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17/04/2009 - 10:46

Líderes da indústria, varejo e atacado reagem e anunciam cenário positivo diante da crise

Em encontro promovido pela Associação ECR Brasil, Abílio Diniz, do Grupo Pão de Açúcar, diz que o Brasil está melhor que outros países em relação à crise. Evento reuniu em São Paulo mais de cem executivos da indústria, atacado, varejo e food service para apresentar cenário bastante positivo. Entre os presentes, representantes de empresas e entidades como Pão de Açúcar, Kraft Foods, Unilever, Martins, Makro, Coop, Pernambucanas, Abad, Aberc e Abap

“O Brasil não está imune à crise econômica, mas está numa posição muito melhor que outros países”, disse Abílio Diniz, presidente do Conselho de Administração do Pão de Açúcar, no encontro de líderes promovido pela Associação ECR Brasil (www.ecrbrasil.com.br), nessa quarta-feira (15), em São Paulo. O evento reuniu mais de cem pessoas (abaixo, lista de empresas e entidades representadas) para apresentar um cenário econômico bastante positivo.

Abílio foi apenas um dos executivos presente para mostrar que a crise não afetou todos os setores da economia brasileira e que existem muitas oportunidades. Seu posicionamento foi baseado na informação de que o Pão de Açúcar pretende investir 500 milhões de reais esse ano, dado apresentado por Cláudio Galeazzi, presidente do grupo.

Hugo Bethlem, presidente pelo varejo da Associação ECR Brasil (www.ecrbrasil.com.br) e vice-presidente executivo do Grupo Pão de Açúcar, destacou a importância de controlar custos, e não simplesmente promover cortes, além de trabalhar para a melhoria contínua de toda a cadeia de abastecimento. Eduardo Severini, presidente da Associação dos Atacadistas e Distribuidores (Abad), e Rogério da Costa Vieira, presidente da Federação Nacional das Empresas de Refeições Coletivas, de Alimentação para Coletividades, Refeições de Bordo e Cozinhas Industriais (Fenerc), também apresentaram um panorama positivo dos setores em que atuam. O presidente da Abap, Associação Brasileira de Agências de Publicidade, Dalton Pastore, convidou todas as empresas presentes para participarem da campanha anti-crise “A gente anda o Brasil anda”, desenvolvida voluntariamente.

Mudança de comportamento do consumidor - Já o superintendente da associação, Claudio Czapski, ressaltou as muitas oportunidades do varejo e da indústria diante de dados positivos. Segundo divulgado pela Serasa Experian, vendas do comércio cresceram 3,9% em fevereiro, em relação ao mesmo mês do ano passado. “O consumidor não está deixando de comprar bens de consumo diário, e sim mudando a forma de fazê-lo. Esse é o momento de fidelizar os grupos mais rentáveis e conquistar os abertos a mudanças”, afirmou.

E de fato, o otimismo foi a tônica do encontro. Lúcio D’Almeida, representante da Unilever e presidente pela indústria da Associação ECR Brasil, falou sobre a importância de destacar boas notícias contra a crise. “A Unilever vê muitas oportunidades no Brasil e a previsão de 10% de crescimento para 2009 está mantida, com forte investimento em inovação e comunicação”, disse. O diretor Comercial da Kraft Foods, Vanderlei Greggio, também reforçou que a companhia não mudou seus objetivos para esse ano e continua investindo na produção e nas pessoas.

Agenda Positiva - O evento mostrou ao mercado que a crise existe, mas não afetou todos os setores. A Associação ECR Brasil, que reúne mais de 60 empresas para discutir melhores práticas de gestão, definiu os primeiros passos do trabalho da agenda positiva. As rupturas, problema que consome os lucros de varejo e indústria em todo o mundo, será tema de uma grande campanha da entidade. As empresas presentes também se comprometeram a apoiar a campanha da Abap, Associação Brasileira de Agências de Publicidade. Outro importante resultado do encontro foi a aproximação do varejo com o setor de food service para a busca de uma melhor gestão e ganho de eficiência, principalmente em logística.

Presenças no encontro:- Aliança | - Aslog | - Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro)| - Associação Brasileira de Supermercados (Abras) | - Bettanin | - Bertin HB| - Bic| - Black &Decker| - Cargill| - Casas Pernambucanas| - Electrolux| - Gateway Security | - GS1 Brasil| - Makro| - Martins| - Hersheys| - Johnson & Johnson| - LatinPanel| - L’Oreal – Nestlé \ - Nielsen| - Oetker| - Procter & Gamble| - RGIS \ - Sadia| - Sara Lee Cafés | - Sonda Supermercados| - Sony | - Wal-Mart| - 3M.

Perfil da Associação ECR Brasil (www.ecrbrasil.com.br) - A entidade sem fins lucrativos, fundada em 1997, reúne mais de 60 empresas associadas e tem como missão difundir as ferramentas de Resposta Eficiente ao Consumidor (Efficient Consumer Response, em inglês), ou simplesmente ECR, sigla pela qual é conhecida no mundo inteiro. As principais ferramentas são gerenciamento por categoria, reposição eficiente e troca eletrônica de dados.

A sigla ECR representa um movimento global, nascido nos Estados Unidos, por meio do qual integrantes de toda a cadeia de abastecimento (varejo, atacado, distribuidores, indústria, serviços e outros), independentemente de marcas, preços ou participação de mercado, trabalham em conjunto em busca de padrões comuns para a melhoria dos processos, redução de custos, aumento da eficiência e, principalmente, atender às necessidades dos consumidores.

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