Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/04/2009 - 07:50

Upper responde à tendência para eventos sustentáveis

O mercado de eventos é altamente promissor no Brasil, movimentando algo próximo a R$ 32 bilhões por ano, segundo calcula a Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux (FBC&VB). A pesquisa realizada pela entidade também revela que são realizados em torno de 300 mil eventos por ano (800 por dia, em média), que reúnem mais de 80 milhões de participantes e empregam direta e indiretamente cerca de 727 mil pessoas.

Mas não foram somente esses números e o enorme potencial oferecido por esse segmento que animaram Patricia Tracinkas, profissional de eventos, antes responsável por eventos no Banco Santander, a criar a Upper Eventos, agência especializada na vertente corporativa. “O que nos motiva é a necessidade das empresas em encontrar uma agência criativa, atenciosa, focada em entender e a entregar um evento perfeito em seus detalhes”, justifica a diretora Patricia Tracinkas.

A grande questão é como se diferenciar nesse mercado, que conta com mais de 400 organizadoras e prestadoras de serviços, número que cresce a cada dia. “A resposta é uma só: competência”, resume Patrícia. “Enquanto cliente, eu também sentia essa necessidade e não encontrava uma agência, mesmo entre as maiores, que me atendesse por completo. E, para as empresas, isso é preocupante, pois a complexidade e o tempo que se leva para organizar um evento faz com que as empresas prefiram voltar-se para seu core business, terceirizando a atividade de eventos e focando sua equipe interna para relacionamentos e estratégias. A experiência como cliente de eventos ajudou-nos a construir a base do sucesso da Upper, já percebida por clientes como Sem Parar/Via Fácil, GE, Banco Nossa Caixa e Governo do Estado de São Paulo”, ressalta Patricia”.

No caso da Upper, além da competência da sua equipe de profissionais altamente treinados para avaliar a necessidade do cliente e organizar um evento que atenda às suas expectativas, outro diferencial importante é a atenção e resposta rápida a novas tendências. “Recentemente tem aumentado a preocupação com a sustentabilidade e a procura por eventos que estejam em consonância com as políticas de sustentabilidade e responsabilidade social das empresas”, destaca Patrícia. Segundo a executiva, para esse tipo de evento tudo é diferenciado. O buffet, por exemplo, preferencialmente deve conter alimentos orgânicos. “Avaliamos cada detalhe, inclusive como esse alimento foi cultivado, pela preocupação em não afetar a saúde do trabalhador rural. Os outros itens e toda a sua cadeia deve ser sustentável e garantir que o evento agrida o menos possível o meio ambiente”, explica. Isso inclui a forma de comunicação visual, apoiada quase que exclusivamente na tecnologia. Banners e materiais impressos dão lugar a projeções. “Cuidamos também para não cairmos na falsa sustentabilidade. Nem sempre os descartáveis são a melhor opção. Materiais resistentes e por muitas vezes reutilizados prendem o CO² por mais tempo”, destaca Patrícia.

Nesse tipo de evento outros cuidados são a coleta e o gerenciamento de resíduos, o controle de energia e a acessibilidade ao local para todos os convidados, especialmente àqueles com deficiência. “Verificamos, por exemplo, se o local escolhido possui rampas ou elevadores para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção, e até mesmo se esse local fica próximo a alguma estação de metrô para que muitos convidados possam ir sem o carro. Se não houver uma maneira mais fácil de acesso, voltamo-nos para agrupar o maior número de pessoas, a fim de reduzir o número de carros na rua, o que contribui para diminuir o trânsito e a poluição do ar”, explica Patrícia. Em um evento sustentável realizado pela Upper todas as emissões de CO² relacionadas ao transporte dos participantes e ao consumo de energia podem ser calculados. Isso determina, para a Neutralização de Carbono, a quantidade de árvores a serem plantadas, dirimindo o impacto ambiental da emissão de gases do evento.

A preocupação em disponibilizar tradutores de LIBRAS para participantes surdos também é de responsabilidade de uma empresa sustentável”, exemplifica Patrícia.

A cada evento sustentável realizado, pode ser feito um Relatório Sócio-Ambiental, com indicadores de sustentabilidade para cada medida adotada. Os clientes podem incluir esses números em seu Relatório Anual.

De acordo com a executiva, por tudo isso e pelas especializações dentro da sustentabilidade (como Energia, Responsabilidade Social, Comunicação, Governança Corporativa, Ecoeficiência, Finanças sustentáveis e Consumo responsável), os eventos sustentáveis são ainda mais complexos. A procura ainda não é grande, nem tanto pelo desconhecimento dessas informações, mas também porque muitas empresas ainda apresentam algum receio quanto à capacidade real da agência em realizar um evento que obedeça de fato ao maior número de requisitos classificados como sustentáveis. “É um nicho de mercado ainda novo, mas que tende a crescer, por isso já nos capacitamos para sairmos na frente”, conclui Patrícia.| Site: www.uppereventos.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira