Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/04/2009 - 07:55

Série Guitarrísimo traz o novo Flamenco no violão de Dani de Moron


Violonista considerado um dos melhores de sua geração apresenta repertório autoral ao Rio de Janeiro.

Assim como o tango para a Argentina e o samba para o Brasil, a identidade espanhola está intimamente ligada ao flamengo, gênero musical que reúne influências da cultura moura com a sensualidade latina. O estilo típico da Andaluzia foi reescrito com o surgimento de Paco de Lucia na década de 60 e a partir desse momento a história do violão flamenco não foi mais a mesma. Essa nova maneira de dedilhar as cordas ganhou seguidores. Um deles é Dani de Moron, considerado um dos melhores violonistas espanhóis da atualidade.

O violonista virá ao Brasil para participar da série Guitarrísimo – promovida pelo Instituto Cervantes – no segundo concerto da temporada 2009. Com um repertório autoral, o concerto no Rio de Janeiro terá única apresentação na Sala Baden Powell, no dia 24 de abril, às 19h30. Nascido em Sevilha, em 1982, Dani de Moron é uma estrela da nova geração da música espanhola. Mesmo influenciado pelo estilo notório de Paco de Lucia, Moron gosta de reforçar sua busca por um caminho artístico pessoal que o diferencie de seu mestre, em sua opinião, o maior expoente do flamenco e com quem já dividiu os palcos na turnê “Cositas Buenas”. “Paco será sempre o número um, mas não quero ser mais um dos 10 mil que o imitam”, afirma Moron.

Engajado na renovação do flamenco, o violonista traz um sopro de originalidade ao estilo. A classe e a interpretação de Moron são admiradas no mundo inteiro, principalmente pelas participações em espetáculos de balés, como o “Meridiano”, de Javier Baron, e também já foi reconhecido em prêmios, como em 1997, que recebeu da crítica especializada pela participação no disco “Ropavieja”, do cantor Arcangel.

A programação do Guitarrísimo 2009 segue em maio com a vinda ao Brasil do argentino Juan Fallu, que apresentará a fusão do flamenco com a música folclórica de seu país. Em junho, será a vez de Feliu Gasull. A música do espanhol é descrita pela imprensa internacional como o encontro do compositor Manuel de Falla com o violonista Paco de Lucia.

Instituto Cervantes do Rio de Janeiro apresenta Dani de Moron, dia 24 de Abril de 2009, às 19h30,sexta-feira, na Sala Baden Powell, Av. Nossa Senhora de Copacabana, 360, Rio de Janeiro (RJ).Entrada: R$ 6,00 (por pessoa) Meia-entrada 3,00 | Telefone.: (21) 2548- 0421. Capacidade: 500 lugares

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira