Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/04/2009 - 10:59

Géza Hosszu-Legocky vem ao Brasil para única apresentação e para ensinar crianças em situação de risco em Parelheiros


Um dos maiores violinistas do mundo terá suas atividades no Brasil filmadas para fazer parte de um documentário sobre sua vida.

A Temporada 2009 da série de Música Clássica de Câmara “Clássicos dos Clássicos” traz um dos maiores violinistas do mundo, o húngaro Géza Hosszu-Legocky, para apresentação única, acompanhado do pianista alemão Thomas Benke.

Apresentação do violinista Géza Hosszu-Legocky, disponível no You Tube, pelo link http://www.youtube.com/watch?v=ksP4YYt4MAI

O recital em São Paulo acontece no próximo dia 29 de abril de 2009, às 20h30, no Teatro União Cultural.

Um dos pontos altos de sua visita ao país, além da apresentação em si, é a sua ida ao bairro carente de Parelheiros, em São Paulo, para ensinar música para crianças em situação de risco, que fazem parte do Instituto Futurarts, entidade conveniada com a Futurong, organização não-governamental que atende 2.400 crianças na região Sul da cidade de São Paulo.

A visita às crianças atendidas pelo Instituto Futurarts e Futurong acontecerá no dia 28 de abril, pela manhã.

Géza Hosszu-Legocky aceitou, recentemente, ser um dos presidentes de honra do Instituto Futurarts, ao lado do contrabaixista romeno Catalin Rotaru.

Todas as apresentações da Temporada 2009 dos Clássicos dos Clássicos terá parte da renda revertida para o Instituto Futurarts e para a Futurong.

Clássicos dos Clássicos - A programação de música erudita de São Paulo está se enriquecendo em 2009 com o início de uma nova temporada dedicada à música de câmara: a série Clássicos dos Clássicos, iniciativa da Ogli, em parceria com a União Cultural Brasil Estados Unidos, com parte da renda revertida à Futurong.

A direção artística da série Clássicos dos Clássicos é de Winston Ramalho, um dos mais destacados violinistas brasileiros da atualidade, músico que foi aluno e assistente do consagrado professor e solista Tibor Varga e, atualmente, além de suas atividades como solista e camerista, foi professor visitante do Conservatoire Supérieur et Académie de Musique Tibor Varga, em Sion, na Suiça até 2007. Winston Ramalho é também um dos professores responsáveis pelo núcleo de música da Futurong.

Instituto Futurarts -O Instituto Futurarts é uma entidade sem fins lucrativos, criada com o propósito de possibilitar a realização de trabalhos sociais voltados para a cultura, que sejam focados na parte musical, como: formação de orquestras, cameratas, grupos de percussão e música popular brasileira, corais, dentre outros. E busca através da música resgatar a auto-estima e inserir socialmente jovens e adolescentes em situação de risco social, além de trabalhar a sensibilidade, a criatividade, o senso de organização e de trabalho em equipe.

Perfil da Géza Hosszu-Legocky - Elogiado por músicos e críticos como uma crescente "tour de force" na música clássica, Géza Hosszu-Legocky recebeu tantos elogios da crítica que culminaram na nomeação de dois Grammy Awards®, incluindo o "Melhor Álbum de Música Clássica 2005" e "Melhor CD de Música de Câmara 2005 "para a sua gravação da Sonata em Lá menor de R.Schumann para Violino e Piano e de outras obras com um elenco all-star incluindo Martha Argerich, Maxim Vengerov, Lilya Zilberstein, e Gabriela Montero, gravado pela EMI Classics em 2004. Em 2003, ele lançou sua primeira gravação pela EMI Classics tocando tradicional música cigana húngara com o seu ensemble "Os 5 demônios".

Conhecido por sua paixão nas interpretações de clássicos, jazz e música cigana húngara, ele fez sua primeira estréia em público aos 9 anos de idade na televisão austríaca "ORF". Desde então, ele tem realizado com a Orquestra Nacional Húngara de Budapeste turnês pela Argentina, França, Alemanha, Espanha, Japão, Itália, e os E.U.A. Como solista convidado, ele realizou concertos com as grandes orquestras e conjuntos do mundo inteiro, incluindo a Orchestre Philharmonique de Radio France com Myung-Whun Chung, NHK Orquestra em Tóquio com Charles Dutoit, e a Kremerata Baltica com Gidon Kremer.

Seus parceiros regulares de música de câmara incluem Martha Argerich, Gautier Capucon, Renaud Capucon, Nelson Freire, Ivry Gitlis, Ida Haendel, Gabriela Montero, Vadim Repin, e Giorgia Tomassi.

Ele continua a tocar regularmente em festivais por todo o mundo, incluindo Festival de Aspen (E.U.A), Beppu Festival (Japão), Festival de Buenos Aires (Argentina), Festival Ludwigsburg (Alemanha), Lugano Festival (Itália), Piano Festival Ruhr (Alemanha ), Saratoga Festival (E.U.A), Festival Taipei (Taiwan), Verbier Festival de Música (Suíça), e muitos outros. Em 1999 e 2000, ele lotou seus concertos realizados no Festival de Verbier com o prestigiado Roby Lakatos e amigos que também incluem artistas como Ida Haendel, Vadim Repin, e Sayaka shoji. Em 2003, ele foi convidado pelo Festival de Violino Cassis (França) para realizar concertos com Martha Argerich, Ruggiero Ricci, e Ivry Gitlis. No Saratoga Festival 2005, Géza em sua estréia com Martha Argerich foi ovacionado com aplausos estrondosos.

Em 2001 ele continuou se apresentando em recitais e concertos nas mais renomadas salas de concertos do mundo incluindo Salle de Pleyel (Paris), Teatro Colón (Buenos Aires), Théâtre des Champes Elysees (Paris), e no Auditorium du Louvre (Paris). 2001 foi um ano muito importante para Géza. Ele foi selecionado para participar do prestigiado Dorothy DeLay Simpósio e Master Classes na Juilliard School of Music na classe do violinista Robert McDuffie. Mediante ouvi-lo, McDuffie imediatamente o contratou para realizar no Festival Internacional de Aspen um concerto transmitido em NPR, alcançando mais de três milhões de ouvintes em todo o mundo.

Fora dos palcos, Géza fez uma aparição como um violinista cigano em 1998 no premiado filme O Violino Vermelho. Em 2001, ele e Martha Argerich foram perfilados no filme Conversas Noturnas . Este documentário foi exibido em todos os grandes festivais internacionais, incluindo o Festival de Cinema de Cannes e ganhou numerosos prêmios, incluindo o Prêmio Italia 2002 Documentário sobre "Música e Artes". Com seu ensemble , o premiado "Os 5 demônios", já se apresentou em grandes festivais da América do Sul e da Europa. Géza nasceu em 1985 e estudou na Academia de Musica de Viena. Seus professores incluem Ruggiero Ricci, Ivry Gitlis, Ida Haendel, Tibor Varga, Dora Schwarzberg, e Marina Sokorova. Ele detém uma dupla cidadania: suíça e norte-americana e atualmente reside em Lausanne, na Suíça.

Teatro União Cultural – 270 lugares, Rua Mário Amaral, 209 – CEP 04002-020 – Paraíso – Telefone: (11) 2148-2904 | Estacionamento conveniado – Rua Teixeira da Silva, 540 | Acesso para deficientes, Ar-condicionado, Café | Bilheteria informatizada, Compra de ingressos por telefone | Valor do ingresso: R$ 40,00 | Meia-entrada válida para estudantes e pessoas acima de 60 anos de idade. Site www.uniaocultural.com.br e www.futurong.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira