Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/04/2009 - 11:05

Diretora da Petrobras recebe 'Medalha Tiradentes'


A homenageada foi a engenheira Maria das Graças Foster, diretora de Gás e Energia da Petrobras.

A quatro dias das comemorações pelo Dia de Tiradentes, a Assembleia Legislativa do Rio homenageou com a medalha que leva o nome do inconfidente uma mineira que vive há 50 anos no Rio. Na noite de 17 de abril (sexta-feira), a maior comenda da Casa foi entregue à diretora de Gás e Energia da Petrobras, a engenheira Maria das Graças Foster, pelas mãos do deputado Gilberto Palmares (PT), que exaltou a competência da nova comendadora, que foi a primeira mulher a chegar a uma diretoria na empresa de petróleo. Como sua história se mistura à da Petrobras, e por se tratar de uma mulher de muito sucesso, esta pode ser encarada como uma homenagem extensiva à empresa e a seus funcionários, e também às mulheres, que devem ver em seu exemplo a possibilidade de se sobressair em meios antes dominados pelos homens?, salientou.

Emocionada, a homenageada confirmou o posicionamento do parlamentar dedicando a medalha à Petrobras. Receber uma medalha tão próximo ao Dia de Tiradentes me emociona demais porque ele foi um líder que admiro, sobretudo, porque ele teve um lado, tomou posição. E isso é muito mportante, defendeu. ?Tivemos nesses últimos anos momentos muito difíceis, mas sempre mantivemos a nossa posição, disse Foster, referindo-se à empresa. E o meu lado é o lado do meu País. É o lado da Petrobras, concluiu. Pouco antes de a medalha ser entregue, Foster já havia se emocionado com o discurso de sua neta, Priscilla, que se referiu à avó como seu maior exemplo, seu espelho. A mulher que tem três estrelas tatuadas representando seus maiores amores: a nossa nação, a família e, mais ainda, o seu trabalho?, revelou a jovem.

O presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, listou as qualidades da engenheira e disse que sua competência e dedicação serão decisivos à frente da diretoria de um segmento novo, e que passa por mudanças. Isso envolve não só a capacidade de gerenciamento como um enorme esforço de negociação. E ela é uma grande condutora em ambos, elogiou, lembrando que na próxima sexta-feira, dia 24, a empresa realizará o primeiro leilão de gás para distribuidores. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, complementou: ?Sua presença faz-se ainda mais importante em um momento em que estamos em vias de iniciar uma grande arrancada energética. Acredito e aposto na presença das mulheres no centro das decisões executivas e Graça é responsável por esta minha aposta, porque sabe ser forte, firme e exigente sem ser truculenta. É uma profissional séria e sábia.

O presidente da Comissão de Economia, Indústria e Comércio da Alerj, deputado André Corrêa (PPS), lembrou a última vinda da diretora à Casa, na época da crise do gás, em 2007. Era um momento crítico, onde todos tinham muitas dúvidas, e o que eu posso dizer é que todos os compromissos elencados naquela época se tornaram realidade. Sua competência nos trouxe para este momento, ressaltou o parlamentar, que pediu, no entanto, que a diretora voltasse mais a atenção dela para o Estado do Rio. Já que somos os maiores produtores de gás do Brasil e temos a maior frota, nada mais justo, alegou.

A engenheira Maria das Graças Foster é funcionária de carreira da Petrobras, e, antes de assumir uma cadeira na diretoria da empresa, há menos de dois anos, foi presidente da BR Distribuidora e da Petroquisa. A estatal possui um orçamento de 18,2 bilhões de dólares para investimentos na área de gás no Brasil no período de 2008 a 2012, visando a garantir o suprimento no mercado brasileiro.

Também estiveram presentes o secretário executivo de Petróleo, Gás e Biocombustível do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustível (IBP), Álvaro Teixeira, e o diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Borges Rodrigues Lima.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira