Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/04/2009 - 10:29

LG Electronics excede as expectativas para o primeiro trimestre de 2009 em meio à contração global

Empresa reporta resultados positivos no primeiro trimestre do ano com sólido desempenho em TVs LCD e Celulares.

Seul - A LG Electronics (LG), líder em eletrônicos de consumo e comunicação móvel, anunciou os resultados consolidados, não auditados, do trimestre encerrado em 31 de março de 2009. Os valores em won coreanos (KRW) foram convertidos para dólares norte-americanos (US$) ao câmbio médio de cada trimestre correspondente (Q): KRW 1.409 para US$1 (2009 1Q); KRW 1.362 para US$1 (2008 4Q, QoQ) e KRW 955 para US$ 1 (2008 1Q, YoY).

Vendas e Lucro - No primeiro trimestre de 2009, as vendas globais, as quais incluem as vendas das subsidiárias da LG no exterior, subiram 14,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando KRW 12,85 trilhões (US$ 9,12 bilhões). O lucro operacional foi de KRW 456 bilhões (USD 324 milhões) e a margem foi de 3,5%, superando a do trimestre anterior em 2,8 pontos percentuais. As vendas da matriz, na Coréia, foram de KRW 7,07 trilhões (US$ 5,02 bilhões), com lucro operacional de 437 bilhões (US$ 310 milhões). As vendas consolidadas, o que inclui as vendas das subsidiárias, subiram 10,7%, chegando a KRW 15,89 trilhões (USD 11,28 bilhões), com lucro operacional de KRW 117 bilhões (USD 83 milhões). A margem foi de 0,7%, ficando 1,5 ponto percentual acima da do ano anterior.

Desempenho por Segmento - LG Electronics: - As vendas da divisão Home Entertainment subiram 18,6%, totalizando KRW 4,30 trilhões (US$ 3,05 bilhões), gerando um lucro de KRW 14 bilhões (US$ 10 milhões), graças às vendas de TVs de tela fina - especialmente de TVs LCD - mesmo durante a baixa temporada. As exportações cresceram 40% no período, chegando a 3.538.000 unidades. A empresa espera uma demanda global maior no 2º trimestre, uma vez que é crescente a demanda por TVs de tela fina menores nos mercados emergentes, assim como também nos mercados desenvolvidos, que desejam adquirir uma segunda unidade.

- A divisão Mobile Communications reportou vendas de KRW 4,25 trilhões (USD 3,02 bilhões), o que representa um aumento de 16,8% em relação ao ano anterior; o lucro operacional foi de KRW 255 bilhões (US$ 181 milhões), com margem de 6,0%. As vendas de celulares totalizaram KRW 3,92 trilhões (US$ 2,78 bilhões), crescendo 22,6% no ano. O lucro operacional foi de KRW 263 bilhões (USD 187 milhões), com margem de 6,7%. As vendas permaneceram fortes nos modelos intermediários, como o Cookie, celular com tela totalmente sensível ao toque, e o LG-KS360, celular com teclado QWERTY que facilita a troca de mensagens, entre outros. Foram exportadas 22,6 milhões de unidades de celulares, o que representa uma queda de 7% e 12% em relação ao ano e trimestre anteriores, respectivamente, devido à sazonalidade e à contração do mercado global.

A LG tem por objetivo crescer mais de 10% no segundo trimestre ao concentrar-se em modelos mais sofisticados e ricos em recursos, como o Arena, equipado com a nova interface de usuário S-Class; o Xenon e o Neon, celulares que facilitam a troca de mensagens; o Viewty Smart, celular com câmera de 8 megapixels; e o GD900, modelo com teclado transparente.

- As vendas da divisão Home Appliance cresceram 16% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando KRW 2,21 trilhões (US$ 1,57 bilhão). O impacto da moeda resultou em um valor de vendas menor na base em dólares norte-americanos, mas maior em won coreanos. A retração dos negócios no mercado de Linha Branca reduziu o ritmo da atual recuperação no consumo de eletrodomésticos, mas a competitividade dos produtos da empresa levou a margem operacional a recuperar-se, com sucesso, subindo para KRW 102 bilhões (US$ 72 milhões). v

- A divisão Air Conditioning registrou aumento de vendas de 8,9% em relação ao ano anterior, chegando a KRW 1,27 trilhão (US$ 900 milhões), com redução nas vendas em dólares norte-americanos, mas aumento nas vendas em won coreanos. A margem operacional gerou um lucro de KRW 61 bilhões (USD 43 milhões), devido ao crescimento nas vendas de modelos mais sofisticados. A empresa prevê um crescimento em suas vendas no segundo trimestre, devido à mudança de estação.

- As vendas da divisão Business Solutions caíram 6,6% em relação ao ano anterior, totalizando KRW 1,10 trilhão (US$ 0,78 bilhão), com lucro operacional de KRW 27 bilhões (US$ 19 milhões). A diminuição na demanda devido à recessão global levou a uma queda nas vendas de monitores, TVs para o mercado corporativo e som automotivo. A empresa se concentrará em aprimorar as vendas de produtos voltados para novos canais B2B, como monitores para computador para uso em rede e TVs para o mercado corporativo Pro:centricTM Solution.

Demonstrativo Financeiro e Itens Não Operacionais da Matriz - A matriz, na Coréia - não incluindo as subsidiárias -, registrou prejuízo de KRW 144 bilhões (US$ 102 milhões) e prejuízo líquido de KRW 198 bilhões (US$ 141 milhões) resultante, principalmente, da perda de KRW 316 bilhões (US$ 224 milhões) com a taxa de câmbio e do prejuízo de KRW 211 bilhões (US$ 150 milhões), ajustado pelo método de equivalência patrimonial, das subsidiárias e afiliadas no exterior.

Direção e Perspectivas de Negócios para o 2º Trimestre de 2009 - Com o início da alta temporada para condicionadores de ar e a introdução de novos produtos em categorias consistentes de peso, a empresa espera um crescimento de vendas de mais de 10% em relação ao trimestre anterior.

LG Electronics Inc. -A LG Electronics, Inc. (KSE: 066570.KS) é líder global e provedora de tecnologia inovadora em eletrônicos de consumo, aparelhos celulares e Linha Branca, com mais de 84 mil colaboradores trabalhando em 115 operações, incluindo 84 subsidiárias. Com vendas globais de US$ 44.7 bilhões, a LG opera com cinco divisões de negócios - Home Entertainment, Mobile Communications, Home Appliance, Air Conditioning e Business Solutions. A LG é uma das líderes na produção de TVs de tela plana, produtos de áudio e vídeo, aparelhos celulares, condicionadores de ar e lavadoras. A LG assinou um contrato para ser a parceira global e tecnológica da Formula 1™. Uma parte dessa associação de alto nível é a aquisição pela LG de designações e direitos exclusivos de marketing como a empresa oficial de eletrônicos de consumo, celulares e processamento de dados desse evento esportivo global. | www.lge.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira