em ações voltadas para o desenvolvimento do setor no estado.

De acordo com coordenador do APL de Software, Rubens Gomes Leite, a ação de Capacitação das Empresas de Software da Região Metropolitana de Belo Horizonte e Viçosa no modelo MPSBR vem ao encontro do desejo das empresas mineiras de participar do esforço desenvolvido no Brasil de exportar softwares e serviços de Tecnologia da Informação. Ele acrescentou ainda que esta é uma oportunidade de oferecer ao mercado brasileiro soluções de classe mundial e substituir, com qualidade, produtos importados.

O processo de implementação do MPS.BR tem duração média de 15 meses. Durante esse tempo, os responsáveis dentro das empresas participam de treinamentos, recebem consultorias e desenvolvem projetos de acordo com as normas do modelo, que foi criado em 2003 pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex). O processo brasileiro é formatado em sete níveis de maturidade, sendo G o inicial e A o mais avançado, e possui compatibilidade com a qualificação internacional CMMI.

Atualmente, a FUMSOFT é uma das instituições com o maior número de implementações do MPS.BR no Brasil e, por isso, Minas Gerais se destaca como referência nacional na área de qualidade de software. Já são 32 empresas certificadas e em processo de implementação do modelo. Na comparação com os outros estados brasileiros, Minas possui cerca de 20% das empresas que buscam a qualificação pelo modelo Softex.

As dez empresas que iniciarão agora o processo com incentivo do Governo do Estado fazem parte do sexto grupo sob responsabilidade da FUMSOFT. A cerimônia de lançamento do projeto será realizada no dia 22 de abril, às 9 horas, no auditório da instituição, localizado à Av. Afonso Pena, 4.000, 3º andar, bairro Cruzeiro. O evento contará com uma abertura por parte das autoridades presentes, seguida de um workshop executivo direcionado à alta administração das empresas. Informações pelo telefone 3287-9018.

FUMSOFT - A FUMSOFT é uma Instituição Científica e Tecnológica (ICT) que atua na criação, capacitação, qualificação e fomento de empreendedores e organizações produtoras de software de Minas Gerais para o sucesso no mercado global. A entidade, sem fins lucrativos, trabalha desde 1992 como representante do setor de Tecnologia da Informação (TI), oferecendo diversos programas direcionados às empresas do estado, nas áreas de Empreendedorismo, Qualidade, Trabalho Cooperado, Exportação, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Pelas atividades de disseminação da cultura da inovação, a FUMSOFT foi eleita pela Finep a instituição mais inovadora de Minas Gerais em 2008, conquistando a segunda posição na região Sudeste.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira