Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/04/2009 - 09:52

Premiação nacional para micro e pequenas empresas acontece hoje em Brasília

Rio tem três representantes entre os finalistas.

Rio de Janeiro – O 6º Reconhecimento e Premiação Nacional às Micro e Pequenas Empresas aconteceu no dia 16 de abril (quinta-feira), no Salão Brasil do Centro de Convenções e Eventos Brasil 21 (Setor Hoteleiro Sul, Quadra 6, Conjunto A, Brasília). O evento homenageará as 129 vencedoras estaduais do MPE Brasil – Prêmio de Competitividade e revelará, a partir de disputa em nível nacional, as melhores organizações do setor no país em nove categorias. A premiação é uma realização do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Sebrae Nacional, Gerdau, Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e Petrobras.

São 129 empresas finalistas, representando nove categorias – indústria, comércio, serviços, serviços de turismo, serviços de TI, serviços de saúde, serviços de educação, agronegócios e destaque responsabilidade ambiental.

O diretor-presidente do MBC, Cláudio Gastal, destaca que a cada ano aumenta o número de inscritos nas 23 edições estaduais do MPE Brasil.

- O MPE Brasil bateu recorde de participantes na edição 2008. Foram 53 mil empresas inscritas, 70% superior a 2007. O prêmio possibilita aos empresários acesso a modelos gerenciais de última geração, que permitem a melhoria da qualidade, da produtividade e do desempenho de processos, produtos e serviços. A aplicação adequada desse tipo de conhecimento, com referências e critérios internacionalmente reconhecidos, fortalece o empresário e multiplica as possibilidades de ele se garantir no mercado – revela Gastal.

O Rio de Janeiro foi o estado com o maior crescimento de inscritos - de 2.764, em 2007, para 9.903, no ano passado. Segundo os organizadores do evento, o Rio é uma referência nacional, sendo o estado com o maior número de questionários de autoavaliação devolvidos – o que já permite um diagnóstico: cerca de 2,6 mil. Foi desenvolvida uma metodologia de avaliação das empresas padronizada nacionalmente para o prêmio.

- A reversão do atual quadro de desaceleração econômica exige que micro e pequenas empresas se consolidem como plataforma para novos negócios. Elas constituem mais de 90% das empresas nacionais e são as maiores empregadoras do Brasil – lembra Gastal, que acrescenta:

- O momento é de alerta. Dados do Sebrae-SP apontam que o faturamento das micro e pequenas empresas caiu 16,5% em janeiro de 2009 em relação ao mesmo período do ano passado.

Do Rio de Janeiro, são três os representantes entre os finalistas. No Rio, o MPE Brasil é uma parceria entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis), a Gerdau, o Sebrae-RJ e a Firjan.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira