Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/04/2009 - 09:49

Produtores de ‘Quem Quer Ser um Milionário?’ doam 750 mil dólares para melhorar a vida de crianças da Índia

A equipe responsável pelo filme “Quem Quer ser um Milionário?”, grande vencedor do Oscar 2009, se comprometeu a doar 500 mil libras (cerca de 750 mil dólares) para a Plan, uma organização internacional de apoio à infância. A Plan trabalha com crianças há mais de 70 anos e está na Índia desde 1979, atuando em conjunto com ONGs locais.

O dinheiro será gasto em um programa de cinco anos especialmente desenvolvido para melhorar as vidas das crianças que moram nas comunidades mais pobres da cidade de Mumbai.

Christin Colson, produtor do filme, disse que espera que o dinheiro permita que milhares de jovens recebam uma educação decente e tenha acesso a um bom sistema de saúde. “Somos gratos a todos que apoiaram essa iniciativa e queremos trabalhar com a Plan para assegurar que o dinheiro seja aplicado da melhor forma possível”, afirmou.

Filmado em Mumbai, o filme colocou os holofotes sobre os apuros vividos por algumas das crianças mais pobres do mundo. O diretor de “Quem Quer Ser um Milionário?”, Danny Boyle, disse que queria que as crianças mais pobres de Mumbai se beneficiassem do enorme sucesso que ele teve com seu trabalho, premiado em todo o mundo.

“Tendo conseguido tanto a partir da hospitalidade das pessoas de Mumbai, é apenas justo que parte do sucesso do filme seja reinvestido na cidade, nas áreas onde ela é mais carente e onde (o dinheiro) possa fazer uma diferença real para algumas vidas”, disse Boyle. “Apesar das diferenças intimidantes, um trabalho extraordinário tem sido feito para ajudar essas pessoas a quebrar o ciclo de pobreza através da educação. Estamos contentes que essa iniciativa irá se somar a um trabalho em curso”, complementou

As condições de vida nas favelas de Mumbai são extremamente difíceis, com superlotação e carência de serviços básicos como água e saneamento. As crianças estão em maior risco por serem mais vulneráveis a doenças facilmente transmissíveis nessas condições. Muitas crianças têm de andar grandes distâncias para chegar até as escolas ou simplesmente não estudam – já que algumas são trabalhadoras infantis.

Esse dinheiro irá financiar projetos nas comunidades identificadas da região central de Mumbai, focando principalmente nos programas de educação e no treinamento de crianças e adultos em boas técnicas de higiene. A Plan espera atingir 2 mil famílias e 5 mil crianças.

“Cerca de um bilhão de pessoas em todo o mundo vive em favelas e há 100 mil novos moradores de favela a cada dia. O filme ‘Quem Quer Ser um Milionário’ mostrou para as platéias de todo o mundo um retrato de como é a vida para uma em cada seis pessoas desse planeta”, contou Marie Staunton, chefe-executiva da Plan do Reino Unido. “A educação é realmente a chave para quebrar o ciclo de pobreza, portanto iremos direcionar os fundos para mandar crianças para a escola, mantê-las lá e assegurar que estejam saudáveis”, declarou.

A Plan trabalha na Índia há mais de 30 anos, ajudando crianças e suas comunidades a lidar com as causas básicas da pobreza. Bhagyashri Dengle, diretor executivo da Plan Índia, disse: ”O fenomenal sucesso mundial do filme ajudou a colocar o foco de atenção sobre as necessidades de algumas das crianças mais vulneráveis da Índia – aquelas que ficaram de fora do boom econômico do país dos últimos anos”.

Além disso, com aconselhamento da Plan, fiduciários foram escolhidos para um fundo independente, criado pelos produtores do filme, para proporcionar bem-estar e educação para dois dos atores mirins do filme. O Fundo Jai Ho irá assegurar que Rubina Ali (que fez o papel de Latika quando criança) e Azharuddin Mohammed Ismail (Salim quando criança) tenham educação, condições decentes de vida e recebam apoio social extensivo para ajudá-los a lidar com a mídia. O fundo irá também reservar uma parte do dinheiro para quando eles chegarem à idade adulta.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira