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29/03/2007 - 09:41

GOL adquire VRG e garante manutenção da marca VARIG


São Paulo – A GOL Linhas Aéreas Inteligentes, companhia aérea brasileira de baixo custo, baixa tarifa, acaba de anunciar ao mercado a aquisição da VRG, empresa operadora da marca VARIG. A operação alcança valor de US$ 320 milhões e prevê: o pagamento de US$ 98 milhões (representando menos de 10% do caixa da GOL); a entrega de 6,1 milhões de ações preferenciais emitidas pela GOL (representando aproximadamente 3% das ações totais da GOL); além da obrigação da companhia honrar emissão de R$ 100 milhões de debêntures feitas pela VRG.

Com a aquisição, a GOL e a VARIG formarão um grupo aéreo brasileiro com mais de 20 milhões de passageiros por ano, capaz de competir na América do Sul e em âmbito mundial com outros grandes grupos aéreos internacionais. No final de 2007, a GOL e a VARIG juntas estarão prontas a assumir a liderança do mercado doméstico brasileiro e internacional das companhias brasileiras.

O presidente da GOL, Constantino de Oliveira Jr., afirmou que a aquisição “garante a manutenção da marca VARIG e desta importante bandeira da aviação internacional, marcando a presença do Brasil no mercado global. Iremos, em médio prazo, dobrar a frota atual da companhia. Além disso, a operação permitirá um incremento na oferta de postos de trabalho na aviação nacional. Para os clientes, significa uma aviação nacional mais forte, com um leque de serviços diferenciado e consistente”.

O presidente da VRG, Guilherme Laager, disse que “a proposta que recebemos da GOL foi a melhor para o futuro da companhia. Agora, estamos aguardando a aprovação da ANAC. Estou muito feliz por ter colaborado para sanear a empresa e conduzi-la até o dia de hoje”.

A aquisição permitirá à VRG incorporar o modelo de gestão da GOL, aportando ousadia, inovação, capacidade financeira e forte redução nos custos de sua operação, tornando a empresa competitiva em curto prazo.

As empresas atuarão de forma independente. Cada uma delas se apresentará ao mercado com sua vocação natural para a prestação de serviços.

A GOL — que hoje opera com 67 aviões Boeing — se manterá como empresa líder no segmento de baixo custo e baixas tarifas.

A VARIG terá uma oferta de serviços diferenciados, com vôos diretos entre os principais centros econômicos nacionais e uma relevante malha internacional (mais de dez destinos internacionais: na Europa, Frankfurt, Londres, Madrid, Milão e Paris; na América do Norte, Miami, Nova York e Cidade do México; e na América do Sul, Buenos Aires, Santiago, Bogotá e Caracas). O programa Smiles será mantido. Uma inovação importante será o fim da primeira classe nos vôos internacionais, que terão serviços de classe econômica e executiva. “O mundo mudou e o conceito de luxo excessivo está superado, as pessoas em sua maioria querem conforto e praticidade”, diz Constantino Jr. A VARIG opera atualmente 17 aeronaves e este número será aumentado para 34 Boeing, com uma frota homogênea de 20 aeronaves 737 e 14 aviões 767, dentro de um cronograma a ser definido brevemente.

Com a operação, a GOL mais uma vez alinha-se à liderança do mercado global de empresas de baixo custo e baixa tarifa. Empresas como Ryanair (Irlanda), Virgin Blue (Austrália) e Air Ásia (Malásia) estão estruturando companhias voltadas ao mercado de longo curso ou adquirindo empresas já estabelecidas nesse mercado.

A íntegra do fato relevante divulgado ao mercado: GOL Anuncia Aquisição de VRG - São Paulo, 28 de março de 2007 – A GOL Linhas Aéreas Inteligentes (companhia aberta, C.N.P.J. n.º 06.164.253/0001-87, N.I.R.E. 35.300.314.441, Bovespa: GOLL4 e NYSE: GOL), holding controladora da GOL Transportes Aéreos SA, companhia aérea brasileira de baixo custo, baixa tarifa, em cumprimento ao disposto no parágrafo 4o do artigo 157 da Lei nº. 6.404/76 e na Instrução CVM no. 358/02, comunica a seus acionistas e ao mercado em geral que finalizou hoje o acordo com a VarigLog e Volo, acionistas da VRG Linhas Aéreas SA (“VRG”, companhia aérea que opera a marca VARIG), para a aquisição do capital total da VRG. O valor total da aquisição das ações da VRG é de aproximadamente US$ 275 milhões e consiste no pagamento de US$ 98 milhões (representando menos de 10% do caixa da GOL), e na entrega de aproximadamente 6,1 milhões de ações preferenciais emitidas pela GOL (representando aproximadamente 3% das ações totais da GOL), com restrições de alienação por até 30 meses. Com a assunção de R$ 100 milhões de debêntures emitidas pela VRG, o valor total agregado da operação é de US$ 320 milhões. A operação está sujeita à obtenção de todas as aprovações das autoridades regulatórias, incluindo o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e a GOL manterá o mercado informado a respeito das mesmas.

A aquisição da VRG será realizada pela GTI S.A, uma subsidiária da GOL Linhas Aéreas Inteligentes. As empresas manterão demonstrações financeiras separadas e serão administradas de acordo com as melhores práticas de governança corporativa e controles internos. A VRG operará com marca própria (VARIG), serviços diferenciados, incorporando o modelo de gestão de baixo custo da GOL Transportes Aéreos S.A.

A GOL e a VRG serão mantidas como empresas independentes e seus modelos de negócios terão focos bem definidos. A GOL permanecerá fiel ao seu modelo de negócios (baixo custo, baixa tarifa), com classe única de serviço no mercado doméstico brasileiro e sul-americano. Manterá seu compromisso de popularizar o transporte aéreo, fazendo das viagens aéreas com baixas tarifas uma ferramenta de inclusão social. A VARIG (marca operada pela VRG) oferecerá serviços diferenciados, com vôos diretos e o programa de milhagem (Smiles), que atualmente possui uma base de mais de 5 milhões de clientes. Em rotas internacionais de longa distância e em mercados de alto tráfego na América do Sul, a VARIG oferecerá duas classes, econômica e executiva. No mercado doméstico operará com classe única de serviços, priorizando as ligações entre os principais centros econômicos do país, tendo como principais bases de operação os aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, e Santos Dumont e Galeão, no Rio de Janeiro. As empresas explorarão sinergias que resultem em ganhos de eficiência, qualidade e competitividade. A complementaridade das malhas permitirá a alimentação e distribuição dos vôos internacionais da VARIG de forma abrangente, oferecendo aos passageiros que saem ou chegam ao país uma grande e flexível opção de horários e destinos.

A força combinada da GOL com a VARIG estabelecerá um grupo aéreo brasileiro com mais de 20 milhões de passageiros por ano, capaz de competir na América do Sul e em âmbito mundial com outros grandes grupos aéreos internacionais. A GOL e a VARIG juntas, por meio de mais eficiências geradas ao mercado e aos consumidores, estarão prontas a assumir a liderança do mercado doméstico brasileiro e internacional das companhias brasileiras. A união habilitará as companhias a aumentar a oferta de assentos com tarifas cada vez mais competitivas e estimulará o crescimento das viagens aéreas.

A aquisição realizada permitirá que as operações sob a marca VARIG sejam mantidas sob administração e controle brasileiros, focada em objetivos estratégicos com perspectivas de crescimento, de geração de empregos, mantendo as funções sociais da empresa, sua competitividade e uma bandeira forte no Brasil e exterior. A GOL acredita que há oportunidade de maximizar o poder de compra das duas subsidiárias para reduzir ainda mais os custos operacionais, aumentar a eficiência, incorporar mais inovações no mercado de transporte aéreo e repassar os benefícios da sinergia entre as empresas aos seus clientes.

Com isso, a VARIG incorporará conceitos modernos de eficiência de gestão, otimização dos ativos, uso intensivo de tecnologia, frota eficiente e econômica, práticas de gestão transparentes, inovação no mercado brasileiro de transporte aéreo e motivação da equipe, o que a tornará uma empresa eficiente, competitiva, rentável e saudável financeiramente, capaz de realizar um crescimento sustentável.

A VRG opera atualmente 17 aeronaves e este número será aumentado para 34 Boeing, com uma frota homogênea de 20 aeronaves 737 e 14 aeronaves 767. Essa frota permitirá à VARIG operar mais de dez destinos internacionais: na Europa (Frankfurt, Londres, Madrid, Milão e Paris); na América do Norte (Miami, Nova York e Cidade do México); e na América do Sul (Buenos Aires, Santiago, Bogotá e Caracas).

“A GOL pretende levar à VARIG a necessária ousadia, excelência em gestão, capacidade financeira e uma base de custos para competir com companhias aéreas sul-americanas e globais. Com a aquisição, o Brasil manterá uma importante bandeira na aviação global, haverá expansão na oferta de postos de trabalho no setor e a demanda será ainda melhor atendida.”, afirma Constantino de Oliveira Junior, Presidente da GOL. “Estamos confiantes de que após esta aquisição, a GOL vai continuar na sua missão de popularizar o transporte aéreo, e se consolidará como uma das líderes no segmento de aviação de baixo custo no mundo. Trabalharemos para que nossas empresas sejam as companhias aéreas brasileiras preferidas pelos passageiros domésticos e internacionais”.

Em resumo, a GOL oferece um futuro viável e financeiramente seguro para a VARIG por meio de uma estratégia que inclui: ¨ Manutenção da marca VARIG e a operação independente das duas companhias aéreas | ¨ Aperfeiçoamento dos serviços oferecidos sob a marca VARIG, inclusive do programa de milhagem Smiles, e oferta de vôos diretos | ¨ A expansão do serviço para novos destinos | ¨ Redução dos custos das operações sob a marca VARIG por meio do incremento de sua eficiência, alto poder de compra e custos administrativos menores | ¨ Viabilização da expansão da frota que opera a marca VARIG, por meio da adição de aeronaves mais modernas e eficientes, do acesso a financiamentos e aluguéis com taxas reduzidas e da utilização do poder de compra para negociar custos menores | ¨ Melhoria da qualidade da frota de longo percurso que opera a marca VARIG e atualização e inovação em seus serviços de longo percurso.

A VRG é a empresa formada a partir da Unidade Produtiva Isolada (UPI) da VARIG, criada no âmbito do Plano de Recuperação Judicial da VARIG, Rio Sul e Nordeste (Empresas Recuperadas) e adquirida pela VarigLog no Leilão Judicial realizado em 14.7.2006. Nos termos da Lei de Recuperação de Empresas (Lei n. 11.101/2005), a UPI foi criada e alienada inteiramente livre de passivos de qualquer natureza (civis, trabalhistas, tributários, previdenciários etc.), devendo ser cumpridas as condições estabelecidas no Edital do Leilão, como forma de garantir o pagamento dos credores e a subsistência da Empresas Recuperadas. Com a aquisição, a GOL assume integralmente a obrigação de fazer com que a VRG cumpra, em seus estritos termos, todas as obrigações previstas no Edital de Alienação Judicial, dentre as quais destacamos: (a) honrar as 2 (duas) debêntures já emitidas no valor de R$ 50.000.000,00 (cinqüenta milhões de reais) cada, com prazo de 10 anos, no total de R$ 100.000.000,00 (cem milhões de reais); (b) a contratação do Centro de Treinamento da VARIG num valor mínimo de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais); e (c) a locação de alguns imóveis da VARIG, em condições de mercado.

"As linhas internacionais serão mantidas, inclusive ampliando o número de destinos que hoje a Varig opera", disse a jornalistas, em Brasília, o presidente da Gol, Constantino Júnior.

A Varig terá vôos diretos entre os principais centros econômicos nacionais e mais de dez destinos internacionais: na Europa, Frankfurt, Londres, Madrid, Milão e Paris; na América do Norte, Miami, Nova York e Cidade do México; e na América do Sul, Buenos Aires, Santiago, Bogotá e Caracas. O programa de milhagem Smiles será mantido.

Os aviões da Varig não contarão mais com primeira classe nos vôos internacionais, que terão serviços de classe econômica e executiva, segundo a Gol.

Questionado sobre o preço pago pela Varig, que foi mais de 10 vezes o valor de venda da empresa aérea no leilão em meados de 2006, o presidente da Gol afirmou que "houve investimentos depois do leilão por parte do antigo acionista para manter a empresa em operação. Investimento de grande monta".

"Ela (a Varig) partiu de 2 aviões na época", comentou, referindo-se ao aumento da frota da companhia aérea adquirida.

Dia 28 de março, Constantino Júnior esteve reunido com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e outras autoridades, entre elas a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, uma das incentivadoras no negócio, segundo fontes, para anunciar a concretização da compra.

O negócio ainda precisa de aprovação da Anac e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Nova decolagem - Livre de dívidas relevantes e com preciosos "slots" (horários de pouso e decolagem nos aeroportos) para oferecer, a Varig continuará numa trajetória independente e agora com capital para competir nos mercados nacional e internacional, avaliaram analistas.

A Gol, por sua vez, adquiriu um ativo que já cobiçava, mas que por conta de insegurança do ponto de vista trabalhista temia assumir. O preço acertado, considerado alto em relação ao valor pago pela Varig em leilão no ano passado, levou em conta o novo perfil da empresa e as perspectivas de crescimento, segundo Sampaio, da Multiplan.

"O Matlin Patterson (fundo estrangeiro que tinha participação na Varig) é uma empresa abutre, especialista em comprar empresas com dificuldades e sanear, e conseguiu fazer isso com a Varig. Fez um bom trabalho de limpeza que proporcionou agora a venda para a Gol", avaliou.

As ações da Gol e da antiga Varig, que tem participação na empresa alienada, subiram com rumores sobre a venda desde o início do pregão na Bolsa de Valores de São Paulo na quarta-feira.

Os papéis da Gol encerraram o dia em alta de 4,17 por cento e os da Varig com valorização de 10,28 por cento, enquanto os da rival TAM caíram 2,18 por cento. O índice Bovespa recuou 1,6 por cento.

"Para o acionista da Gol não faz muita diferença, porque as empresas ficarão separadas, mas ele passa a fazer parte de um grupo que será o maior operador doméstico e terá presença forte na área internacional", afirmou o consultor da Multiplan.

Já o analista Luis de León, do Banif Investment Banking, baseado no México, disse que um fato importante é o fechamento da porta do Brasil para a LAN Chile, que pretendia adquirir uma fatia da Varig e para isso havia antecipado 17 milhões de dólares à empresa brasileira.

"Foi um movimento muito inteligente por parte da Gol, mas agora tudo o que vier de crescimento internacional virá pela Varig, não diretamente pela Gol", observou.

Perfil da GOL Linhas Aéreas Inteligentes - A GOL Linhas Aéreas Inteligentes, primeira empresa brasileira regular a operar no conceito baixo custo, baixa tarifa, iniciou as operações em 15 de janeiro de 2001 com o objetivo de proporcionar vôos com preços acessíveis para uma parcela maior da população brasileira. Com uma estrutura de custos enxuta, baseada em três pilares que privilegiam alta tecnologia, padronização da frota e motivação da equipe, a GOL consegue oferecer preços mais baratos que as empresas tradicionais.

Quando seu primeiro vôo decolou, a Companhia contava com seis aeronaves. Hoje opera com 66. aviões Boeing 737 em 630 vôos diários para 56 destinos, sendo oito no exterior (América do Sul). A companhia já transportou cerca de 60 milhões de passageiros, sendo que 10% deles viajavam de avião pela primeira vez. As cidades atendidas pela empresa são: São Paulo – aeroportos de Congonhas e Guarulhos (Cumbica) –, Campinas, Ribeirão Preto e Rio Preto (SP); Rio de Janeiro (RJ) – aeroportos do Galeão e Santos Dumont; Belo Horizonte – aeroportos de Pampulha e Confins — e Uberlândia (MG); Vitória (ES); Porto Alegre e Caxias do Sul (RS); Florianópolis, Navegantes, Chapecó e Joinville (SC); Brasília (DF); Campo Grande (MS); Cuiabá (MT); Ilhéus, Salvador e Porto Seguro (BA); Recife e Petrolina (PE); Fortaleza e Juazeiro do Norte (CE); Belém e Santarém (PA); Manaus (AM); Curitiba, Maringá, Foz do Iguaçu e Londrina (PR); Goiânia (GO); Macapá (AP); Natal (RN); Maceió (AL); Palmas (TO); São Luís e Imperatriz (MA); Rio Branco (AC); Porto Velho (RO); Teresina (PI); Aracaju (SE); João Pessoa e Campina Grande (PB); Boa Vista (RR); Buenos Aires, Córdoba e Rosário (AR); Santa Cruz de la Sierra (BO); Santiago (CL); Montevidéu (UY); Assunção (PY); Lima (PE).

Para mais informações, tabela de vôos e tarifas, acesse o site www.voegol.com.br ou ligue para: 0300-789-2121 no Brasil, 0810-266-3131 na Argentina, 800-1001-21 na Bolívia, 0004 055 127 no Uruguai, 1 888 0042 0090 (Telefônica) e 1230 020 9104 (Intel) no Chile, 009 800 55 1 0007 no Paraguai, 0800 52 900 no Peru e 55 11 2125-3200 em outros países.| Parte da reportagem de Denise Luna e Ricardo Amaral (Brasília)/Reuters.

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