Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/04/2009 - 09:40

Prêmio Volvo de Tecnologia

Seis engenheiros do Grupo Volvo foram indicados como vencedores do Prêmio Volvo de Tecnologia 2009 por seu trabalho no desenvolvimento da primeira solução híbrida para veículos pesados com viabilidade comercial. O prêmio foi entregue por Leif Johansson, presidente e CEO da Volvo, na Assembléia Geral Anual da AB Volvo realizada recentemente na Suécia.

Engenheiros de diferentes partes do Grupo Volvo participaram no desenvolvimento do I-SAM. A cerimônia de premiaçãocontou com: a Volvo Powertrain foi representada por Anders Kroon, Volvo Technology por Jerker Lennevi, Joakim Lindström e Lars Carlhammar, Volvo Buses foi representada por Peter Jönsson e a Volvo 3P foi representada por Christer Ehn.

O Prêmio Volvo de Tecnologia deste ano reconhece o trabalho de desenvolvimento do I-SAM (Integrated Starter Alternator Motor). Esta tecnologia é uma combinação de motor de arranque, gerador e motor de propulsão diesel, formando uma solução híbrida diesel-elétrica.

Este conjunto pode reduzir o consumo de combustível em ônibus em até 30%, em até 20% em caminhões e, no melhor caso, até 50% em pás-carregadeiras. Esta redução resulta também num ganho em custos de combustível, bem como benefícios ambientais ao diminuir o total de emissões de dióxido de carbono. O motor elétrico, silencioso e livre de emissões, ainda melhora as condições ambientais na área próxima ao veículo. O I-SAM foi apresentado ao mercado em março de 2006 como o primeiro conceito híbrido paralelo para caminhões e ônibus pesados.

Tecnologia com potencial - “No futuro, o híbrido paralelo deixará de ser considerado uma solução ‘especial’. A tecnologia será encontrada em quase todo ônibus municipal e caminhão de entrega”, diz Leif Johansson, ao entregar a láurea aos seis engenheiros. “Vemos um grande potencial no desenvolvimento da tecnologia híbrida para todos os segmentos de caminhões pesados. Com sua posição de liderança ambiental e seu porte de um dos maiores fabricantes de veículos comerciais do mundo, é natural para o Grupo Volvo impulsionar o desenvolvimento das soluções de transporte do futuro”, destaca Johansson.

Stop and go - O conceito híbrido paralelo é uma excelente opção para ônibus municipais, caminhões de coleta de lixo e de entregas que têm necessidade de velocidade de deslocamento variável, com frequentes paradas e arrancadas. Quando o ônibus híbrido sai do ponto, primeiro usa o motor elétrico, uma unidade silenciosa e sem emissões. Quando o ônibus atinge uma determinada velocidade o motor diesel entra em funcionamento.

Quando o ônibus freia para o próximo ponto, a energia de frenagem é absorvida pelo motor elétrico e armazenada nas baterias para ser usada na próxima arrancada. Tudo é controlado por uma sofisticada unidade de controle, também desenvolvida por engenheiros do Grupo Volvo.

Estabelecida em 1988, esta é a 22ª edição do Prêmio Volvo de Tecnologia. O Prêmio é outorgado como reconhecimento por desenvolvimentos técnicos especialmente promissores dentro do Grupo Volvo, contribuindo para a geração do perfil tecnológico da companhia Volvo e estimulando os esforços para aprimorar o conhecimento e a perícia técnica da empresa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira