Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/04/2009 - 10:17

Tercnoworld Equipa centros comunitários de internet do Rio de Janeiro

A empresa forneceu mais de 1200 thin clients para os 78 centros de internet comunitária do Estado do Rio

São Paulo, 23 de Abril de 2009 – O Proderj (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Rio de Janeiro) adotou plataforma thin computing nos 78 Centros de Internet Comunitária do Estado do Rio de Janeiro. A empresa responsável pelo fornecimento dos 1.200 thin clients para o Proderj foi a Tecnoworld, companhia brasileira fornecedora de produtos de alta tecnologia que detém aproximadamente 72% da base instalada de thin clients do país.

Os Centros de Internet Comunitária foram desenvolvidos pelo Proderj e oferecem à população, acesso gratuito à internet e serviços de treinamento, capacitação e diversos serviços da rede governo, que visam à inclusão digital. A infra-estrutura desses centros é um laboratório composto por cerca de 10 terminais thin clients, um servidor e impressoras. Os terminais foram adquiridos por meio da revenda Allen Serviços e Comércio de Produtos de Informática Ltda, e o modelo adotado pelo Proderj foi o WinNet da Tecnoworld, com sistema operacional Livre-RJ3 desenvolvido internamente pelo próprio Centro de Tecnologia do Rio.

O projeto de implantação dos terminais thin clients da Tecnoworld aconteceu em duas etapas. Uma delas para atender os Centros Comunitários e, num segundo projeto, para substituir terminais IBM por terminais finos.

“Essa iniciativa do Governo do Estado é fundamental para promover a democratização no acesso à informação. Os Centros Comunitários permitem que as comunidades mais carentes da população consigam fazer cursos, preparar e enviar currículos, fazer pesquisas, enfim, tenham capacitação técnica básica de internet para prepará-las para o mercado de trabalho”, afirma Marcos Aurélio Medeiros Xavier de Souza, diretor de Suporte e Tecnologia do Proderj.

“Optamos pelos terminais magros por uma questão de economia no custeio e de tempo com a redução da manutenção das máquinas. Os desktops tradicionais costumam dar mais problemas porque possuem várias peças móveis. Os terminais magros possuem tempo de vida útil quase três vezes maior que um desktop e sua manutenção é bem menos freqüente”, explica o diretor.

De acordo com o diretor do Proderj, o suporte técnico e manutenção das máquinas são feitos de forma remota. “Com isso, constatamos sensível redução de custos, pois os nossos técnicos não precisam mais se deslocar até os Centros Comunitários que ficam espalhados pelo Estado. Itaperuna, por exemplo, quase na divisa com o Espírito Santo, fica a mais de 300 quilômetros de distância da sede do Proderj”.

Além da economia de custos, o diretor comenta sobre o ganho de produtividade de seus técnicos que fazem tarefas simples como atualizações de aplicativos e sistemas, tudo remotamente. “Se não usássemos uma plataforma centralizada em servidores e com terminais thin clients, teríamos que fazer essas atualizações manualmente, máquina a máquina”.

A população do Estado do Rio tem respondido de forma bastante satisfatória. Segundo Marcos Aurelio, até o final de 2008, já foram feitos mais de 2 milhões de acessos em todo o Estado. Dentre os vários serviços disponibilizados, destacam-se os de verificação de 2ª via de contas, inscrição online em concursos públicos, impressão e envio de currículos, treinamentos de alfabetização digital, criação de e-mails, dentre outros.

Perfil da Tecnoworld - Fundada em 1994, a Tecnoworld Comércio Importação e Exportação Ltda é uma empresa totalmente brasileira fornecedora de produtos de alta tecnologia, nas linhas de terminais thin clients, notebooks e placas motherboards. Além disso, a empresa também fornece soluções em regime ODM (Original Design Manufacturer) para os mercados de Automação Comercial/Bancário e Consumer Electronics, disponibilizando equipamentos como: digital set top box, car audio, entre outros. | Site: www.tecnoworld.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira