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18/04/2009 - 12:05

Uno Mille é o primeiro carro etiquetado no País

O primeiro carro brasileiro a receber a Etiqueta Veicular foi um Uno Mille, cor prata, modelo Way Economy 1.0 Flex. O veículo foi o que apresentou melhor desempenho em sua categoria. A etiqueta foi colada no vidro traseiro esquerdo do automóvel pelo presidente do Inmetro, João Jornada, na cerimônia de apresentação da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), no dia 17 de abril (sexta-feira), à tarde na sede da Fiesp, em São Paulo. A etiqueta veicular, graduada de A a E, é semelhante ao selo do Inmetro utilizado em eletrodomésticos. Ela indica o desempenho do carro em relação ao consumo de combustível, na estrada e na cidade. O selo faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE Veicular), coordenado pelo Inmetro, com parceria da Petrobras.

No evento, Jornada frisou a importância do programa de etiquetagem para o Brasil. “A iniciativa mostra que o País está na vanguarda, junto com outros que se comprometem com a questão ambiental, além de agregar confiança aos produtos brasileiros. O programa de etiquetagem é um fator de competitividade na indústria nacional e influenciará na eficiência dos veículos brasileiros, já que as normas adotadas aqui são alinhadas às existentes no exterior”, reforçou o presidente do Inmetro na cerimônia.

O PBE Veicular permite que o consumidor tenha informações antecipadas de consumo na hora de adquirir um automóvel. A etiqueta vai informar a eficiência energética dos carros, facilitando a escolha entre modelos mais econômicos e eficientes. As classificações das etiquetas poderão variar entre A a E, sendo A a mais econômica. A adesão de montadoras e importadoras ao programa é voluntária.

A certificação veicular incluiu o Brasil na lista dos países que desenvolvem programas de eficiência energética e de uso racional de combustível em veículos como Estados Unidos, Japão, Austrália, China, Canadá, Cingapura e países da União Européia. O Brasil entrou, assim, na vanguarda deste tipo de programa na América Latina.

Cinco fabricantes de veículos, que representam cerca de 50% das vendas do mercado brasileiro (Fiat, General Motors com a marca Chevrolet, Honda, Kia e Volkswagen), se inscreveram no programa. Nessa fase inicial do projeto, 31 modelos de cinco categorias (sub-compacto, compacto, médio, grande e carga) terão suas informações de consumo e eficiência energética disponíveis para a sociedade. Destes, 24 modelos de duas categorias – compacto e sub-compacto – poderão sair das fábricas etiquetados.

A adesão dos fabricantes e importadores ao programa é anualmente renovável. Ao aderir, a montadora informou os dados do consumo de combustível e da eficiência energética dos modelos no manual do proprietário do veículo e nos pontos de venda. Essas informações poderão ser consultadas na etiqueta, afixada opcionalmente pelos fabricantes nos vidros dos carros a partir de hoje. Os dados também estarão disponíveis na tabela publicada nos sítios do Inmetro (www.inmetro.gov.br) e do Conpet (www.conpet.gov.br).

O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular é uma iniciativa do Inmetro em parceria com o Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), instituído pelo Governo Federal. O Conpet é implementado pela Petrobras com o objetivo de desenvolver ações que promovam uma cultura antidesperdício e estimulem o uso racional dos combustíveis em residências, indústrias e no transporte. O Conpet já participa do Programa Brasileiro de Etiquetagem, coordenado pelo Inmetro, para fogões e aquecedores de água a gás.

O Programa também tem a participação do Ministério de Minas e Energia (MME), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo (Cetesb), do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Melo, da Petrobras (Cenpes), e da indústria automobilística; e apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e da Associação Brasileira de Empresas Importadoras de Veículos Automotivos (Abeiva).

O PBE Veicular foi lançado em novembro de 2008, no Salão do Automóvel, em São Paulo, pelo Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge. A experiência mundial mostra que programas desse tipo, voluntários ou não, induzem à fabricação de veículos mais eficientes, beneficiando o consumidor e o meio ambiente.

Além do presidente do Inmetro, estiveram presentes na cerimônia de lançamento, Alfredo Lobo, o diretor da Qualidade do Instituto; o presidente da Fiesp, Paulo Skaf; gerente executivo de Desenvolvimento Energético da área de Gás e Energia da Petrobras, Mozart Schmitt de Queiroz; o representante do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Paulo Sergio Coelho Bedran; chefe de gabinete do Ministério do Meio Ambiente, Ivo Bucaresky; diretor de desenvolvimento energético do Ministério de Minas e Energia, Hamilton Moss de Souza; diretor titular de energia do departamento de Infra-estrutura da Fiesp, Carlos Cavalcanti; da Fenabrave, Edson Luchini; da Secretaria Estadual de Transportes de São Paulo, Alberto Branco; o diretor da Abeiva, Edson Kiyohara; e o presidente da Comissão de Energia e Meio Ambiente da Anfavea, Henry Junior.

Das montadoras, estiveram presentes José Luiz Gandini e Tino Arrigoni, respectivamente presidente e vice-presidente da Kia; além de José Alli; da Fiat estiveram presentes Antonio Sergio Mello Martins, Marcelo Moraes Andrade e Ricardo Andre Martins, representando a Volkswagen estavam o diretor de Assuntos Governamentais, Antonio Megale; Fernando Camargo Barros, João Alvarez Filho e Mauricio Ercolin. Angela Grammatico foi representando a Peugeot-Citroen.

Confira a tabela de eficiência energética - Veículos Leves 2009

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