Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/04/2009 - 11:11

Controle de Pragas urbanas deve ocorrer em todas as estações do ano

Com o término do verão e a redução gradativa da temperatura, fica cada vez menos frequente o aparecimento de pragas urbanas em ambientes abertos. Mas diferente do que se pode imaginar, as pragas não desaparecem e nem mesmo reduzem suas atividades nesta época. O que ocorre, na verdade, é que nas estações mais frias do ano, as pragas buscam locais seguros para se proteger das baixas temperaturas.

Escondidos, roedores e insetos continuam suas atividades alimentares e reprodutivas e, por isso, neste momento, medidas preventivas são extremamente necessárias, visto que mantém as populações das respectivas pragas sob controle, facilitando o manejo mais eficiente nas estações mais quentes.

Sendo assim é fundamental que os locais que geralmente oferecem abrigo e alimento abundante, como restaurantes, no caso de ratos e baratas, sejam vistoriados e frequentemente higienizados. “No Brasil, o comportamento dessas pragas não se altera durante o ano, diferente dos países do Hemisfério Norte, onde o ciclo reprodutivo se inicia em um ano e termina no outro”, explica Luis Fernando Macul, gerente de marketing da área de Saúde Ambiental da Bayer CropScience.

Para Macul, a preocupação com o controle de pragas urbanas deve ser constante, mesmo quando sua presença não é tão aparente. “Pode-se perceber que, em estabelecimentos comerciais, hospitais e residências em que são mantidos os programas de controle durante as estações mais frias do ano, é possível observar a diminuição das populações, evitando a presença indesejável nesses ambientes”, afirma o gerente, salientando que no dia a dia, alguns cuidados, como a eliminação de acessos e oferta de alimentos podem diminuir a presença dessas pragas urbanas.

De um modo geral, manter ralos bem fechados e afixados, eliminar trincas e rachaduras em calçadas, muros e em redes de tubulação de esgoto, não deixar tijolos, pneus, madeiras ou garrafas depositados em locais inadequados, aterrar fendas ao longo das redes e dutos de águas pluviais e manter a higiene local são algumas das medidas preventivas. No caso dos restaurantes, além de remover diariamente o lixo orgânico, é prudente limpar as lixeiras toda vez que forem observadas sujeiras ao redor delas. Vasos, enfeites e aquários colocados dentre de áreas internas também devem ser vistoriados com freqüência e manter os alimentos armazenados de forma correta também evita a atração desses animais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira