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24/04/2009 - 10:13

ICI aumenta desempenho da rede em 20% e calcula economia mensal de R$ 30 mil

Com apenas R$ 10 mil de investimento mensal na locação de sistema para monitoramento de redes, empresa paranaense otimizou a utilização de seus links e ganhou mais segurança.

Otimizar a gestão e de sua rede para oferecer mais qualidade de serviço aos seus clientes. Esta era a principal necessidade do Instituto Curitiba de Informática (ICI) – empresa paranaense que se tornou referência no desenvolvimento de soluções para gestão governamental. “Nosso modelo de negócio requer a melhor qualidade possível de serviços, pois 90% dos aplicativos e sistemas de missão crítica dependem de nossa rede”, explica Renato Almeida Rodrigues, diretor técnico do ICI.

O Instituto, que tem entre seus clientes a Prefeitura Municipal de Curitiba, conta com 250 servidores e atende a mais de 15 mil usuários, em 560 sites interligados. A rede é composta por 500 links de comunicação via par metálico (de 128Kbps a 2Mbps), 18 links de rádio, 56 links de fibra ótica; três links ATM (34Mbps e 80 Mbps) e link IP para acesso à Internet.

Com o objetivo de monitorar a utilização dos serviços de backbone, o ICI adotou o rootNet, uma ferramenta de gerenciamento de tráfego em redes de comunicação, desenvolvida pela Oxxys (www.oxxys.com.br) – companhia nacional especializada em segurança de redes e sistemas de gestão de tráfego.

Com apenas R$ 10 mil de investimento mensal, sob contrato de locação, o Instituto utiliza 10 licenças do rootNet em pontos concentradores estratégicos da rede corporativa, onde são monitorados todos os links de pares metálicos, rádio, fibra ótica, ATM e saída de internet.

A solução foi instalada nos pontos considerados estratégicos para o monitoramento de todos os pacotes que passam na rede do Instituto. E, por conta do elevado número de pontos de acesso – somado à ampla carteira de parceiros integrados – a prioridade foi a análise da performance de conexões e links.

Segundo Rodrigues, os dados coletados pelo rootNet permitiram analisar o comportamento da rede do ICI para verificar sobrecargas, possíveis ataques e os respectivos responsáveis. “O rootNet nos permitiu ter indicadores e métricas para melhorarmos a gestão da rede do Instituto”, lembra.

Outro ponto em que a ferramenta da Oxxys teve papel importante na gestão da rede do ICI foi com relação à segurança. Isso porque o rootNet permite a completa visualização dos links de dados e de toda a rede local, oferecendo facilidade no detalhamento de serviços e na gestão preventiva do tráfego.

Assim, onde havia reclamações sobre lentidão e baixa performance, o rootNet identificou que o link utilizado já era suficiente para atender às necessidades do Instituto. Porém, havia excesso de tráfego originado por vírus residentes, acessos indevidos à Internet, utilização de MSN e rádios on-line, entre outros recursos que consomem banda.

A partir desta verificação, o ICI pode adotar novas ações preventivas, incluindo o cadastro de páginas impróprias e a aquisição de uma ferramenta antivírus com gestão centralizada, minimizando tempo e custo de execução nos momentos de ataque de vírus à rede.

Os usuários foram conscientizados quanto à utilização indevida da rede, especialmente com relação aos acessos indevidos à Internet e compartilhamentos desnecessários de arquivos – que geram queda de desempenho e comprometem a segurança.

E o interesse dos próprios colaboradores com relação à segurança da informação gerou uma espécie de cartilha do ICI, disponibilizada na intranet e na Internet, com informações sobre prevenção, riscos e cuidados de navegação e utilização.

Ao analisar os resultados obtidos em apenas um dos pontos de coleta de dados, o ICI percebeu que, por dia, o tráfego foi reduzido de 450 GB para 125 GB. Ou seja, um desempenho 20% superior ao tráfego anterior, sem qualquer investimento na ampliação de links. De acordo com Rodrigues, a análise destes resultados demonstra uma economia de, aproximadamente, R$ 30 mil por mês.

Oxxys -Fundada em 1992, a Oxxys tem como missão implementar soluções de melhor relação custo/benefício com base no entendimento dos desafios de seus clientes. Com vários engenheiros do ITA em seu corpo técnico, a companhia está sediada em São Paulo e mantém escritório no Rio de Janeiro.

Entre os clientes da Oxxys destacam-se companhias como Amil, AON Affinity do Brasil, BuscaPé, Camargo Corrêa, CBA - Companhia Brasileira de Alumínio, CPFL Energia, Editora Abril, Hamburg Süd, ICI, L’Oréal, McCann Erickson, MetLife, Nextel, Nielsen, Novelis, Odebrecht, Pão de Açúcar, Petroquímica União, Pirelli, Rhodia Brasil, Rhodia-Ster (Grupo Mossi & Ghisolfi), Shop Tour, TVA, Tyco Electronics, Vésper, Votorantim, Unilever, Unipar e Whirlpool, entre outras.

ICI - O Instituto Curitiba de Informática (ICI), empresa paranaense com atuação em todo o território nacional, é referência no desenvolvimento de soluções completas para a gestão governamental. Desde sua fundação, em 1998, é considerado um centro de excelência na integração de softwares, aliando determinação, competência e alta tecnologia.

Com diversos projetos implantados em diversas áreas e segmentos da gestão pública, o ICI possui know-how para atender a demandas pontuais ou soluções corporativas que envolvam hardware, software e conectividade.

Com grande experiência em Governo Eletrônico, o ICI vem revolucionando o setor nacional de serviços em informática, com soluções que proporcionam inteligência e segurança no gerenciamento de dados Atuando também no setor privado, o ICI disponibiliza soluções tecnológicas para empresas que buscam modernização e suporte para a tomada de decisões, nas mais diversas áreas de atuação.

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