Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/04/2009 - 10:28

Accor Services promove ações simultâneas de desenvolvimento sustentável

Iniciativa beneficiará mais de duas mil pessoas em 26 cidades diferentes do país.

No dia 25 de abril, a Accor Services, que compreende as empresas Ticket, Ticket Seg, Accentiv’ e Build Up, realiza um dia de ações voluntárias em todo o País. Trata-se da sexta edição do Dia Accor por um Mundo Melhor, que envolve mais de 1.500 colaboradores da empresa no Brasil, de todos os níveis hierárquicos. Ao todo, serão beneficiadas diretamente mais de duas mil pessoas de 26 cidades em dezenas de atividades simultâneas.

Desde 2007, o Dia Accor por um Mundo Melhor é contribuição brasileira para o Earth Guest day, parte do programa mundial de sustentabilidade do Grupo, o Earth Guest. Neste dia, os seus colaboradores dedicam seu tempo ao voluntariado, na maioria dos 100 países onde o Grupo atua. As atividades desenvolvidas são divididas em duas grandes frentes de atuação: EGO, focadas na proteção da infância, no desenvolvimento local, na promoção de uma alimentação equilibrada e na luta contra epidemias; e ECO - voltadas para o controle de energia, redução do consumo da água, a gestão de resíduos e a proteção da biodiversidade.

Este ano, o tema principal da mobilização será a “Água”. Para conscientizar a população da importância de sua utilização de forma sustentável, estão programadas diversas atividades educativas. Entre elas, um passeio pelo rio Tietê, organizado em parceria com a Ong Navega São Paulo. Ao longo do trajeto, de 7km, os presentes serão instruídos sobre a necessidade de preservação e resgate do rio, redução da poluição dos mananciais, córregos e rios da região metropolitana de São Paulo. Também acontecerão atividades lúdicas com as crianças da Creche Sonho de Criança sobre a importância da água, com o apoio dos Voluntários do Instituto Accor.

Ainda dentro do eixo ECO estão previstas atividades lúdicas de conscientização das crianças, palestras sobre como utilizar melhor os recursos hídricos, limpeza de caixas d’água, consertos de vazamentos e instalação de redutores de água, limpeza de riachos, trilhas ecológicas, plantio de árvores e atividades de conscientização sobre o lixo. “A água é um dos bens mais preciosos de que temos conhecimento e é indispensável à vida humana. Nosso objetivo nesse dia é refletir, orientar e buscar soluções para a poluição, desperdício e escassez de água no mundo todo. Temos de ter consciência do risco real de escassez, caso o consumo indiscriminado e predatório não for combatido”, explica Eliane Aere, Diretora Vice-Presidente do Instituto Accor.

Além disso, ainda no sábado, os colaboradores da Accor Services contribuirão com instituições, como creches, orfanatos, centros de educação infantil e asilos, ajudando a inserir socialmente essas comunidades. Durante todo o dia acontecerão palestras sobre alimentação saudável e preservação dos alimentos, oficinas de artesanato e jardinagem, obras de reforma em entidades assistidas e doações de alimentos, materiais de construção, entre outras atividades.

Para Carla Beira, Diretora Executiva do Instituto Accor, “o auxílio pontual às comunidades nesse dia é muito importante, mas o ganho principal com essa iniciativa é a sensibilização provocada nas pessoas, que produz a mudança de atitude e contribui para a conscientização da necessidade de fazer a sua parte, de compartilhar ideais de um mundo mais justo e saudável”.

Accor Services – uma empresa preocupada com a sustentabilidade - Desde 2003, a Ticket desenvolve seus projetos e campanhas sociais por meio do Instituto Accor, responsável pela organização e coordenação do Earth Guest day no Brasil.

No entanto, as ações de responsabilidade socioambiental não se restringem apenas ao Dia Accor por um Mundo Melhor. Ao longo de todo o ano, a empresa também promove programas de incentivo à cultura, arrecadação de roupas e alimentos, atividades em prol da sustentabilidade e do consumo racional de água e papel, entre outros. Dentre os vários projetos realizados no decorrer do ano, merecem destaque:

Semana Ticket é Cultura - A Semana Ticket é Cultura, promovida pela Ticket nos últimos dois anos, proporcionou, apenas em 2008, o acesso à cultura para cerca de 54 mil pessoas, superando as expectativas da companhia em 145%. No ano passado, além da entrada gratuita em museus e da mostra de cinema nacional, foram incorporados ao projeto espetáculos teatrais infantis, apresentações circenses e shows musicais. O período do evento também foi estendido, de cinco para nove dias, e os locais de atividades passaram de 24 para 35 pontos. E a edição 2009 já está garantida e acontece em novembro, com muitas novidades.

Arrecadação de mantimentos no Conarh - Em parceria com a ONG Banco de Alimentos e com o apoio da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), a Ticket realiza todos os anos, durante o Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (Conarh), campanha de arrecadação de mantimentos que tem como objetivo conscientizar os presentes sobre a necessidade de combater o desperdício e minimizar os efeitos da fome. Os alimentos arrecadados durante o evento serão doados à ONG Banco de Alimentos, que desde 1999 fornece alimentos para comunidades e instituições carentes.

Dia das Crianças Solidário - Desde 2001, a Campanha “Dia das Crianças Solidário” visa beneficiar crianças por meio da realização de festas ou passeios para lugares especiais com a participação dos colaboradores voluntários e seus familiares. No último ano, atendendo o pedido dos colaboradores, foi criada a campanha “Dia das Crianças Especial”, que incluiu os idosos na comemoração.

Seja o Papai Noel de uma Criança ou um Idoso: Os líderes sociais, que são colaboradores eleitos pelo Instituto Accor, são mobilizados para a doação de brinquedos, roupas e sapatos para crianças e jovens de 0 a 14 anos.

Campanha do Agasalho: Na Ticket, é realizado há dois anos, em São Paulo, uma competição entre as áreas da unidade de negócios com o objetivo de arrecadar alimentos, brinquedos, cobertores, agasalhos, etc. Em 2007, mais de três mil pessoas foram beneficiadas com a distribuição de alimentos, agasalhos, cobertores e brinquedos.

Sonho de Criança: O Centro de Educação Infantil “Sonho de Criança” - construído com doações da Accor e de seus colaboradores e parceiros – comemora cinco anos de existência em 2009 e levou educação, lazer, saúde e alimentação para centenas de crianças carentes da comunidade do Parque do Gato, em São Paulo. Desde 2006, parte dos pais dessas crianças iniciaram aulas de alfabetização, ensino fundamental e cursos profissionalizantes.

McDia Feliz: A Ticket participa do McDia Feliz, campanha anual de combate ao câncer infanto-juvenil, com a doação de 920 mil vouchers no valor de um Big Mac. Eles são vendidos antecipadamente por 61 instituições de 20 estados do País.

Futura Mamãe Accor - A Ticket mantém o programa Futura Mamãe Accor, que auxilia todas as colaboradoras no período da gravidez por meio de livros explicativos, visitas ao nutricionista da empresa, além de presentes para a mamãe e para o bebê. Outras iniciativas destacadas são as campanhas de prevenção contra as doenças que mais preocupam as mulheres e a oferta de check-up continuado para todas as colaboradoras.

ReciclAccor - Desde 2001, o ReciclAccor conscientiza e mobiliza os colaboradores sobre a importância da reciclagem e do reaproveitamento dos recursos naturais esgotáveis. Toda renda obtida é investida em projetos sociais internos.

Jovem Cidadão - Trata-se de um programa do Governo do Estado de São Paulo que, por meio da parceria com a Accor, promove a inserção social de jovens entre 14 e 18 anos no mercado de trabalho. Desde 2001, a Ticket implementou tal programa, no qual participam, em média, 60 jovens por ano.

Jovem Aprendiz - Pessoas de 14 a 24 anos, com o ensino fundamental e médio em curso ou concluído, estão sendo contratados pela Ticket por dois anos. Durante o período, os jovens também realizam cursos de aprendizagem no SENAC.

Inclusão de Pessoas com Deficiências - A inclusão de pessoas com deficiências na Accor é composta de várias etapas: a acessibilidade nas unidades, mapeamento dos cargos versus os tipos de deficiência, treinamento e sensibilização da equipe do RH, gestores e colaboradores e o acompanhamento da adaptação dos deficientes na empresa.

Accor Services - Presente em mais de 40 países com produtos que auxiliam as empresas na administração das áreas de recursos humanos, gerenciamento de despesas, logística entre outros, a Accor Services possui 450 mil empresas-clientes e 30 milhões de usuários atendidos por uma rede de mais de 1 milhão de estabelecimento credenciado em todo o mundo.

No Brasil, a Accor Services é formada pelas empresas: Accentiv’, agência integradora de soluções de marketing de relacionamento presente em 29 países e líder do segmento na Europa; Build UP, especializada em serviços para a área de Recursos Humanos que oferece um moderno e eficiente gerenciamento de todas as etapas da administração pessoal; Ticket, pioneira e líder no segmento de refeição e alimentação-convênio; e Ticket Seg, consultoria de benefícios com foco no mercado de saúde, odontológico, vida em grupo e previdência.

A Accor Services trabalha para melhorar a produtividade das organizações, oferecendo benefícios aos funcionários das empresas-clientes e contribuindo para o desempenho dos negócios e a retenção de talentos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira