Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/04/2009 - 10:57

Apelo para o fim das armas nucleares na abertura da exposição sobre segurança humana e abolição nuclear em Oslo

Tóquio - Políticos noruegueses seniores emitiram um forte apelo para a abolição das armas nucleares na abertura de uma exposição reunindo a abolição nuclear e a segurança humana, com a participação de cerca de 120 diplomatas, acadêmicos e ativistas, realizada na Galeria da Prefeitura de Oslo em 15 de abril.

O ex-primeiro ministro Kjell Magne Bondevik e o atual ministro do Exterior Jonas Gahr Store, que presidiu a Conferência sobre Munições Cluster de 2007 em Oslo, discursaram na abertura da exposição "De uma Cultura da Violência a uma Cultura da Paz: Transformando o Espírito Humano" juntamente com a Presidente da Associação Norueguesa das Nações Unidas, Helga Hjetland.

O Sr. Bondevik enfatizou o quanto esta apresentação é oportuna e a autoridade moral de uma exposição do Japão, o único país que experimentou um bombardeio nuclear, declarando: "A não-proliferação e o desarmamento devem ser apenas alguns passos em direção de um objetivo significativo: Um mundo sem armas nucleares uma ambição que tem meu total apoio. Os visitantes desta exposição são relembrados daquela que é talvez a questão mais importante de nossos tempos. Esta questão é sobre a sobrevivência física e espiritual da humanidade".

O Sr. Store também enfatizou a importância do trabalho em prol do ambicioso objetivo da abolição das armas nucleares comentando que, como seres humanos, podemos agir para o bem ou para o mal, e podemos escolher entre a cultura da violência ou da paz.

Em uma mensagem para a abertura, o Presidente da Soka Gakkai International, Daisaku Ikeda, recomendou: "Temos que relembrar as pessoas de que estas armas -- as quais instantaneamente roubam a vida de um imenso número de pessoas e que traçam um legado de sofrimento por múltiplas gerações -- são fundamentalmente incompatíveis com a consciência da humanidade".

Mais tarde no mesmo dia, um seminário chamado "Iniciativas Nórdicas para a Abolição Nuclear" foi realizado no Instituto Nobel, com moderação de Stein Tonnesson, Diretor do Instituto Internacional de Pesquisas da Paz de Oslo (PRIO). Os palestrantes foram Steffen Kongstad, Diretor Geral do Ministério Norueguês de Relações Exteriores e Sverre Lodgaard, pesquisador sênior, membro do Instituto Norueguês de Assuntos Internacionais (NUPI). Apresentando as perspectivas especializadas tanto dos participantes do painel quanto dos membros da audiência, o seminário explorou os caminhos em direção a um mundo sem armas nucleares.

O seminário e a exposição, que estará aberta até o dia 22 de abril, foram organizados pela associação budista Soka Gakkai International (SGI), pelo PRIO e pelo NUPI. O DVD "Testemunhas de Hiroshima e Nagasaki: A Opinião das Mulheres sobre a Paz", criado pelo Comitê Feminino para a Paz da Soka Gakkai e que apresenta declarações pessoais de sobreviventes dos bombardeios atômicos, está sendo continuamente mostrado durante a exposição.

Os 36 painéis destacam as realidades das armas nucleares, as armadilhas do pensamento militarizado e as necessidades humanas que poderiam ser atendidas com o corte nos gastos com armamento. A exposição foi apresentada em 50 cidades em 12 países, incluindo os Estados Unidos, Malásia, Canadá, Sérvia e Nova Zelândia e está disponível em inglês, espanhol e chinês. Em abril de 2008, a exposição foi apresentada no Escritório das Nações Unidas em Genebra durante a segunda sessão do Comitê Preparatório do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (NPT).

Outros grupos que apóiam a exposição e o seminário na Noruega são: Não às Armas Nucleares (NTA), Médicos Noruegueses Contra as Armas Nucleares (NLA), afiliado do grupo Médicos Internacionais para a Prevenção da Guerra Nuclear, Comitê Norueguês Pugwash, Comitê Atlântico Norueguês (NAC - Norwegian Atlantic Committee) e a Associação Norueguesa das Nações Unidas.

A SGI é uma associação budista internacional com 12 milhões de membros que promove a paz, a cultura e a educação. A SGI possui um histórico de 50 anos de esforços pela abolição das armas nucleares e lançou recentemente o web site People's Decade for Nuclear Abolition. (http://www.peoplesdecade.org).| PR Newswwire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira